Fundada aos 14 de abril de 2006 pelo Jornalista Eraldo de Freitas - E-mails: redacao@sbcbrasil.com.br

Cidadão Repórter

(65)9966-5664
Várzea Grande(MT), Sexta-Feira, 01 de Julho de 2022 - 17:15
20/06/2022 as 16:26:08 | Por Marianna Peres |
Prefeitura de Várzea Grande entrega veículos para reforço do programa PreviQueimadas
Parceria foi revalidada para o enfrentamento do período de estiagem e combate aos incêndios urbanos.
Fotografo: Secom/VG
No ano passado, o prefeito Kalil Baracat, foi pessoalmente ao quartel do Corpo de Bombeiros para firmar a parceria

A prefeitura de Várzea Grande, por meio da secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural e Sustentável, realizou a entrega de duas caminhonetes e um caminhão-pipa para o 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros. A ação reeditou a parceria que existe entre as duas instituições, desde o ano passado, e foi selada com objetivo de reduzir os registros de queimadas na cidade, especialmente de pequenos focos que podem se transformar em incêndios de grandes proporções.
 
No ano passado, o prefeito Kalil Baracat, foi pessoalmente ao quartel do Corpo de Bombeiros para firmar a parceria, se comprometendo a dar suporte de forma antecipada aos militares no período das queimadas, que tem como marco na região a partir da segunda semana de julho. “Firmamos uma ação integrada, entre várias frentes, o Município cede caminhões-pipas, veículos, motoristas e ajudantes. A corporação entra com a expertise no combate ao fogo, juntamente com estratégias de atuação do batalhão”.
 
Conforme o secretário de Meio Ambiente, Célio Santos, a parceria iniciada no ano passado surtiu resultado. “Na comparação com 2020, por exemplo, houve redução de cerca de 30% sobre os focos de incêndios. Mais do que números, a parceria comprovou que o combate aos pequenos focos evitou que as queimadas urbanas pudessem se transformar em incêndios de grandes proporções. Preservamos a vida, a fauna, a flora e a qualidade do ar”.
 
Como explica o comandante do 2ª Batalhão, Major Marcondes, os veículos cedidos ampliam a capacidade de atendimentos das ocorrências na cidade e reduzem o tempo de resposta. “Estamos entrando no período de estiagem, momento em que as ocorrências relativas à presença de focos de calor aumentam e esse aparato reforça o combate. Eliminar pequenos focos faz parte da estratégia de ação”. Ainda como ele explicou, os veículos serão incorporados à frota militar pelo período de quatro meses e serão reguladas conforme a necessidade apontada pelo Ciosp. “Esses veículos são para atendimento exclusivo de ocorrências em Várzea Grande”, destacou.
 
As caminhonetes vão receber reservatórios de água, implantados pelo próprio Corpo de Bombeiros. “O interessante desses veículos utilitários é que eles conseguem ser mais ágeis em relação aos caminhões e podem chegar a locais onde o transporte mais pesado não acessa. Novamente retomamos o objetivo da parceria: Esses veículos ampliam a capacidade de atendimento e reduzem o tempo de resposta ao cidadão”, destaca o secretário.
 
O major Marcondes destaca que mesmo pequenos focos, a depender do local onde se propagam, “podem causar danos severos ao meio ambiente e quando não controlados, causar perdas irreparáveis ao ecossistema”. Ainda segundo ele, a expertise da corporação se volta neste período de seca ao combate aos incêndios de toda ordem, “justamente para evitar grandes perdas”.
 
A cessão temporária dos veículos permite ainda que o Corpo de Bombeiros possa descentralizar a atuação, cobrindo melhor e atendendo de forma mais rápida todas as regiões de Várzea Grande. “Temos como equipar as bases localizadas na Alameda, aqui no Centro – no quartel – e ainda a do Parque Bernardo Bernek. Nesse raio de ação, com a viaturas posicionadas de forma estratégica, aumentamos o atendimento às ocorrências e a rapidez na prestação do serviço à população”.(Marianna Peres | Secom VG)




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil