Fundado pelo jornalista e CEO, Eraldo de Freitas
Aos 14 de abril de 2006

Fale Conosco
(65)993430927

Várzea Grande(MT), Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024 - 09:30
Moeda
Dólar - BRL 5.1308
Libra - BRL 6.4146
Euro - BRL 5.5008
Bitcoin - BRL 209250,95

18/03/2022 as 15:17:36 | por Renato Gorski |

TENTATIVA DE EXPURGAR MATO DO GROSSO DA AMAZÔNIA LEGAL

Renato Gorski, Economista, é Consultor Empresarial na Amazônia Legal.

Fotografo: Renato Gorski
...
Renato Gorski, Economista, é Consultor Empresarial na Amazônia Legal.
Mato Grosso foi surpreendido há poucos dias com a notícia que, encontra-se em tramite na Camara dos deputados o Projeto de Lei 337/22 de autoria do deputado Juarez Costa MDB MT, que propõem que Mato Grosso seja Excluído do Estados que compõem a Amazônia Legal, (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão). Anos atrás Goiás fazia parte pelo menos a parte norte do Estado atual Tocantins. Curiosamente Mato Grosso contemplava mais a região do nortão, mas depois foi regulamentado, passando todo o Estado a fazer parte da Amazônia Legal.
 
O Projeto está sendo analisado em “caráter conclusivo”, pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Caráter conclusivo significa que se forem aprovados nas comissões, já seguem para o Senado sem precisar passar pelo Plenário, a brecha é que se 52 deputados recorrerem, o Projeto vai para o Plenário.
 
Porque tanta pressa para analisar um projeto importante dessa natureza, ultra impactante. É preciso debater com a sociedade, setores da economia e com os parlamentares da esfera federal e estadual. Não se pode seguir com uma temática relevante dessa natureza a toque de caixa.
 
As preocupações para o desenvolvimento da Amazônia surgiram há 69 anos, quando em 9 de outubro de 1953, pelo decreto 35600, foi aprovado o regulamento do Plano de Valorização Econômica da Amazônia. Em 1966, pela Lei 5173 de 27 de outubro de 1966 (extinção da SPVEA e criação da SUDAM) o conceito de Amazônia legal é reinventado para fins de planejamento.
 
Já em 11 de outubro de 1977, a lei complementar nº 31 cria o estado do Mato Grosso do Sul e, em decorrência, o limite estabelecido pelo paralelo 16º é extinto. Todo o estado do Mato Grosso passa a fazer parte da Amazônia legal. Com a promulgação da Constituição Federal de 5 de outubro de 1988, foi criado o estado do Tocantins e os territórios federais de Roraima e do Amapá são transformados em estados federados (disposições transitórias, artigos 13 e 14). o paralelo que dividia o antigo estado de Goiás, que limitava a área da Amazônia legal, foi substituído pelos limites políticos entre Goiás e Tocantins.
 
O fato de Mato Grosso pertencer a Amazonia Legal permitiu que muitas empresas agroindústrias e industriais fossem instaladas com dinheiro financiando pela SUDAM Decreto 756/1969, oriundo da destinação de imposto de renda pessoa jurídica, que viravam certificados e com esses certificados era possível torna-los em dinheiro que financiava a implantação de industrias, gerando produto, riqueza, emprego, renda e impostos e taxas nas esferas federal, estadual e municipal.
 
Também a Lei Complementar nº 124, de 03 de janeiro de 2007, que criou a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia - SUDAM, estabelece no seu art. 13 o PRDA. Mato Grosso estando na Amazônia Legal, faz parte do PRDA, ou seja, o Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia – PRDA (versão atual de 2020-2023) que é o instrumento de planejamento do desenvolvimento regional de referência que norteia as ações da Sudam, elaborada em consonância à Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), com a Estratégia Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – ENDES, com as Agendas Macrorregionais, com o PPA e com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS.
 
Atualmente Mato Grosso possui 23 projetos no PRDA que contempla obras do Estado e dos municípios (Ferrovias, pavimentação asfálticas, Infovias, Planos Diretores), enfim um gama de áreas que é feito com recursos da união e contrapartida com o Estado de Mato Grosso no montante de R$ 4,12 bilhões. ( http://prda.sudam.gov.br/projetos-estado/uf/mt ).
 
O atual projeto visa alterar a Lei N. 12.651 de 25 de maio de 2012 que prevê a proteção da vegetação nativa e definiu os limites que podem ser explorados que atualmente exige reserva legal na área de floresta de 80%, cerrado 35% e campos apenas 20%. O ponto principal é a reserva na área de floresta que protege 80%. O Código Florestal Lei 4.771/1965 e MP 2.166/2001 também dão as diretrizes ambientais. A reserva legal é determinada pelo bioma, não é um decreto que vai mudar o bioma mato-grossense. O Brasil e Mato Grosso tem sido penalizado no exterior pela propaganda negativa e distorcida, que defende que o Brasil é destruidor da natureza.
 
Há pouco tempo, ouvia-se o discurso que para aumentar a área produzida não haveria necessidade de novos desmates.
 
Voltando o foco para o outro lado, o fato de Mato Grosso estar na Amazonia Legal, tanto possibilitou o acesso ao crédito de financiamento Dec. 756/1969, Artigos 5º. e 9º. Da SUDAM como também permitiu o acesso ao incentivo fiscal no pagamento do Imposto de Renda pessoa jurídica. Décadas atrás eram isenções, hoje tem a redução em várias escalas, mas principal é a de 75% do imposto de Renda Pessoa Jurídica, para as empresas (que operam no lucro real) que se enquadram no decreto 4.212 de 26 de abril de 2002 que definiu os setores da economia prioritários para o desenvolvimento na Amazônia Legal e no Nordeste o Decreto 4.213.
 
O fato de Mato Grosso estar na Amazônia Legal também facilita a vida do Estado e dos municípios para receber recursos e financiamentos federais, muitos programas através da SUDAM também. Excluir MT da Amazonia Legal é alijar e bloquear uma fonte de recursos.
 
Hoje estima-se que Mato Grosso tenha quase trezentas empresas incentivadas com a redução do imposto de renda de 75% por estarem na Amazonia Legal, com a eventual exclusão esses incentivos deixarão de existir para as indústrias, prejudicando o seu desempenho financeiro, competitivo, afetando a geração de empregos na indústria, bloqueando os recursos economizados em impostos que voltam a ser aplicados nas empresas para modernização e compras de novas máquinas, equipamentos e melhoria nas instalações.
 
Se o Agro visa ampliar a área de produção, é uma proposta interessante essa proposição; mas tem que pensar formas, buscar soluções sem mexer no enquadramento de Mato Grosso na Amazônia Legal, potencializando o Agro sem prejudicar os setores industriais.
 
Atualmente os setores beneficiados com incentivos fiscais pertencem a empresas dos setores de infraestrutura, turismo/hotelaria, agroindústria, agricultura irrigada, indústria extrativa mineral, têxtil, indústria de transformação, celulose, alimentos, bebidas, as indústrias, madeira, móveis e os diversos outros empreendimentos, são contemplados no programa de incentivos fiscais da SUDAM. A exclusão de Mato Grosso da Amazônia legal será uma pancada tanto para programas de financiamento da União para o Estado, como um golpe para retardar a consolidação industrial em Mato Grosso.
 
Renato Gorski, Economista, é Consultor Empresarial na Amazônia Legal.

Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Brasil - Agência de Notícias com o CNPJ 12.912.695/0001-67, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (65)993430927
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital