Fundado pelo jornalista e CEO, Eraldo de Freitas
Aos 14 de abril de 2006

Fale Conosco
(65)993430927

Várzea Grande(MT), Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 - 14:33
Moeda
Dólar - BRL 5.1984
Libra - BRL 6.4357
Euro - BRL 5.5394
Bitcoin - BRL 209250,95

13/05/2022 as 09:27:50 | por MF Press Global |

Saiba como manter uma boa nutrição, mas sem ganhar sobrepeso durante a gravidez

Isso é possível com boas práticas durante a gestação, como o consumo de alimentos saudáveis e in natura e a prática de atividades físicas.

Fotografo: Divulgação / MF Press Global
...
Saiba como manter uma boa nutrição
Um dos medos da maioria das mulheres ao engravidar é o sobrepeso. Mas segundo a nutricionista, Dani Borges, que também está grávida, o ganho excessivo de peso pode ser evitado com boas práticas durante a gestação, como o consumo de alimentos saudáveis e in natura e a prática de atividades físicas.
 
"No primeiro trimestre de gravidez a mulher tem a necessidade de aumentar o consumo de calorias diárias. Por exemplo, se durante o dia ela tem um gasto calórico de 2.000 calorias, nesses primeiros três meses ela deve consumir em média 2.300 a 2.500 kcal. Isso é necessário para nutrir a mãe e essa nova vida que está crescendo dentro dela", explicou Dani.
 
Em relação à estética e a manutenção do peso, Dani sempre lembra que a saúde vem em primeiro lugar. Dito isso, uma boa escolha para as mamães são os alimentos in natura, hortaliças como brócolis,  vagem, couve-flor, abobrinha e berinjela, que são ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes e a alface também é uma excelente opção. "É fundamental analisar a procedência desses produtos, verificar se estão bem lavados, isso para evitar contaminação por algum tipo de bactéria", alertou.
 
Hortaliças como vagem, couve-flor, abobrinha e berinjela, que é um antioxidante, também são alimentos recomendados por Dani.
 
"Alimentos in natura como batata, aipim, os integrais, como arroz integral que tem bastante fibra e ajuda a manter o índice glicêmico baixo, frutas, legumes, proteínas magras, como peito de frango, peixes como tilápia e salmão, que normalmente são criados em cativeiro e não apresentam risco de contaminações como a salmonela.Esses alimentos não irão prejudicar a saúde da mulher, pelo contrário só irão contribuir", afirmou a nutricionista.
 
Alguns alimentos devem ser evitados durante a gravidez, não apenas para evitar o ganho de peso, mas para a manutenção da saúde, principalmente para não desenvolver uma diabetes gestacional ou hipertensão arterial. O açúcar, os chamados carboidratos simples, gorduras em excesso, alimentos processados e ultraprocesados, são alguns desses alimentos.
 
"Doces, açúcar em excesso e principalmente os fast-foods. Essas comidas mais calóricas e com muito açúcar devem ser evitadas, pois podem contribuir com uma diabetes gestacional, mesmo a mãe sendo saudável e nunca tendo nenhuma resistência periférica à insulina,  ela pode sim desenvolver uma diabetes gestacional", destacou Dani.
 
Dani finaliza orientando as mamães que tiverem liberação médica a praticarem alguma atividade física, como caminhada, pilates, ou até uma musculação leve. Além disso, se possível o ideal é ter um acompanhamento nutricional, onde o profissional poderá indicar à gestante a quantidade correta do consumo calórico diário, não apenas em relação a vitaminas e minerais, mas que também mantenha a saúde e estética adequada da gestante, evitando o sobrepeso.
 
Sobre Dani Borges
 
Dani Borges é uma atleta Fitness WBFF PRO, nutricionista, modelo, health coach e educadora física. Como influenciadora digital, tem mais de 410 mil seguidores e posta dicas de motivação, alimentação saudável, receitas e treinos.
 
Como nutricionista, atende em seu consultório no Brasil e online através das plataformas digitais.
Arquivo pessoal / Dani Borges

Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Brasil - Agência de Notícias com o CNPJ 12.912.695/0001-67, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (65)993430927
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital