Fundado pelo jornalista e CEO, Eraldo de Freitas
Aos 14 de abril de 2006

Fale Conosco
(65)993430927

Várzea Grande(MT), Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 - 02:26
Moeda
Dólar - BRL 5.1599
Libra - BRL 6.4535
Euro - BRL 5.5452
Bitcoin - BRL 209250,95

09/08/2022 as 06:37:58 | por Assessoria |

VG inicia campanha de vacinação contra poliomielite e multivacinação para regularizar carteirinhas

Objetivo da campanha é ampliar cobertura vacinal de doenças incluídas no Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Fotografo: Secom/VG
...
As doses estarão disponíveis a partir desta segunda-feira (8) em todas as Unidades Básicas de Saúde do município.
Várzea Grande realiza a partir desta segunda-feira (8) a campanha de imunização contra poliomielite para crianças até 5 anos e também a multivacinação para regularizar doses faltantes na carteirinha vacinal que, neste caso, se estende até adolescentes de 15 anos. A multivacinação tem o objetivo de melhorar a cobertura vacinal para proteção contra várias doenças, e vale para crianças a partir de 6 meses de idade até 15 anos.
 
No caso da poliomielite, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a meta do Ministério da Saúde é vacinar 95% do público-alvo. “O objetivo é alcançar cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a vacina poliomielite na faixa etária de um a menores de 5 anos de idade, além de reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade e melhorar as coberturas vacinais, conforme o Calendário Nacional de Vacinação”, afiançou o secretário Municipal de Saúde de Várzea Grande.
 
Em Várzea Grande as campanhas serão realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, de segunda a sexta, das 7h30 às 16h, com intervalo para o almoço.
 
É necessário levar no ato da aplicação de doses a carteira de vacinação, CPF ou Cartão SUS da criança ou adolescente. A prefeitura reforça que é obrigatório o uso de máscara nas unidades, inclusive para acompanhantes.
 
“Também haverá um “Dia D” de vacinação no dia 20 de agosto, para reforçar a cobertura vacinal. Os locais e horários ainda serão divulgados pela Vigilância em Saúde do município. Afianço o alerta aos pais que é necessário apresentar a carteira de vacinação e documento com foto da criança ou adolescente. Não há necessidade de intervalo após a vacinação contra a Covid-19. As campanhas serão realizadas no período de 8 de agosto a 9 setembro de 2022, sendo o dia D de mobilização nacional, 20 de agosto. Os pais já podem a partir de hoje - 8 de agosto - levarem seus filhos a qualquer unidade de saúde mais próxima de suas casas”, alertou o secretário.
 
Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Relva Cristina de Moura, as doses disponíveis na multivacinação são: BCG (tuberculose); Pentavalente (tétano, hepatite B, coqueluche, difteria e haemophilus influenza); Pneumocócica 10 (doenças causadas por pneumococos); Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola);Tríplice bacteriana (DTP); Rotavírus; Poliomielite oral (paralisia infantil); Poliomielite inativada (VIP); Hepatite A; Varicela (catapora); Febre amarela; Meningite ACWY (sorotipos A, C, W e Y); Gripe e HPV.
 
“Com as campanhas o Ministério da Saúde pretende manter o País livre da poliomielite e empreender esforços para a erradicação da doença, além de atualizar a situação vacinal, proteger a população contra as doenças imunopreveníveis e reduzir os bolsões de não vacinados. A meta é vacinar no mínimo 95% das crianças de um a menores de cinco anos de idade contra a poliomielite, além de reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade e melhorar as coberturas vacinais, conforme o Calendário Nacional de Vacinação. As crianças menores de um ano de idade (até 11 meses e 29 dias) deverão ser vacinadas conforme as indicações do Calendário Nacional de Vacinação, com a VIP”, explicou Relva Cristina.(Assessoria | Secom VG)
 

Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Brasil - Agência de Notícias com o CNPJ 12.912.695/0001-67, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (65)993430927
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital