Fundado pelo jornalista e CEO, Eraldo de Freitas
Aos 14 de abril de 2006

Fale Conosco
(65)993430927

Várzea Grande(MT), Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 - 14:46
Moeda
Dólar - BRL 5.1974
Libra - BRL 6.4329
Euro - BRL 5.5396
Bitcoin - BRL 209250,95

10/03/2022 as 08:29:05 | por Cida Rodrigues |

Programação especial propõe evidenciar e agitar a resistência negra em Mato Grosso

Secel patrocina 2ª edição do projeto que conta com atividades online e presenciais que visam proporcionar momentos de reflexão e troca de saberes

Fotografo: JLSiqueira/ALMT
...
Muro Casa das Pretas, em Cuiabá
A história e os avanços da comunidade negra em Mato Grosso ficarão em evidência até o dia 21 de março durante a programação da 2ª edição do projeto Agitando a Resistência Negra. O evento é realizado pelo Instituto de Mulheres Negras (Imune-MT), com patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), e conta com rodas de conversas, festival de hip hop, mostra de cinema negro e premiação.
 
“Agitando a resistência negra vem agitar, fazer barulho, mostrar, tirar da invisibilidade a voz, as conquistas e o trabalho do povo negro.  Somos mais de 60% da população do estado e queremos discutir, propor políticas, avaliar até que ponto avançamos e o que podemos avançar mais”, destaca a presidente e fundadora do Imune-MT, Antonieta Luisa Costa.
 
Antonieta relembra ainda que há diversos e valiosos trabalhos por todo o Estado e que o objetivo é continuar valorizando e evidenciando a história do povo negro em Mato Grosso.
 
“Essa edição, com a parceria da Secel, está sendo maravilhosa. É mais uma fase desse processo para trazer à tona as lutas, as conquistas, a esperança de que a equidade na política de direitos aconteça de fato”. 
 
A programação do projeto conta com atividades online e presenciais que visam proporcionar momentos de reflexão e troca de saberes. Na noite dessa terça-feira (08.03), o tema da roda de conversa foi ‘Mulheres Negras: Cultura, Saber e Resistência’, e está disponível no Instagram @imunemt.
 
Nesta quarta-feira (09.03), às 19h, acontece a roda de conversa ‘Povos de Matriz Africana: Cultura e Resistência Negra’. Na quinta-feira (10.03), às 19h, a roda debaterá o tema ‘Imigrantes: Cultura e Resistência na Diáspora’. Ambos presenciais, os encontros serão realizados no Centro Cultural Casa das Pretas, que fica na Praça da Mandioca, em Cuiabá.
 
Na próxima segunda-feira (14.03), às 7h, a escola estadual Prof. Amorim Silva, localizada no bairro CPA 3, em Cuiabá, acolhe a roda de conversa ‘Mulheres, Periferia e Hip Hop’. E no dia 16 de março, às 18h, ocorre o debate online sobre ‘Afrofuturismo’, que será transmitido pela rede social instagram.
 
De 16 a 19 de março, a VI Mostra de Cinema Negro de Mato Grosso integra também a programação, com transmissão online.  Já no dia 20 de março, a agenda fica por conta do Festival Hip Hop Contemporâneo, que será realizado na Praça Cultural do bairro Jardim Vitória, na capital.
 
Para encerrar a edição deste ano, o evento premia as personalidades que agitam a resistência negra em Mato Grosso. A premiação, que ocorre no dia 21 de março, às 19h, terá como palco o Cine Teatro Cuiabá.
 
 “Convido todos e todas a celebrar conosco a existência negra. A ação tem financiamento do Governo de Mato Grosso, por meio da Secel, e é totalmente gratuito. São muitas as atividades, que já estão acontecendo, para celebrar a resistência, a cultura, a experiência, os modos de vida, as artes e as lutas negras”, convoca o secretário adjunto de Cultura da Secel, Jan Moura.
 
A 2ª edição do Agitando a Resistência Negra conta também com o apoio cultural da deputada federal Rosa Neide e dos parceiros Favelativa e Coletivo Quariterê.
 
Serviço
 
Agitando a Resistência Negra - 2ª edição 
 
Quando: 07 a 21 de março de 2022
 
Atividades: rodas de conversas, festival de hip hop, mostra de cinema negro e premiação
 
Transmissões online e mais informações: instagram @imunemt.(Cida Rodrigues | Secel-MT)

Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Brasil - Agência de Notícias com o CNPJ 12.912.695/0001-67, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (65)993430927
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital