Fundada aos 14 de abril de 2006 pelo Jornalista Eraldo de Freitas - E-mails: redacao@sbcbrasil.com.br

Cidadão Repórter

(65)9966-5664
Várzea Grande(DF), Terça-Feira, 20 de Abril de 2021 - 20:55
05/04/2021 as 10:41:22 | Por Da Assessoria | 1847
Sorriso vacina bombeiros, policiais e PRFs contra a covid
O sábado (3) foi diferente para as forças de salvamento e de segurança que atuam em Sorriso
Fotografo: Assessoria
Sorriso vacina bombeiros, policiais e PRFs

O sábado (3) foi diferente para as forças de salvamento e de segurança que atuam em Sorriso (420 km ao norte de Cuiabá). Acostumados a atender ocorrências urgentes com sirenes alertando sobre o imediatismo da situação, policiais e bombeiros militares, policiais civis, policiais rodoviários federais, integrantes do Ciopaer e guardas de trânsito, reduziram o ritmo, para receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19.
 
Em um trabalho conjunto realizado por várias equipes da Secretaria de Saúde e Saneamento, 88 homens e mulheres das forças de salvamento e segurança foram imunizados. “Com certeza, nossa equipe reverterá esse gesto com a continuidade do empenho no desenvolvimento do nosso trabalho diante da pandemia" , afirma o tenente-coronel da PM, Jorge Almeida, ao agradecer o prefeito Ari Lafin, o secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro e a equipe responsável pela aplicação das vacinas.
 
Para o gestor da Semsas, Luís Fábio Marchioro, essa ação contemplou um público que também atua na linha de frente ao enfrentamento da pandemia. “Desde o início entendíamos que bombeiros, policiais e agentes de trânsito deveriam ser imunizados. Sabemos que eles atuam diretamente no atendimento à pacientes, entram em hospitais, atuam no combate às festas clandestinas, mas dependíamos da autorização do Governo Federal”, explica. “Com a Nota Técnica 297/2021, emitida pelo Ministério da Saúde, recebemos essa autorização e, imediatamente organizamos a vacinação”, pontua. Os profissionais das forças de segurança e salvamento que não foram imunizados hoje, serão na próxima semana.
 
Além dos profissionais de salvamento e segurança, o sábado também contou com a imunização de mais sorrisenses; sendo 182 idosos com 65 anos ou mais e 34 profissionais da saúde que somados às forças de segurança, totalizam 304 imunizaçoes em um só dia.
 
As imunizações foram realizadas durante toda a manhã em quatro Unidades de Saúde da Família e no AME. No AME ao lado do Hospital de Campanha foram vacinados os profissionais da saúde.
 
O gestor da pasta, Luís Fábio Marchioro, destaca que todas as vacinações dos idosos e profissionais da saúde foram realizadas por agendamento e seguiram a fila organizada a partir das informações do pré-cadastro online. Conforme o secretário, o município está “seguindo a ordem da fila do pré-cadastro; nossa equipe ligou e agendou todas essas imunizações”. O secretário pontua que na próxima semana a vacinação de idosos acima de 65 anos terá continuidade.
 
Pré-cadastro
 
Idosos acima de 60 anos e profissionais da saúde que ainda não realizaram o cadastro, devem fazê-lo pelo site www.sorriso.mt.gov.br . Os idosos também podem ligar no 150 tanto para esclarecer dúvidas quanto para a realização do cadastro. Outra opção é procurar a UBS mais próxima de sua residência ou procurar a agente comunitária de saúde; ou ainda, o auxílio disponibilizado pela Câmara de Vereadores. Marchioro pontua que nos Distritos e no Assentamento Jonas Pinheiro tanto profissionais de saúde quanto idosos podem procurar a UBS para a realização do pré-cadastro.
 
Outra solicitação do gestor é que todos que realizaram o pré-cadastro, isto é, tanto idosos quanto profissionais da saúde, fiquem atentos ao telefone e atendam as ligações realizadas pela Semsas para o agendamento. "Mais uma vez ressaltamos a importância de todos atenderem o telefone para podermos agendar".
 
Marchioro lembra que todas as doses recebidas estão imediatamente aplicadas seguindo o Plano Nacional de Imunização, de autoria do Ministério da Saúde. “Estamos acelerando e buscando aplicar o mais rapidamente possível. Nos próximos dias, daremos sequência na aplicação de segundas doses para quem já recebeu a primeira”.




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil