Fundado pelo jornalista e CEO, Eraldo de Freitas
Aos 14 de abril de 2006

Fale Conosco
(65)993430927

Várzea Grande(MT), Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024 - 18:45
Moeda
Dólar - BRL 5.2424
Libra - BRL 6.5274
Euro - BRL 5.5911
Bitcoin - BRL 209250,95

08/07/2022 as 14:03:28 | por Celly Silva |

Prefeitura de Várzea Grande capacita criadores de gado contra brucelose

Treze pecuaristas participaram do treinamento teórico e prático, ocorrido no barracão da Associação dos Produtores Rurais da Comunidade Sadia III

Fotografo: Secom/VG
...
Treze criadores participaram do treinamento teórico e prático
Pequenos criadores de gado passaram por curso de vacinação contra brucelose, nos dias 29 e 30 de junho, oferecido por meio de parceria da Prefeitura de Várzea Grande com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-MT) e com o Sindicato Rural de Nossa Senhora do Livramento. Treze criadores participaram do treinamento teórico e prático, ocorrido no barracão da Associação dos Produtores Rurais da Comunidade Sadia III, sob instrução do médico veterinário credenciado ao SENAR-MT, José Oliveira, e acompanhamento do engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal de Meio ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS), Francisco Nunes de Oliveira Júnior.
 
De acordo com o servidor, o objetivo do curso é capacitar os produtores para que tenham conhecimento das doenças e dos procedimentos relativos à manutenção da sanidade animal, garantindo a saúde do rebanho. “No curso os pequenos criadores de gado aprenderam sobre a fisiologia do gado, a importância da sanidade animal, Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal; materiais utilizados na vacinação e cuidados com as seringas, conservação da vacina no curral, manejo com os animais e aplicação da vacina e também sobre a necessidade de comunicar a vacinação ao INDEA”, explica Francisco.
 
Várzea Grande tem cerca de 28 mil cabeças de gado registrados no Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT). Aqueles que fazem parte da agricultura familiar estão passando por um processo de reconhecimento por parte da Secretaria. “Firmamos um projeto de extensão junto à Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para desenvolver um levantamento específico da cadeia produtiva da bovinocultura, onde são realizados diagnósticos, com base em dados como idade, sexo, raça do rebanho, se tem registro no Indea, doenças existentes, vacinação e vermifugação, existência de curral, condições do solo e do pasto, suplementação, beneficiamento, entre outros. Com isso, vamos poder rastrear quais são as dificuldades, desafios e possibilidades desses produtores”, afirma Jhonattan Luydd Fernandes Ferreira, coordenador de Desenvolvimento Rural Sustentável.
 
BRUCELOSE - A brucelose bovina é uma doença causada por uma bactéria denominada Brucella abortus (conhecida como moléstia de Bang), ocasionando frequentemente aborto em vacas principalmente no terço final da gestação, orquite nos machos, além de prejudicar a produção de leite.
 
A vacinação deve ser feita em todas as fêmeas das espécies bovina e bubalina, na faixa etária de três a oito meses de idade. Em propriedades certificadas, recomenda-se que as bezerras, sejam vacinadas com até seis meses de idade.
 
A brucelose é uma zoonose, ou seja, é transmitida dos animais para os humanos. O homem pode obter a doença pela ingestão de carne, de leite e derivados sem o tratamento térmico adequado ou com o contato direto com um animal doente.
 
Os sintomas da brucelose em humanos são sinais comuns a outras doenças, o que dificulta o diagnóstico, sendo eles: febre, mal estar, calafrios, fraqueza, dores, entre outros (fonte: Prodap).(Celly Silva | Secom VG)

Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Brasil - Agência de Notícias com o CNPJ 12.912.695/0001-67, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (65)993430927
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital