Fundado pelo jornalista e CEO, Eraldo de Freitas
Aos 14 de abril de 2006

Fale Conosco
(65)993430927

Várzea Grande(MT), Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 - 04:22
Moeda
Dólar - BRL 5.0156
Libra - BRL 6.3412
Euro - BRL 5.4098
Bitcoin - BRL 209250,95

29/06/2021 as 07:29:49 | por Maria Barbant |

Projeto de conscientização e combate ao trabalho infantil será lançado nesta terça-feira (29)

O evento online, transmitido pela plataforma zoom, contará com palestra do Procurador do MPT 23° Região, André Canutto de Figueiredo Lima

Fotografo: Divulgação
...
Às 14:30 horas, acontece o lançamento oficial do projeto MPT na Escola.
Nesta terça-feira (29), às 14:30 horas, acontece o lançamento oficial do projeto MPT na Escola. O evento será online, transmitido pela plataforma zoom, e contará com a participação do procurador do Ministério Público do Trabalho, André Canuto de Figueiredo Lima, gestores da Secretaria Municipal de Educação e profissionais das 10 unidades da rede pública municipal que participam do projeto.
 
O projeto MPT na Escola é uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação. O projeto reúne estudantes e professores de 10 unidades da rede pública municipal. No total são 2.457 estudantes, do 4º ao 7º Ano, e 113 professores envolvidos em ações e debates sobre temas relativos aos direitos das crianças e dos adolescentes, proteção do trabalhador adolescente e trabalho infantil.
 
O coordenador municipal do projeto, professor Edmilson Marques de Moraes explicou que o projeto baseado no trabalho colaborativo entre o Ministério Público do Trabalho, Secretaria Municipal de Educação, equipes gestoras, professores, estudantes e famílias.   “O projeto envolve uma série de ações entre elas lives, em parceria com órgãos especializados no combate ao trabalho infantil e adolescente, para ajudar a elucidar dúvidas e complementar o ensino e aprendizagem”, explicou.
 
Unidades participantes
 
Participam do projeto as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) Antônia Tita Maciel de Campos, EMEB Celina Fialho Bezerra, EMEB Dejani Ribeiro Campos, EMEB Nossa Senhora Aparecida, EMEB Pref. Elza Luiza Esteves, EMEB Prof. Francisca Figueiredo de Arruda Martins, EMEB Prof. Ranulpho Paes de Barros, EMEB Senador Darcy Ribeiro, e as Escolas Municipais de Educação Básica do Campo (EMEBC) Nova Esperança e EMEBC Prof Hilda Caetano de Oliveira Leite.
 
A secretária Municipal de Educação de Cuiabá, Edilene de Souza Machado,falou sobre a importância do projeto na formação dos estudantes.  “O projeto possibilita que a comunidade escolar e toda a sociedade seja sensibilizada em relação aos direitos da crianças e do adolescente a uma educação de qualidade, integral e humanizada, ao lazer, a saúde, a cultura e a profissionalização”, disse ela.
 
Resgate à Infância
 
O MPT na Escola faz parte do Projeto Estratégico “Resgate a Infância”, desenvolvido pela Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), com atuação conjunta em três eixos — educação, aprendizagem e políticas públicas. O objetivo é por meio da informação prevenir e combater o trabalho infantil, conscientizar a sociedade, fomentar políticas públicas, promover a formação profissional e proteger o trabalhador adolescente.
 
Prêmio
 
Uma das ações do projeto é Prêmio MPT na Escola por meio do qual são selecionados os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais dos estudantes das instituições de ensino participantes do projeto em todo o Brasil. O concurso possui quatro categorias: conto; poesia; música e desenho, e aborda os temas aprendizagem profissional e combate ao trabalho infantil.
 
O prêmio é dividido em dois grupos: o primeiro conta com alunos de 4º e 5º ano do ensino fundamental, com produções sobre trabalho infantil. O segundo grupo, de estudantes de 6º e 7º ano do ensino fundamental, deve abordar a aprendizagem profissional/profissionalização do adolescente. O prêmio é o encerramento anual do projeto e, além de reconhecer e divulgar os melhores trabalhos produzidos pelos estudantes valoriza a dedicação dos educadores envolvidos.
 
Em Cuiabá, os professores sob a orientação da Equipe Gestora e do coordenador Municipal do Projeto, já estão trabalhando na elaboração e produção das atividades com os estudantes nas categorias Poesia, Conto, Desenho e Música
 
Palestra
 
A palestra com o dr. André Canuto, Procurador do MPT 23° Região de Cuiabá, sobre o tema "MPT na Escola - Combate ao Trabalho Infantil".
 
Durante o evento será apresentado o Plano Municipal pelo coordenador do Projeto em Cuiabá.
 
Serviço:
 
Lançamento do projeto MPT na Escola
 
Data: 29/06
 
Horário: 14:30 horas
 
Palestra: MPT na Escola – Combate ao Trabalho Infantil - Dr. André Canuto, Procurador do MPT 23° Região de Cuiabá
 
Local: o evento será transmitido pelo Zoom

Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Brasil - Agência de Notícias com o CNPJ 12.912.695/0001-67, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (65)993430927
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital