Fotografo: Alan Oliveira/G1
...
Praça Visconde de Cayru, onde fica o Mercado Modelo, em Salvador

 
Um turista de 66 anos ficou ferido após levar uma queda depois de ser empurrado por um assaltante durante o roubo de um cordão cordão dele, em Salvador, na quarta-feira (19).
 
O caso ocorreu na praça Visconde de Cayru, nas proximidades do Mercado Modelo e do Elevador Lacerda, dois dos principais pontos turísticos da capital baiana.
 
Agentes da 16ª Companhia Independente da Polícia Militar foram acionados por populares para atender a ocorrência.
 
No local, segundo a PM, os policiais encontraram o turista ferido. A vítima não teve nome e idade divulgados.
 
Os policiais acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que prestou atendimento a vítima.
 
Ainda conforme a PM, a guarnição realizou rondas na região para localizar e prender o suspeito, mas ele não foi encontrado.
 
O G1 não conseguiu contato com a Delegacia do Turista (Deltur), na manhã desta quinta (20), para saber se houve registro do caso.
 
A assessoria de comunicação da Polícia Civil informou, por meio de nota, que até o momento não há registro do caso. Disse que, assim que for registrado, a unidade correspondente realizará as investigações para identificar e prender o autor do crime.
 
Outros casos
 
Outros casos de crimes contra turistas em Salvador foram registrados nos últimos dias.
 
Um turista colombiano teve U$ 400 furtados de dentro da mala, no hostel que estava hospedado no Pelourinho, na região do Centro Histórico, no domingo (16). Além dele, um argentino foi assaltado e teve uma corrente de ouro levada por três suspeitos no mesmo local e no mesmo dia.
 
Já no sábado (15), outro colombiano foi esfaqueado durante um assalto, após assistir uma partida da Copa América na Arena Fonte Nova.
 
Ele prestou depoimento à polícia na Delegacia de Apoio ao Turista (Deptur), na segunda-feira (17).
 
De acordo com a delegada Marita Souza, Ivan Deniam estava junto com um amigo, que não teve a identidade divulgada, caminhando e usando um aparelho de GPS, quando dois homens chegaram e anunciaram o assalto, na Rua da independência, por volta das 23h.
 
Ainda segundo a delegada, após o anúncio de assalto, Ivan reagiu e entrou em luta corporal com os assaltantes, quando foi esfaqueado nas costas. Os homens conseguiram levar o passaporte e a uma máquina fotográfica do turista. O amigo de Ivan não teve nada roubado.