Fundada aos 14 de abril de 2006 pelo Jornalista Eraldo de Freitas - E-mails: redacao@sbcbrasil.com.br

Cidadão Repórter

(65)9966-5664
Várzea Grande(DF), Quinta-Feira, 06 de Maio de 2021 - 10:33
20/04/2021 as 07:29:44 | Por Vitória Gomes | 254
VG altera decreto, abre espaços públicos e estende horários
Alterações foram divulgadas na tarde desta segunda; serviços não essenciais voltam a funcionar
Fotografo: Divulgação
Kalil Baracat (MDB), prefeito de Várzea Grande

O prefeito de Várzea Grande Kalil Baracat (MDB) assinou um novo decreto relaxando medidas adotadas contra a disseminação da Covid-19 no Município.
 
Diversas atividades não essenciais que estavam suspensas durante o período de quarentena, decretado pelo Município, voltaram a ser liberadas.
 
Agora, por exemplo, a Prefeitura autoriza o uso de espaços coletivos e equipamentos comunitários em geral, com 30% de sua capacidade.
 
Dentre eles: as quadras poliesportivas, ginásios de esporte, miniestádio, espaços fitness, academias ao ar livre e congêneres, incluindo, VIA 31, Ginásio do Fiotão, Espaço FIT, Parque Tanque do Fancho, Parque Flor do Ipê, Orla da Alameda, Praças.
 
Excluídos desse grupo estão o parque Bernardo Berneck e o Miniestádio do Bairro Jardim dos Estado, que serão utilizados para a vacinação da população.
 
“Fica limitada em 30% (trinta por cento) a utilização dos equipamentos comunitários em geral, sendo a fiscalização exercida pela Guarda Municipal, Vigilância Sanitária e órgãos de fiscalização do município”, diz trecho do decreto novo.
 
O Shopping Center de Várzea Grande também manterá o atendimento em 50% de sua capacidade, com horário de atendimento ao público de segunda-feira a sábado, das 08h horas às 22h, e aos domingos das 08h às 12h.
 
No local, a praça de alimentação pode funcionar até as 15h aos domingos. No entanto, ainda será permitido realizar delivery até as 23h59 em todos os dias.
 
No comércio, a Prefeitura voltou a liberar os serviços e atividades não essenciais privadas, varejistas e atacadistas, com 50% da capacidade máxima de lotação, inclusive a utilização de provadores de roupa.
 
Os horários de funcionamento são de segunda-feira a sábado, das 8h às 22h, e aos domingos das 8h às 12h.
 
“Devem ser observadas todas as medidas de prevenção e combate à disseminação do novo coronavírus, incluindo, métodos para evitar a circulação de pessoas que pertencem ao grupo de risco, conforme definido pelo Ministério da Saúde”, afirma em ambos os casos.
 
Os supermercados, mercados, mercearias e feiras também poderão manter suas atividades com 50% da capacidade máxima de lotação, sendo permitido o funcionamento de segunda-feira a sábado das 5h às 22h, e no domingo das 5h às 12h, sendo proibido o consumo no local. As padarias, açougues e similares também abrem seguindo as mesmas condições.
 
As conveniências localizadas em postos de combustível e as distribuidoras de bebidas poderão funcionar com capacidade máxima de 50% de lotação, de segunda-feira a sábado das 05h às 22h, e no domingo das 05h às 12h, podendo realizar delivery em todos os dias até às 23h59.
 
Apesar da flexibilização, nos estabelecimentos que vendem bebida alcoólica, somente será possível o consumo de bebida no local desde que os consumidores estejam sentados à mesa, respeitado o distanciamento e a capacidade de público de cada segmento.
 
Restaurantes e pizzarias funcionarão com 50% da capacidade máxima de lotação, de segunda-feira a sábado das 05h às 22h, e no domingo das 05h às 12h, podendo realizar drive-thru e take-away todos os dias até as 22:45, e ainda, delivery todos os dias até às 23h59.
 
O novo decreto também libera a atividade econômica de locação de quadras de esporte, campos de futebol, quadra de areia, quadra society e congêneres.
 
No entanto, a realização de jogos e treinamento de futebol profissional, não terão a presença do público para acompanhar ou assistir a atividade esportiva.
 
Para finalizar, as atividades de cunho religioso poderão manter seu exercício, de segunda-feira até domingo das 5h às 22h. (Fonte: Vitória Gomes, Midia News)




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil