Fotografo: Davi Valle
...
A próxima etapa da vacinação contra o sarampo acontece no período de 18/11 a 30/11

A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo termina nesta sexta-feira (25). Nesta fase foram vacinadas crianças de 06 meses a menores de cinco anos que ainda não tinham recebido nenhuma dose desta vacina ou que estavam com o calendário vacinal incompleto.
 
A Responsável Técnica (RT) de Imunização da Secretaria de Saúde de Cuiabá, Sandra Horn, explicou que o público alvo foi definido com base no calendário nacional de vacinação e ainda tendo as idades pontuadas pelos boletins epidemiológicos como mais susceptíveis a desenvolverem a forma grave da doença, que pode levar à morte.
 
“No dia 19 de outubro, que foi o ‘Dia D de vacinação contra sarampo’ tivemos um grande movimento de mães e pais indo levar as crianças para vacinar. Porém, a maioria não precisou ser vacinada, pois estava com o cartão de vacinação em dia. Este é um ótimo indicativo, pois significa que os pais estão bastante conscientes acerca da importância da atualização vacinal. Isso também demonstra que o trabalho dos nosso agentes comunitários de saúde está surtindo efeito, pois foi realizada uma busca ativa de crianças casa a casa para serem vacinadas”, comentou Sandra. A RT explica que mesmo com o fim da primeira etapa da campanha, as mães devem continuar seguindo o calendário vacinal à risca.
 
A próxima etapa da vacinação contra o sarampo acontece no período de 18/11 a 30/11, para adultos jovens não vacinados, de 20 a 29 anos.