Fundado pelo jornalista e CEO, Eraldo de Freitas
Aos 14 de abril de 2006

Fale Conosco
(65)993430927

Várzea Grande(MT), Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 - 00:40
Moeda
Dólar - BRL 5.1599
Libra - BRL 6.4558
Euro - BRL 5.5452
Bitcoin - BRL 209250,95

12/07/2015 as 18:17:39 | por RENATO SANTIAGO/EXAME |

Maior traficante do México foge mais uma vez

Maior traficante do México foge mais uma vez

Fotografo: arquivo
...
"El Chapo" é escoltado por soldados durante a sua apresentação em uma base naval no México

São Paulo — Um dos traficantes mais poderosos e perigosos do México fugiu mais uma vez da cadeia.

Joaquín “El Chapo” Guzmán, líder do cartel de Sinaloa, estava na cadeia do Altiplano, a cerca de 90 km da Cidade do México, até algum momento após as 20h52 (horário mexicano) deste sábado, quando os carcereiros o viram pela última vez.

Segundo as autoridades do país, as câmeras da cadeia registraram a presença de Guzmán em sua cela pela última vez perto do chuveiro. Ao notar que o preso demorava para voltar de lá, carcereiros foram ao local, mas não o encontraram.

Túnel

Guzmán conseguiu sair de sua cela por meio de um buraco de 50 cm x 50 cm aberto dentro da cela, segundo a imprensa local.

O buraco levava a uma escada pela qual o traficante desceu cerca de 10 metros até chegar ao túnel principal, de mais de um quilômetro e meio de comprimento, que tinha iluminação, ventilação e uma moto adaptada a trilhos.

O túnel termina em um imóvel em construção.

Caçada

As autoridades mexicanas imediatamente iniciaram a caçada ao traficante, impedindo que qualquer pessoa entrasse ou saísse da cadeia, fechando rodovias e até suspendendo as operações do aeroporto internacional de Toluca.

Até a manhã deste domingo, Guzmán não havia sido capturado.

Fuga e ascensão

Guzmán ascendeu ao topo da hierarquia do tráfico mexicano depois de outra fuga, também de uma cadeia de segurança máxima, em 2001. De traficante mediano, passou à liderança do cartel de Sinaloa, até que foi preso novamente há cerca de um ano e quatro meses na cidade de Mazatlán, onde vivia com sua família.

Durante os 13 anos que esteve em fuga, o traficante chegou a acumular uma fortuna de mais de um bilhão de dólares, chegando a figurar na lista dos mais poderosos do mundo da revista Forbes em 2014.


Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Brasil - Agência de Notícias com o CNPJ 12.912.695/0001-67, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (65)993430927
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital