...
Fotografias por: Jorge Pinho | Legenda Foto: As matrículas para novos alun

As matrículas para novos alunos poderão ser feitas a partir desta segunda-feira (7) até a próxima quinta-feira (10), por meio do portal Matrícula Web ou no link disponível no site da Prefeitura de Cuiabá. Mais de 6 mil vagas estarão disponíveis para as 81 Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs), localizadas nas quatro regionais da capital, além das escolas do campo.
 
O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos disse que um número tão significativo de vagas é resultado do trabalho de gestão que vem sendo realizado pela Secretaria e também a revitalização de unidades educacionais. “No último ano, trabalhamos fortemente na gestão das vagas na rede pública municipal de Ensino e na revitalização de unidades, cumprindo as determinações do prefeito Emanuel Pinheiro, de avançarmos na qualidade dos serviços prestados à população, na melhoria das estruturas físicas das nossas unidades educacionais e na modernização dos processos administrativos e de gestão. Em 2019 vamos avançar ainda mais com a entrega de dois novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), e a construção e reconstrução total de novas unidades, aumentando o número de vagas nos anos iniciais, onde a demanda é bastante forte”, disse ele.
 
As matrículas para alunos novos nas unidades de Educação Básica, Pré-Escola/Educação Infantil e Ensino Fundamental, para as crianças de 04 a 14 anos, serão realizadas da seguinte forma: nos  dias 07 e 08 de janeiro, para as unidades educacionais  localizadas nas Regionais Norte e Leste e nos dias 09 e 10 de janeiro de 2019, para as Regionais Sul e Oeste.
 
No portal Matrícula Web os pais ou responsáveis encontrarão dois formulários, um deles o cadastro de informações, que deve ser preenchido caso haja mudanças de endereço, telefone ou de outras informações que precisarem ser atualizadas e o de matrícula.
 
A secretária-adjunta de Educação, Edilene Machado explicou que para as EMEBs, as matrículas acontecem de forma diferente. “Enquanto para creches e CMEIs os pais ou responsáveis fizeram uma solicitação, agora eles estarão realizando efetivamente a matrícula. Após esse período, os pais serão informados quando devem comparecer às unidades educacionais para levarem os documentos solicitados”, disse Edilene Machado.
 
É importante lembrar também que as matrículas na rede pública municipal de Cuiabá obedecem a critérios, descritos em Portaria do Executivo municipal que define a prioridade das vagas para alunos com deficiência, beneficiários do programa Bolsa Família, renda familiar e a proximidade da escola.
 
Sobre as matrículas nas unidades de creche, encerradas em dezembro, as listagens dos novos alunos estarão disponíveis no site da Prefeitura de Cuiabá e nas unidades de ensino, a partir do dia 22 de janeiro.
 
Uma outra informação importante para os pais e responsáveis é que a Secretaria de Educação de Cuiabá, a partir deste ano, não fará mais atendimento presencial. Todo o atendimento será realizado por meio do Portal Matrícula Web ou pelo telefone 0800 6462003.
 
Rede municipal
 
A rede pública municipal de Cuiabá é composta por 51 creches, 20 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), dois Centros Emergenciais de Educação Infantil (CEEI), 81 Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs), e oito escolas do campo. Essas unidades de ensino atendem a 51.163 estudantes de 0 a 14 anos, além de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
 
Em 2019 a Prefeitura de Cuiabá vai entregar dois novos CMEIs nas regiões do CPA III e Recanto do Sol. Cada uma das novas unidades terá capacidade para atender 240 crianças com idades de 0 a 5 anos, sendo 140 dessas vagas para a faixa etária de 0 a 3 anos e 11 meses. 
 
Outras seis outras unidades de ensino começaram as obras neste mês de dezembro. Até junho de 2020, a rede contará com mais mil novas vagas.