Fundada aos 14 de abril de 2006 pelo Jornalista Eraldo de Freitas - E-mails: redacao@sbcbrasil.com.br

Cidadão Repórter

(65)9966-5664
Várzea Grande(DF), Quinta-Feira, 06 de Maio de 2021 - 09:29
16/04/2021 as 09:41:07 | Por Khayo Ribeiro | 186
Secretário rebate Ministério e diz que VG usou mais de 60% das vacinas recebidas
Segundo o secretário, a pasta tentou mudar a forma de alimentação do sistema junto ao SUS para corrigir o suposto "delay".
Fotografo: Secom-VG
O secretário de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo de Barros

O secretário de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo de Barros, afirmou que o município utilizou mais de 60% das vacinas contra a covid-19 recebidas, confrontando assim o número divulgado oficialmente pelo Ministério da Saúde.
 
Em entrevista do Jornal do Meio Dia na quinta-feira (15), o gestor apontou que a discrepância entre os números da vacinação na cidade se deve a problemas de atualização junto ao portal do SUS.
 
Conforme dados divulgados pelo portal do Ministério da Saúde, Várzea Grande recebeu mais de 42 mil doses, das quais utilizou um total de 18.527 - valor que representa cerca de 44% do total de vacinas aplicadas em relação às recebidas.
 
Segundo o secretário, a pasta tentou mudar a forma de alimentação do sistema junto ao SUS para corrigir o suposto "delay". Além disso, Gonçalo também apontou que o município reserva parte das vacinas para aplicação da segunda dose, seguindo recomendação do governo federal.
 
"Recebemos hoje 39 mil doses de primeira e segunda dose. Temos que lembrar que é obrigação do gestor garantir a segunda dose. Até a quarta etapa, a recomendação que veio do governo federal e do Estado é que deveriam ser armazenados 50% para garantir a segunda dose da CoronaVac", disse.
 
"Hoje, temos um estoque de 5,8 mil doses de segunda dose que estamos aplicando gradativamente dentro do prazo de 28 da CoronaVac e de 90 dias da AstraZeneca", reiterou.
 
De acordo com o Ministério da Saúde, Várzea Grande é a segunda cidade mato-grossense que mais recebeu doses, mas, mesmo assim, segue atrás de diversos outros municípios quanto à porcentagem dos imunizantes aplicados.
 
Ao todo, o governo federal indica que foram distribuídas 618.760 doses a Mato Grosso, das quais 401.544 foram aplicadas.
 
Veja a entrevista na íntegra
 
 
 
(Fonte: Khayo Ribeiro, Gazeta Digital)




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil