Fundado pelo jornalista e CEO, Eraldo de Freitas
Aos 14 de abril de 2006

Fale Conosco
(65)993430927

Várzea Grande(MT), Quinta-Feira, 28 de Março de 2024 - 07:20
Moeda
Dólar - BRL 4.993
Libra - BRL 6.2943
Euro - BRL 5.3869
Bitcoin - BRL 209250,95

18/11/2021 as 09:41:10 | por Camila Molina |

Polícia Civil de MT realiza diversas ações em operação nacional de combate a violência contra idosos

Em Mato Grosso, as ações iniciaram no dia 10 de novembro com a realização de diversos procedimentos ligados a defesa da pessoa idosa

Fotografo: Polícia Civil-MT
...
A operação de âmbito nacional, ocorre nos 26 estados da federação e no Distrito Federal
A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada de Delitos Contra a Pessoa Idosa (DEDCPI) de Cuiabá e Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Criança e Idoso de Várzea Grande (DEDMCI-VG), deflagraram na manhã desta quinta-feira (18.11), a operação Vetus II, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em combate aos crimes de violência contra o idoso.
 
A operação de âmbito nacional, ocorre nos 26 estados da federação e no Distrito Federal, sendo a data de 18 de novembro considerado o dia “D”, para o desenvolvimento de ações em todo país.
 
Em Mato Grosso, as ações iniciaram no dia 10 de novembro com a realização de diversos procedimentos ligados a defesa da pessoa idosa, como instauração e conclusão de inquéritos e medidas protetivas. Nesta quinta-feira (18), são realizadas checagens de denúncias anônimas e feita incursões em dois Institutos de Longa Permanência de Idosos (ILPI). O Conselho Estadual do Idoso acompanha as dilgiências. 
 
Em Cuiabá, são sete representações de medidas cautelares de afastamento do lar, e quatro medidas protetivas de urgência da Lei Maria da Penha (quando a vítima é idoso e o agressor é do sexo masculino) para vítimas idosas que sofrem maus-tratos.
 
A Delegacia da Pessoa idosa de Cuiabá também realizou a checagem de 105 denúncias anônimas feitas pela 197 e Disque 100, atendeu 195 vítimas, nove idosos resgatados, 159 diligências policiais, três autos de prisão em flagrante lavrados, três pessoas presas, um Boletim Circunstanciado de Ocorrência (BOC) lavrado, 29 inquéritos concluídos, 94 inquéritos instaurados, 11 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) lavrados.
 
Em Várzea Grande os trabalhos resultaram em um mandado de busca e apreensão cumprido, 28 denúncias apuradas do 197 e Disque 100, 72 vítimas atendidas, 48 diligências policiais realizadas, 15 inquéritos concluídos, 15 inquéritos instaurados e 13 TCOs lavrados.
 
Segundo o delegado da DEDCPI de Cuiabá, Vitor Chab Domingues, é uma operação de grande visibilidade, uma vez que atende o público hipervulnerável que é a pessoa idosa.
 
“A operação mostra que os idosos merecem toda atenção especial por parte das Polícias Judiciárias, o que nos dá a certeza que muito em breve as políticas públicas serão aplicadas a esse público, como hoje são aplicadas às mulheres, crianças, adolescente e público LGBTQIA+”, disse o delegado.(Camila Molina/Polícia Civil-MT)

Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Brasil - Agência de Notícias com o CNPJ 12.912.695/0001-67, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (65)993430927
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital