Fundado pelo jornalista e CEO, Eraldo de Freitas
Aos 14 de abril de 2006

Fale Conosco
(65)993430927

Várzea Grande(MT), Terça-Feira, 23 de Abril de 2024 - 12:11
Moeda
Dólar - BRL 5.1545
Libra - BRL 6.4112
Euro - BRL 5.5172
Bitcoin - BRL 209250,95

05/11/2021 as 09:59:50 | por ROSE DOMINGUES |

Projeto institui creche do idoso para população em vulnerabilidade social

O objetivo do PL 992/2021 é oferecer cuidados diários e proteção ao idoso de famílias em vulnerabilidade social

Fotografo: Karen Malagoli
...
A expectativa do IBGE é de que o número de pessoas com 65 anos ou mais triplique, chegando a 58,2 milhões em 2060
Com a tendência de envelhecimento da população, que já ultrapassou 30 milhões de idosos no Brasil, o Projeto de Lei 997/2021 propõe ações em Mato Grosso que garantem qualidade de vida e dignidade a famílias de baixa renda, entre elas, a criação da “creche do idoso”.  
 
Para o deputado estadual Dr. Gimenez (PV), é fundamental garantir atendimento adequado, principalmente às famílias em vulnerabilidade social e que não tenham condições de prover os cuidados diários necessários aos seus idosos. 
 
“Nossa proposição visa gerar acolhimento, abrigo diurno, cuidados, proteção e convivência adequados, como forma de prevenir o isolamento e a institucionalização dessas pessoas, gerando com isso o fortalecimento dos vínculos familiares”, argumentou o parlamentar.  
 
A proposição sugere a instalação de locais apropriados para a convivência diurna de idosos, onde poderão receber abrigo, alimentação, cuidados específicos e realizar atividades diversas, preferencialmente de segunda à sexta-feira, em horário comercial.  
 
“Essa rede de atendimento também será de ‘proteção’, pois vai monitorar e acompanhar o uso dos medicamentos de uso mediato ou contínuo, proporcionar serviços de fisioterapia, nutrição, psicológico, social, enfermagem e educação física, além de contribuir com a família, que poderá deixar o idoso em período parcial ou integral em sistema de creche”.
 
Os recursos para criação e manutenção dos espaços poderão ser definidos por meio de convênios entre os governos federal, estadual e municipal, bem como parcerias com a iniciativa privada. Segundo o IBGE, em 2019, havia 32,9 milhões idosos no país; 7,5 milhões entre 2012 a 2019 –  um crescimento de 29,5% nesse grupo etário. Em Mato Grosso, já são mais de 300 mil pessoas.
 
Nesse cenário, a expectativa é de que o número de pessoas com 65 anos ou mais praticamente triplique, chegando a 58,2 milhões em 2060 – o equivalente a 25,5% da população. A expectativa de vida da população hoje é de 71 anos de idade, 60% maior do que na década de 1940, quando os brasileiros viviam em média 45,5 anos.  
 
“Esta mudança no perfil populacional requer a urgência de atenção e organização do poder público, para oferecer uma rede de serviços especializada de proteção social especial de média complexidade em todos os municípios”, frisa o parlamentar, que é o deputado mais idoso da Assembleia Legislativa, com 70 anos. 

Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Brasil - Agência de Notícias com o CNPJ 12.912.695/0001-67, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (65)993430927
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital