Fundado pelo jornalista e CEO, Eraldo de Freitas
Aos 14 de abril de 2006

Fale Conosco
(65)993430927

Várzea Grande(MT), Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024 - 11:39
Moeda
Dólar - BRL 5.1725
Libra - BRL 6.4302
Euro - BRL 5.5307
Bitcoin - BRL 209250,95

10/06/2022 as 09:44:47 | por Celly Silva |

Secretaria de Meio Ambiente intensifica fiscalização em Várzea Grande

Com a entrada de seis novos fiscais ambientais mediante concurso público, a oferta de serviços à população será ampliada.

Fotografo: Secom/VG
...
Várzea Grande
Com o ingresso de seis novos fiscais ambientais, empossados pelo último concurso público, no início deste mês de junho, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS) já planeja ampliar os serviços oferecidos à população e intensificar as ações de fiscalização em Várzea Grande. Com o aumento da equipe para 10 fiscais ambientais, será possível implantar plantões aos finais de semana, instituir o disque-silêncio e ampliar o trabalho no período noturno.
 
De acordo com o coordenador de Fiscalização Ambiental, Edipson Morbeck Júnior, os novos e antigos servidores estão passando por diversos treinamentos, para formação e atualização, que abordam a legislação ambiental, preenchimento de autos de notificação e infração, uso do decibelímetro, pilotagem de drone. Os cursos são oferecidos em parceria com outras instituições, a exemplo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai-MT).
 
“O serviço vai melhorar porque vamos começar a fazer plantões aos finais de semana, futuramente implantar o disque-silêncio e estamos pensando até em ampliar o horário de funcionamento da Secretaria das 8h às 20 horas. É um desejo que o nosso prefeito, Kalil Baracat, tem de que estejamos mais presentes no dia a dia do cidadão. A SEMMADRS já faz um trabalho de educação ambiental, mas quando falta consciência, é preciso fiscalização”, disse Morbeck.
 
Além disso, os novos fiscais já estão em campo, aprendendo na prática com os servidores mais experientes a rotina de trabalho. Na manhã desta quinta-feira (9), durante uma diligência no bairro Costa Verde, onde há grande número de bolsões de lixo, a equipe acompanhou um condutor que passava pelo local com uma carretinha carregada de entulho, mas que evadiu ao verificar a presença da fiscalização.
 
Conforme o Código de Defesa do Meio Ambiente e Recursos Naturais do Município (Lei n.º 1.497/94) compete aos fiscais efetuar vistorias, levantamentos e avaliações, inspeções; verificar as observâncias das normas e padrões ambientais vigentes; lavrar autos de notificação e de infração; entre outros, podendo sempre requisitar força policial para o exercício de suas atribuições. Na prática, eles atendem denúncias de maus tratos aos animais, invasões de terrenos públicos, poluição ambiental e sonora, descarte irregular de resíduos, entre outros.
 
Qualquer munícipe pode acionar a fiscalização através da Ouvidoria do Município, cujos contatos são: 0800 647 4142, (65) 98472-3140 (WhatsApp) ou ouvidoria@varzeagrande.mt.gov.br.(Celly Silva | Secom VG)

Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Brasil - Agência de Notícias com o CNPJ 12.912.695/0001-67, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (65)993430927
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital