Fundado pelo jornalista e CEO, Eraldo de Freitas
Aos 14 de abril de 2006

Fale Conosco
(65)993430927

Várzea Grande(MT), Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 - 02:05
Moeda
Dólar - BRL 5.1599
Libra - BRL 6.453
Euro - BRL 5.5452
Bitcoin - BRL 209250,95

17/07/2015 as 23:42:37 | por Ana Rita Chagas |

Ex-secretaria e atual sócia de Amorim articulava negociações para receber propina

Ex-secretaria e atual sócia de Amorim articulava negociações para receber propina

Fotografo: Foto: Wanderson Lara
...
Polícia Federal deixa casa de João Amorim após busca e apreensão de documentos

A ex-secretária do empresário João Alberto Krampe Amorim, Elza Cristina Araújo dos Santos Amaral também operava negociações para recebimento de propina, segundo investigações que integram a operação Lama Asfáltica, deflagrada no dia 9 de julho pela Polícia Federal em conjunto com a Receita Federal, Controladoria-Geral da União e Ministério Público Federal. 

Conforme a PF, Elza dos Santos articulava junto à Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) a liberação de recursos para empresas do grupo que  executavam obras em Mato Grosso do Sul. Em interceptações telefônicas feitas pela PF, com autorização da Justiça Federal, a polícia constatou conversas comprometedoras entre a ex-secretaria de João Amorim e comparsas, que deixa subentendido a influência de Elza nas negociações.

Segundo as investigações, Elza passou de secretaria a sócia de João Amorim, a partir de 2007, quando integrou o corpo acionista da Proteco com 1% do capital – correspondendo a uma quantia de R$ 6 mil. Pelas investigações, tanto Elza Cristina Araújo dos Santos quanto João Amorim também respondiam  juntos pela empresa ASK Consultoria Financeira S/A, que conforme a PF foi fechada. Além disso, a ex-secretária tornou-se responsável pela empresa Arklyleius, sediada na Holanda e ainda tem cota de acionista na empresa Kamerof. Segundo informações da PF, a sócia de João Amorim trabalhou como sua secretaria por mais de cinco anos.

No dia da operação, agentes da PF cumpriram mandado de busca e apreensão na casa da sócia do empresário localizada em um condomínio no Bairro Jardim Bela Vista. Moradores informaram aos agentes da PF que Elza não é vista na sua residência há meses. De acordo com a assessoria de comunicação da Polícia Federal, os envolvidos na operação Lama Asfaltica, prestarão depoimentos após análise minuciosa de uma série de documentações que foram apreendidas durante a ação.

Conforme PF, as investigações começaram em 2013 e apontaram existência de esquema de superfaturamento de obras “mediante prática de corrupção de servidores públicos e fraudes a licitações, ocasionando desvios de recursos públicos”. 

Segundo as investigações, os editais de licitações eram direcionados para que determinadas empresas fossem escolhidas. Três obras estão sendo investigadas na operação: aterro sanitário de Campo Grande – vencido pela Solurb- que tem como proprietário Alberto Krampe Amorim - a pavimentação da rodovia MS-430 (inaugurada ano passado, ela liga Rio Negro a São Gabriel do Oeste) e Avenida Lúdio Coelho, na Capital.

MS NOTICIAS


Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Brasil - Agência de Notícias com o CNPJ 12.912.695/0001-67, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (65)993430927
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital