Fundado pelo jornalista e CEO, Eraldo de Freitas
Aos 14 de abril de 2006

Fale Conosco
(65)993430927

Várzea Grande(MT), Quinta-Feira, 28 de Março de 2024 - 13:05
Moeda
Dólar - BRL 5.0062
Libra - BRL 6.3259
Euro - BRL 5.4058
Bitcoin - BRL 209250,95

22/05/2022 as 07:00:19 | por Assessoria |

Várzea Grande inicia aplicação da 4ª dose contra COVID-19 para pessoas acima de 60 anos

Verifique escala das unidades que vacinam crianças, entre os dias 23 a 31 de maio e adultos, adolescentes e idosos

Fotografo: Secom/VG
...
A decisão é uma recomendação do Comitê de Enfrentamento a COVID-19 do município.
Idosos acima de 60 anos começam a ser imunizados com a quarta dose da vacina contra a COVID-19 desde esta sexta-feira, 20 de maio, em Várzea Grande. A decisão é uma recomendação do Comitê de Enfrentamento a COVID-19 do município.
 
O secretário municipal de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo de Barros, apresentou ao prefeito Kalil Baracat, as novas estratégias de imunização contra a COVID-19, onde as vacinas vão permanecer, já a partir de segunda-feira (23), somente nas Unidades Básicas de Saúde, conforme anúncio do calendário de cada mês, respeitando as regras do Plano Nacional de Imunização, a exemplo da excepcionalidade da vacina da criança. Outra decisão foi a de manter o ponto fixo do Várzea Grande Shopping, para vacinar de segunda a sexta-feira idosos, adolescentes e adultos.
 
“A Unidade Básica escolhida para vacinar crianças, não poderá vacinar as outras categorias prioritárias, como adultos, adolescentes ou idosos, por isso a população deve ficar atenta na divulgação dos locais. Todas as unidades terão a vacina. Hoje doze unidades estão aptas a vacinar, no próximo mês mais unidades serão inseridas, até que todas tenham as doses. A vacina da quarta dose, para 60 anos acima, só poderá ser administrada após quatro meses da aplicação da terceira dose”, explicou Gonçalo de Barros.
 
Segundo ainda o secretário esta é a oportunidade de atingir um novo público. “Nós estamos atentos às necessidades de adoção de medidas que visem a redução da mortalidade em idosos causada pela COVID-19, bem como, a proteção da força de trabalho para manutenção do funcionamento dos serviços de saúde e da população em geral. Por isso, estamos ampliando a quarta dose para este público”, disse o gestor municipal em Saúde.
 
O público apto a ser imunizado com a quarta dose são: idosos acima de 60 anos ou mais, pessoas imunocomprometidas com 18 anos de idade - indivíduos cujo sistema imune não funciona como deveria, além de trabalhadores de saúde. A vacina a ser utilizada para a quarta dose deverá ser, preferencialmente, da plataforma de RNA mensageiro (Pfizer/Wyeth) ou, de maneira alternativa, vacina de vetor viral (AstraZeneca). As gestantes e puérperas - até 45 dias pós-parto - que também estão aptas a serem imunizadas deverão receber a quarta dose, preferencialmente com o imunizante Pfizer, cinco meses após ter recebido a terceira dose.
 
“Esta nova decisão é mais um importante passo para protegermos a nossa população, principalmente os idosos acima de 60 anos de idade. O inverno chegou, o idoso é mais vulnerável a contrair doenças e vamos protegê-los com o reforço da vacina contra a COVID-19. Uma pandemia que ainda não acabou, e a vacina é a proteção contra a doença. Faço um apelo para todos se vacinarem, com a primeira, segunda e terceira dose. E as pessoas que se encaixam na autorização das autoridades sanitárias, para a quarta dose. Quem ainda não completou o ciclo vacinal, ou ainda não tomou nenhuma dose, vá aos pontos de vacinação aptos a aplicarem a vacina. A vacina está descentralizada, nos bairros e mais perto de vocês”, alertou o prefeito Kalil Baracat.
 
- Verifique a escala da vacinação para crianças de 5 a 11 anos no período de 23 a 31 de maio, sempre no horário de funcionamento das unidades, iniciando das 8h às 11h e das 13h às 16h:
 
- Segundas-feiras: A vacinação será nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Nossa Senhora da Guia e no São Mateus - ESF Gonçalo Pinto de Godoy .
 
- Terças-feiras: ESF Margarida Pereira Tavares (Jardim Manaíra); Clínica de Atenção Primária à Saúde - Miguel Baracat (24 de dezembro); Clínica de Atenção Primária à Saúde - Dr. Lucilo Macedo de Freitas (Parque do Lago).
 
- Quartas-feiras: ESF Terezinha Maria de Campos Kalix (Cabo Michel); Clínica de Atenção Primária à Saúde - Dra. Arminda Guimarães Sato (Marajoara).
 
- Quintas-feiras: ESF Celestino Gomes Coelho (Água Vermelha); ESF Maria José Pedrosa (Capão Grande); Clínica de Atenção Primária à Saúde - Vitor Marques Pereira Malheiros (Cristo Rei).
 
- Sextas-feiras: Clínica de Atenção Primária à Saúde - Dr. Moacyr de Lannes - (Jd. Glória); ESF Celina Batista Dantas (Ouro Verde); ESF Aurília Salles Curvo/Jardim União.
 
- 12 Unidades Básicas de Saúde aptas a vacinarem adolescentes, adultos e idosos: (Nestas unidades no dia que houver escala para vacinar criança, não haverá para os demais públicos)
 
ESF Água Vermelha; Centro de Saúde Nossa Senhora da Guia; Clínica de Atenção Primária à Saúde 24 de Dezembro; UBS Cabo Michel; Centro de Saúde Aurília Curvo; ESF São Mateus; Clínica de Atenção Primária à Saúde Jardim Glória; Clínica de Atenção Primária Saúde - Cristo Rei; ESF Manaíra; Centro de Saúde Ouro Verde; Clínica de Atenção Primária à Saúde do Marajoara; UFS Capão Grande.
 
(Terça-feira para adolescentes, adultos e idosos e Quinta-feira para crianças).
 
Ponto Fixo:
 
O Ponto fixo no Várzea Grande Shopping - ‘Vacinação Cidadã’- continua funcionando, no horário das 10h às 18h, e a vacinação será aplicada em adultos e adolescentes, além da aplicação da quarta dose para idosos com 60 anos a mais. O ponto funciona no Espaço do Centro Estadual de Cidadania, Piso 1, no Várzea Grande Shopping.(Assessoria | Secom VG)

Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Brasil - Agência de Notícias com o CNPJ 12.912.695/0001-67, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (65)993430927
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital