Fotografo: Gcom-MT/Lenine Martins
...
Soja

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária divulgou, na última segunda-feira, os dados do custo de produção referentes ao fechamento da safra 2o19/20 em Mato Grosso trazendo um leve aumento de 0,13% no custo total ante o mês anterior, totalizando R$ 3.908,04/hectare.
 
“Quando comparado ao fechamento da safra 2018/19 esse valor é 7,70% maior. O preço oferecido ao produtor pelo grão também vêm apresentando aumento ao longo das safras, sendo que, o preço ponderado pela comercialização até o mês de setembro deste ano está 1,04% maior que no mesmo período do ano anterior”, explica o IMEA.
 
“Se comparado com o aumento nas despesas, a alta nas cotações da oleaginosa é menos significativa e, desta forma, a margem do produtor continua apertada. Vale ressaltar que a receita obtida cobre os custos variáveis em todos os momentos analisados. Neste momento, a atenção do produtor está voltada para a realização de bons negócios, visto que ainda restam 63,97% da safra 2o19/20 para ser comercializada”, conclui o instituto. (Só Notícias)