Fotografo: Mayke Toscano/Secom

Mendes sanciona lei que autoriza troca do VLT por BRT
O governador Mauro Mendes (DEM) sancionou a lei aprovada pela Assembleia Legislativa (AL) que autoriza a troca do veículo leve sobre trilhos (VLT) pelo Bus Rapid Transit (BRT). Na prática, o governo poderá alterar o contrato junto à Caixa Econômica para financiar o BRT.
Apesar da sanção da lei, que foi publicada no Diário Oficial de terça-feira (12), o caso está longe de acabar. O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) entrou com duas ações pedindo a anulação da medida.
Além disso, a troca ainda não foi autorizada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, que intermedia as discussões sobre o tema no governo federal.
Criado para a Copa do Mundo de 2014, o VLT começou suas obras em 2012, mas está parado desde 2014. Segundo o governador, a troca pelo BRT é necessária por causa da inviabilidade do modal.
No entanto, Emanuel Pinheiro alega que Cuiabá e Várzea Grande não foram consultadas sobre a mudança que irá afetar diretamente a população dos dois municípios. Também cresce um movimento na Câmara de Cuiabá para estudar o projeto de Mauro antes de permitir que se faça alterações na cidade.
A proposta de Mendes é trazer ônibus elétricos chineses para modernizar a mobilidade urbana na Grande Cuiabá. Os veículos seriam utilizados nas grandes avenidas, com corredor exclusivo para agilizar o trânsito. (Com informações da assessoria)