Fundado pelo jornalista e CEO, Eraldo de Freitas
Aos 14 de abril de 2006

Fale Conosco
(65)993430927

Várzea Grande(MT), Terça-Feira, 16 de Abril de 2024 - 02:30
Moeda
Dólar - BRL 5.1855
Libra - BRL 6.4599
Euro - BRL 5.4763
Bitcoin - BRL 209250,95

16/09/2021 as 07:43:50 | por Andréia Fontes |

Sinop adere ao Mais MT Muxirum e já tem 20 turmas formadas

Seduc está próxima de atingir a meta, que é oferecer o programa em 60 municípios este ano

Fotografo: Wesley Rodrigues
...
Secretária municipal de Educação de Sinop, Sandra Donato, secretário Alan Porto e o prefeito do município, Roberto Dorner
O município de Sinop é o 58º a aderir ao programa Mais MT Muxirum, que visa alfabetizar jovens e adultos com mais de 15 anos. A assinatura ocorreu nesta terça-feira (14.09), durante a inauguração da Escola Militar Tiradentes. As aulas no município começam na próxima quarta-feira (22).
 
Um dia após a assinatura do termo de adesão, pelo secretário de Estado de Educação, Alan Porto, e pela secretária municipal, Sandra da Conceição Donato, 20 turmas já estão formadas, com 200 alunos.
 
A expectativa da coordenadora local do Mais MT Muxirum, Cristiane Aparecida Custódio Bregolato, é que este número cresça muito com a busca ativa nesta semana.
 
Bregolato, que já foi professora alfabetizadora, afirma que trabalhar no programa é extremamente gratificante, principalmente no acompanhamento dos alunos no dia a dia. “O programa tem uma importância muito grande. A maioria dos estudantes quer aprender a escrever o próprio nome e a ler para poder fazer tarefas que são, teoricamente, simples, como pegar um ônibus, assinar um documento, ir ao banco”.
 
No município já são 42 alfabetizadores selecionados e, de acordo com a formação de mais turmas, outros serão contratados. “Para alfabetizar é necessário muito carinho, muito cuidado. Os alfabetizadores são apaixonados pelo que fazem, tanto que temos muitos que já participaram do programa em outros anos”.
 
Secretário de Estado de Educação, Alan Porto enfatiza que a meta do projeto está muito próxima de ser alcançada. Para este ano, foram selecionados 60 municípios para desenvolverem o programa e apenas dois não assinaram o termo de adesão, sendo que as conversas já estão bem avançadas.
 
“As aulas começaram no dia 14 para as turmas que já estavam formadas, mas o calendário é flexível e as aulas podem ser repostas ao final. Ou seja, continuamos a busca ativa. Nossa meta é atender, nesta primeira etapa, mais de 48 mil estudantes com mais de 15 anos que não sabem ler e escrever. E, em cinco anos, o objetivo do governo do Estado é erradicar o analfabetismo em Mato Grosso”.
 
Alan Porto explica que o programa é executado pelo município, com atendimento flexibilizado quanto ao local – pode ocorrer em centros comunitários, igrejas, escolas – e com turma reduzida, de 10 a 15 alunos no máximo.
 
Serão atendidos jovens e adultos tanto da zona urbana como da zona rural, respeitando todas as regras de biossegurança.
 
“O regime de colaboração com os municípios é fundamental neste programa para que o atendimento chegue aos locais de mais difícil acesso. Hoje temos 199 mil jovens e adultos analfabetos nos 141 municípios de Mato Grosso, o que representa 5,9% da população acima dos 15 anos. Sem as parcerias, a implementação efetiva do programa não seria possível devido à extensão territorial do nosso Estado”.
 
 
 
(Seduc-MT, Andréia Fontes)

Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Brasil - Agência de Notícias com o CNPJ 12.912.695/0001-67, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (65)993430927
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital