Fotografo: Luiz Alves
...
A Prefeitura de Cuiabá lançará uma série de cursos de capacitação para os cidadãos

A Prefeitura de Cuiabá lançará uma série de cursos de capacitação para os cidadãos que buscam inserção ou recolocação no mercado do trabalho. A ação é fruto de parceria com o Governo do Estado e Câmara Municipal, e leva em consideração o número de vagas de emprego não preenchidos por falta de qualificação. À frente da articulação, o vice-prefeito Niuan Ribeiro discutiu o assunto nesta terça-feira (29), em reunião na sede do legislativo municipal. 
 
Niuan Ribeiro explica que é preciso compreender o perfil de cada setor econômico e de cada região da cidade, para que os cursos tenham efetividade e resultem em contratações. “Cada região tem uma particularidade e é por meio deste diálogo que vamos entender necessidades como as dos comerciantes, do distrito industrial e da zona agrícola, por exemplo”, explicou.
 
De acordo com a secretária de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Débora Marques, hoje o intermédio entre empregadores e candidatos esbarra em duas questões fundamentais: experiência e qualificação. “A iniciativa será positiva para os dois lados, mas beneficiará principalmente quem busca inclusão no mercado. Em um período de crise e índices altos de desemprego, isso é fundamental”, afirmou.
 
Neste contexto, a Secretaria de Estado de Ciências e Tecnologia deverá custear a realização dos cursos. É o que adianta o titular da Pasta, Nilton Borgato. “Ao fazer esse planejamento, buscamos melhorar a educação técnica na Capital. Para isso, precisamos do Município, que vai apontar as principais demandas. Não tenho dúvida que daqui sai uma grande parceria e quem dessa contrapartida ganha, é a população”, diz.
 
Além de mobilizar os setores em prol do tema, a Prefeitura de Cuiabá disponibilizará o efetivo técnico da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico nas futuras etapas da criação do projeto. A previsão é de que nas próximas semanas, os envolvidos assinem um termo de convênio e que a Câmara dê início às audiências públicas nos bairros.
 
O presidente do legislativo, Misael Galvão, lembra que este é o poder mais próximo da população e que está sempre à disposição para parcerias do tipo. “Esta é uma forma de fazer boa política, priorizando a população e, especialmente, as pessoas mais simples, com menos instrução, dando a elas condições de trabalho.”
 
Também participaram do encontro o deputado estadual Toninho de Souza e o vereador Orivaldo da Farmácia.