Fundado pelo jornalista e CEO, Eraldo de Freitas
Aos 14 de abril de 2006

Fale Conosco
(65)993430927

Várzea Grande(MT), Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024 - 21:42
Moeda
Dólar - BRL 5.1473
Libra - BRL 6.4157
Euro - BRL 5.5116
Bitcoin - BRL 209250,95

15/07/2022 as 07:06:11 | por Assessoria |

Pleno aponta falhas na infraestrutura de escolas e doações irregulares

O Pleno do Tribunal de Contas de Mato Grosso julgou procedente representação de natureza interna (RNI) que apurou irregularidades na infraestrutura de unidades escolares de Cáceres

Fotografo: TCE-MT
...
O processo foi relatado pelo conselheiro Valter Albano.
O Pleno do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) julgou procedente representação de natureza interna (RNI) que apurou irregularidades na infraestrutura de unidades escolares de Cáceres, no âmbito do programa "Visita às Escolas".
 
O processo, referente ao exercício de 2019, foi apreciado na sessão ordinária desta terça-feira (12), ocasião na qual o conselheiro-relator, Waldir Teis, entendeu não ser razoável a aplicação de multa à então gestora.
 
"Foi observado que subsistem fatores que interferiram na resolução das questões, tais como a disponibilidade de recursos para manter em perfeito estado de conservação todos os estabelecimentos de ensino de Cáceres entre outros", disse.
 
Além disso, chamou a atenção para o fato de que a variação das circunstâncias sobre o não investimento em infraestrutura nos estabelecimentos de ensino deve ser aferida com parcimônia. "É um problema crônico da gestão. A solução é descentralizar certas atribuições administrativas, delegando autonomia e competência aos diretores para fazerem reparos quando aparecerem avarias."
 
Isso porque, de acordo com o conselheiro, a ausência de gerenciamento patrimonial dos diretores leva a esse quadro muitas vezes caótico quando o assunto é infraestrutura. Assim, expediu apenas recomendações à atual gestão.
 
Na mesma data, o Pleno julgou parcialmente procedente uma RNI que apurou possíveis irregularidades na aquisição de materiais de construção pela Prefeitura de General Carneiro, no exercício de 2017. O processo foi relatado pelo conselheiro Valter Albano.
 
Na ocasião, o conselheiro afastou a falha referente a desvio de material. "Na instrução processual não ficou comprovado o desvio de material de construção civil e não constam indícios de que esses produtos não tenham sido entregues ao município."
 
Também afastou achado relativo ao desvio de finalidade na destinação de material de construção civil, uma vez que este foi empregado em benefício do interesse coletivo e inexistem nos autos evidências de danos ao erário.
 
"Mantenho, contudo, irregularidade referente às doações em desacordo com a legislação eleitoral pois a despesa criada com programa social do município entrou em execução no ano eleitoral, o que é vedado pela lei 9504/94", explicou.
 
Diante disso, acolheu em parte o parecer do Ministério Público de Contas (MPC) e votou pela parcial procedência da representação com aplicação de multa à então gestora e emissão de recomendações à atual gestão.(Assessoria/TCE-MT)

Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Brasil - Agência de Notícias com o CNPJ 12.912.695/0001-67, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (65)993430927
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital