Fotografo: Caroline De Vita
...
A iniciativa faz parte do Programa Aconchego que irá entregar, no total, 100 mil cobertores

Com o intuito de aproximar da população e oferecer atenção aqueles que mais necessitam de ajuda, a primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, e a secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Rosamaria Carvalho, acompanharam a entrega de cobertores aos moradores de bairros carentes de Cuiabá. As entregas realizadas nessa quarta-feira (24.07) beneficiaram as comunidades do Novo Paraíso I e II, Jardim Paraíso, Jardim Vitória, Jardim União e Silvanópolis. 
 
A iniciativa faz parte do Programa Aconchego que irá entregar, no total, 100 mil cobertores para famílias que vivem em situação de extrema pobreza dos 141 municípios do Estado. “A receptividade dos moradores nos impulsiona para tentar sempre fazer o melhor”, pontuou Virginia Mendes. A intenção, de acordo com a secretária Rosamaria Carvalho, era que todas as famílias fossem atendidas. “Como não temos recursos suficientes, procuramos atender da melhor forma que podíamos”. 
 
O trabalho social realizado nos bairros Novo Paraíso I e II e Jardim Paraíso pela moradora Lourdes Dorileu ganhou um apoio especial com a entrega dos cobertores. A primeira-dama foi recebida com abraços e pedidos de fotos pelas crianças dos bairros. Para ela, toda ajuda que beneficie os mais carentes é essencial para a vida dessas pessoas, cuja maioria esta desempregada. 
 
A casa simples, localizada na Rua das Crianças, é o local para a entrega de um sopão, que atende semanalmente entre 150 e 200 pessoas. “Muitas dessas famílias não têm o que comer, quanto menos comprar um cobertor”, diz. Claudenice José de Souza, de 48 anos, revela que o cobertor irá fazer diferença nos dias frios. “Em casa a gente usava os lençóis que tinha para se esquentar no clima mais fresco”, diz. 
 
O presidente do bairro Jardim Vitória, Benedito Arcanjo, o Seo Dito, agradeceu a visita da primeira-dama e ressaltou a importância da aproximação com a comunidade. “É importante conhecer como vivem os moradores, do que eles mais precisam. A entrega dos cobertores é uma resposta para o nosso apelo”.
 
Além dos bairros, Virginia Mendes e Rosamaria Carvalho também visitaram a Casa Irmã Dulce, no Jardim Califórnia, que acolhe pessoas que estão em tratamento contra o câncer. O casal Luzia e Getúlio Modanize, que administram o local, contam que a unidade sobrevive com ajuda da comunidade com a doação de alimentos e outros produtos. Para atender a essa demanda, a Setasc repassou quase 800 peças de roupas e sapatos que foram apreendidas em fiscalizações realizadas pela Secretaria de Estado de Fazenda. A Casa mantém um bazar para a venda desses produtos. Todo o dinheiro arrecadado é direcionado para a manutenção do local.