Fundado pelo jornalista e CEO, Eraldo de Freitas
Aos 14 de abril de 2006

Fale Conosco
(65)993430927

Várzea Grande(MT), Quinta-Feira, 28 de Março de 2024 - 06:12
Moeda
Dólar - BRL 4.993
Libra - BRL 6.2919
Euro - BRL 5.3888
Bitcoin - BRL 209250,95

24/05/2022 as 13:15:57 | por Assessoria |

Várzea Grande passa a ofertar eletrocardiograma em cinco unidades da Atenção Primária

A partir deste mês, cinco unidades passam a contar com um novo serviço de imagem para diagnóstico do coração

Fotografo: Secom/VG
...
O serviço é uma ação conjunta com o Núcleo de Telessaúde do Governo do Estado.
Seguindo a premissa da gestão Kalil Baracat que preza por um atendimento mais humanizado, a Secretaria de Saúde está melhorando e ampliando os serviços da Atenção Primária do Sistema Único de Saúde (SUS). A partir deste mês, cinco unidades passam a contar com um novo serviço de imagem para diagnóstico do coração - o Telediagnóstico de Eletrocardiograma - ECG -, que fornece laudos de exames de investigação do aparelho cardiovascular, facilitando a detecção e o tratamento de doenças.
 
O serviço é uma ação conjunta com o Núcleo de Telessaúde do Governo do Estado. Os exames são realizados pelos profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde os equipamentos já foram instalados e estão funcionando em cinco unidades - Clínicas de Atenção Primária dos bairros 24 de Dezembro, Parque do Lago, Marajoara, na Unidade Básica de Saúde do Santa Isabel (UBS) e na unidade Estratégia Saúde da Família (ESF) do bairro Aurília Curvo.
 
Segundo o secretário Municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, a iniciativa de se estabelecer uma parceria com o Programa Telessaúde do Estado partiu da grande demanda de pacientes hipertensos. “Adquirimos com recursos próprios seis aparelhos de exame de imagem e implantamos nestas unidades com maior histórico de pacientes com hipertensão, fornecendo mais um aparelho ao Hospital e Pronto Socorro”, explicou.
 
Gonçalo ainda explica que este novo serviço ajuda a desafogar as Upas e Hospital e Pronto-Socorro de Várzea Grande. “O paciente que chega com dor no peito ou outros sintomas sugestivos ao coração, o exame é feito, avaliado e o paciente já sai com o diagnóstico. Se necessário, ele é encaminhado à rede especializada. É um compromisso que assumimos e faz parte das metas estabelecidas pelo prefeito Kalil Baracat”, disse Gonçalo.
 
Agora, o exame de imagem é feito na unidade e, na mesma hora, é enviado via internet para o Núcleo Telessaúde no Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM), onde são laudados e enviados via internet à Unidade Básica de Saúde solicitante, que faz a impressão do laudo e entrega ao usuário, já com o diagnóstico da causa da doença do coração, e inicia o tratamento.
 
No Brasil, a análise da mortalidade indica que as três principais causas de morte são, pela ordem, infartos agudos do miocárdio, acidentes vasculares cerebrais e insuficiência cardíaca, todas relacionadas ao fator de risco hipertensão. Estas constituem quatro das dez principais causas de internações no SUS, sendo responsáveis por 14% dos anos de vida perdidos ajustados por incapacidade, segundo a Organização Mundial de Saúde.
 
Sobre o Serviço:
 
Segundo a Telerreguladora do Telessaúde de Várzea Grande, a médica Cynthia Castilho Moreno, o Telessaúde é uma ferramenta de prestação de serviços e acesso à saúde, na educação continuada. “No caso do teleECG, o acesso ao laudo do eletrocardiograma sai em até 5 minutos. O serviço funciona 24 horas. Existem médicos plantonistas prontos para receberem o traçado do exame, interpretá-lo e laudá-lo quase que imediatamente, para o médico que está com o paciente. Com segurança no diagnóstico, o médico poderá iniciar o tratamento ou decidir encaminhar o paciente para uma unidade de referência de urgência. É uma ferramenta que realmente salva vidas”.
 
O superintendente de Atenção Primária, Geovane Renfro, disse que o Programa Telessaúde tem por objetivo apoiar a consolidação das Redes de Atenção à Saúde ordenadas pela Atenção Básica, no âmbito do SUS e é integrado por gestores da saúde, que se utilizam da Tecnologia da Informação e Comunicação para melhor capacitar as equipes de saúde da família e elevar a qualidade do atendimento básico prestado pelo SUS.
 
Segundo o médico Clínico Geral, da unidade do Parque do Lago, Olívio Glauber de Maman Sguarezi, com o aparelho de eletrocardiograma na unidade, e ainda apoiado com o serviço laudado pelo Telessaúde, possibilitou a melhoria de tratamento de pacientes com problemas do coração. “Chegando um paciente com dor torácica, temos protocolo de atendimento, que era urgentemente encaminhar para uma unidade que possuía o exame de imagem. Agora temos condições de imediatamente fazer o exame, ter o diagnóstico certo, e oportunamente tratar este paciente. Várzea Grande está de parabéns”, disse ele.(Assessoria | Secom VG)

Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Brasil - Agência de Notícias com o CNPJ 12.912.695/0001-67, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (65)993430927
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital