Fotografo: Reprodução
...
A proposta tem previsão de criação e provimento de 53.111 cargos públicos

Segundo informações do Gran Cursos Online, empresa especializada na capacitação de candidatos para concursos públicos no Brasil, o Governo Federal encaminhou o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2021 ao Congresso Nacional. A proposta tem previsão de criação e provimento de 53.111 cargos públicos.
 
O PLOA indica a previsão para criação e provimento de cargos públicos, não se trata de autorização de concursos. Para que seja confirmado, o projeto necessita ser votado pelo Congresso Nacional e está passível de revogação. De acordo com o secretário especial de Fazenda, Waldery Rodrigues, o texto não fala sobre eventual prorrogação do estado de calamidade pública, reconhecido pelo Congresso em razão da pandemia de Covid-19 e válido até dezembro.
 
Divisão no três poderes 
 
As vagas são divididas com base no três poderes: executivo, legislativo e judiciário. No executivo, a proposta orçamentária estima abertura de 48.272 postos. Na sua maioria, a área da educação pretende abrir 33.829 vagas. Contudo, também serão contemplados 12.325 postos para cargos, funções e gratificações. A área militar, o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, a Polícia Militar do Distrito Federal e a Polícia Civil do Distrito Federal estão previstas.
 
No judiciário, a previsão é de 3.556 vagas,  com 1.154 em novos postos e 2.402 para preenchimento. Serão contemplados o  Supremo Tribunal Federal (STF), o Supremo Tribunal de Justiça (STJ), a Justiça Federal, a Justiça Militar da União, a Justiça Eleitoral, a Justiça do Trabalho e o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e territórios.
Já para poder legislativo, o orçamento conta com 140 vagas previstas, que tange o concurso do Senado Federal, vagas para a Câmara dos Deputados e para o Tribunal de Contas da União (TCU).
 
Vagas previstas no orçamento de 2021
 
Cargo Número de vagas
 
 
Poder Executivo: 48.272 vagas (todas para provimento)
Poder Judiciário: 3556 vagas (1.154 para criação; 2.402 para provimento)
Poder Legislativo: 140 vagas (todas para provimento)
Defensoria Pública da União: 1.016 vagas (1.011 para criação; 5 para provimento)
Ministério Público da União e Conselho Nacional do Ministério Público: 127 vagas (todas para provimento)
 
 
Sobre o Gran Cursos Online 
 
O Gran Cursos Online oferece comodidade, economia e ganho de tempo aos concurseiros que não podem frequentar aulas presenciais e/ou não têm acesso a escolas preparatórias nas localidades onde residem. A equipe pedagógica possui décadas de experiência em concursos e é formada por professores  renomados, que trabalham nos principais órgãos públicos, autarquias, empresas estatais e instituições públicas do Brasil. A proposta da empresa é oferecer educação transformadora e de qualidade ao maior número de alunos do Brasil, formando profissionais qualificados para servir à sociedade.
 
 
 

 

 
Para mais informações, contatar
Amanda Mathias
Assessoria de Imprensa
(11) ‭98276-4087‬