Fundado pelo jornalista e CEO, Eraldo de Freitas
Aos 14 de abril de 2006

Fale Conosco
(65)993430927

Várzea Grande(MT), Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 - 14:38
Moeda
Dólar - BRL 5.1181
Libra - BRL 6.3938
Euro - BRL 5.4786
Bitcoin - BRL 209250,95

22/09/2021 as 06:10:38 | por Lidiana Cuiabano |

Ação educativa integrada aborda 64 motociclistas em Várzea Grande

A abordagem educativa faz parte da programação da Semana Nacional de Trânsito em Mato Grosso.

Fotografo: Lidiana Cuiabano/Detran-MT
...
Este ano o tema da campanha é “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.
Uma ação educativa voltada para os motociclistas foi realizada na manhã desta terça-feira (21.09), na avenida 31 de março, em Várzea Grande. Ao todo, 64 motociclistas que trafegavam pelo local foram abordados com orientações de segurança no trânsito.
 
A abordagem educativa faz parte da programação da Semana Nacional de Trânsito em Mato Grosso. Este ano o tema da campanha é “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.
 
Participaram da ação integrada o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar, por meio do Batalhão de Trânsito, Polícia Judiciária Civil, por meio da Deletran, Guarda Municipal de Várzea Grande e o Sest Senat.
 
Os motociclistas abordados receberam orientações de segurança desde o uso correto do capacete e prazo de validade do equipamento, condições e posicionamento correto da viseira, calçados corretos para usar na moto, além de orientações sobre a velocidade de trafegar nas vias, uso do corredor, entre outros assuntos.
 
“São orientações importantes, pois os motociclistas tendem a ser mais vulneráveis no trânsito. Qualquer acidente que sofram, as lesões sempre podem ser mais graves”, observou a gerente de Ações Educativas do Detran-MT, Rosane Pölzl. 
 
Após a abordagem, os motociclistas receberam orientações em um vídeo no posto móvel da PRF sobre os perigos da ultrapassagem pelo acostamento, transporte de menor, e as formas corretas de trafegar em segurança no trânsito.
 
Um dos motociclistas abordados foi o ajudante de pedreiro, Gustavo Nunes, que aprovou a ação educativa. “Muito importante uma ação dessa magnitude para conscientizar os motociclistas de circular em segurança no trânsito”, comentou.  
 
O subcomandante da Guarda Municipal de Várzea Grande, Alexander Gouveia Ortiz, disse que a importância da blitz educativa é para orientar os motociclistas a respeito do maior item de segurança deles, que é o capacete.
 
“Muitos motociclistas são flagrados com capacete vencido e fora das condições normais de uso. O equipamento tem que estar com os adesivos refletivos em boas condições, porque o motociclista precisa ser visto e no trânsito ele é uma das partes mais frágeis. A maioria dos acidentes com vítima envolve carro e moto ou somente motos. Então, essas ações educativas visam reforçar esses itens de segurança e garantir que com isso consigamos salvar vidas”, falou.
 
Durante as abordagens também foram verificadas pelo Batalhão de Trânsito da Polícia Militar as condições de trafegabilidade e documentação das motos. Uma moto foi removida pelo mal estado de conservação e o condutor estar inabilitado.
 
“O Batalhão de Trânsito e demais parceiros estão orientando os motociclistas a respeitarem mais o trânsito. Quando tem acidentes envolvendo motos, muitas vidas são perdidas. E nessa ação queremos sensibilizar os motociclistas a adotarem comportamentos mais seguros no trânsito”, disse o 2° sargento da PM, D.Pinheiro, do Batalhão de Trânsito.
 
Após a abordagem educativa, os motociclistas passaram pelo posto móvel do Serviço Social do Transporte (Sest) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Trânsito (Senat), onde puderam se hidratar e receber informações de psicologia, fisioterapia para a melhoria da qualidade de vida, além de informações sobre os serviços ofertados pelo Sest Senat.
 
Semana Nacional de Trânsito
 
A Semana Nacional de Trânsito é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. Nesse período, são realizadas ações em todo o País voltadas para educação, engenharia e fiscalização com o objetivo de sensibilizar todos os envolvidos no dia a dia do trânsito, sejam eles motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas ou pedestres, para a construção de um trânsito mais seguro.
 
Em Mato Grosso, as ações conjuntas contarão com a participação de equipes do Detran-MT, Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Secretaria de Segurança Pública (Sesp-MT), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob), Guarda Municipal de Várzea Grande, Sest Senat e concessionária Rota do Oeste. 
 
Confira a programação:
 
Dia 22/09 – Blitz educativa: Caminhões (freios)
 
Horário: das 8h às 14h
 
Local: BR-163/364 (Serra de São Vicente)
 
 
 
Dia 22/09 – Blitz educativa “Amigo da Rodada – Eu que levo!”
 
Horário: a partir das 19 horas
 
Local: bares da avenida Beira Rio e da rua jornalista Jaques Brunini, em Cuiabá.
 
 
 
Dia 23/09 – Blitz Educativa “Cinemoto” para motociclistas de aplicativo
 
Horário: das 21h às 22h30
 
Local: avenida Getúlio Vargas, em Cuiabá.
 
 
 
Dia 23/09 – Blitz educativa: Caminhões (freios)
 
Horário: das 8h às 14h
 
Local: BR-163/364 (Serra de São Vicente)
 
 
 
Dia 24/09 – Blitz educativa “Amigo da Rodada”
 
Horário: a partir das 19 horas
 
Locais: Baronês, Choppão, Ponto do Porco (sujeito à adequações, conforme público)
 
 
 
Dia 26/09 – Cerimônia de encerramento e “Pedal Legal: SNT 2021”
 
Horário: 5h30 (concentração) – saída às 6h
Local: Sinuelo, em Cuiabá

Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Brasil - Agência de Notícias com o CNPJ 12.912.695/0001-67, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (65)993430927
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital