Fundado pelo jornalista e CEO, Eraldo de Freitas
Aos 14 de abril de 2006

Fale Conosco
(65)993430927

Várzea Grande(MT), Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 - 11:00
Moeda
Dólar - BRL 5.0156
Libra - BRL 6.3492
Euro - BRL 5.4098
Bitcoin - BRL 209250,95

10/01/2022 as 10:13:19 | por Nathany Gomes |

Plano Diretor entra na fase final e deverá ser entregue à população no aniversário da capital

Até o momento, mais de 60 consultas públicas foram realizadas, o que resulta na participação popular de cerca de duas mil pessoas

Fotografo: Luiz Alves
...
O Plano Diretor de Cuiabá entra em sua fase final de elaboração
O Plano Diretor de Cuiabá entra em sua fase final de elaboração. A meta da gestão Emanuel Pinheiro é entregá-lo no aniversário de 303 anos da capital, em abril. O Plano tem impacto direto nas esferas que norteiam as melhorias e qualidade de vida da população.
 
A elaboração da nova proposta consiste no trabalho conjunto da Prefeitura de Cuiabá, por meio do Instituto de Desenvolvimento Urbano e da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano. Até o momento, mais de 60 consultas públicas foram realizadas, o que resulta na participação popular de cerca de duas mil pessoas, demonstrando mais uma vez a  participação direta do povo cuiabano nas tomadas de decisões na Gestão Pinheiro. 
 
Segundo o secretário adjunto de IPDU, Arquiteto e Urbanista Marcio Puga, a proposta mais detalhada faz parte de uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, analisando de forma específica cada microrregião da cidade, com a finalidade de projetar o desenvolvimento do município  pelos próximos 10 anos, mas dentro de um planejamento para Cuiabá de 2050. 
 
"A última revisão da lei foi sancionada em janeiro de 2007 e tinha um plano mais ousado com ações até 2022. Nesse período, muitas coisas aconteceram como as obras da Copa do Mundo e a cidade de Cuiabá, com sua economia pujante, viveu muitas transformações no período. Sensível a este panorama, a gestã do Prefeito Emanuel Pinheiro iniciou já em 2018 esse processo de revisão. Como uma gestão humanizada, começamos a trabalhar de forma diferenciada, promovendo muitas consultas públicas sendo mais de sessenta na Sede e nos distritos de Cuiabá e agora passamos para fase mais avançada, partindo para definição de propostas", disse o secretário. 
 
Para Puga, o planejamento demanda tempo e requer uma atenção especial por parte do Poder Público, uma vez que abrange o bem estar e a vida da população. "São decisões que têm que ser muito bem pensadas e planejadas para que consigamos obter um grau de densidade populacional e a forma ocupação da cidade sem sobrecarregar ou subutilizar os serviços públicos, reduzindo distancias, viagens e melhorando o atendimento à população, buscando alcançar uma cidade socialmente justa, acessivel e melhor para todos", enfatizou. 
 
O secretário adjunto adiantou que mais quatro consultas públicas serão promovidas até o final de janeiro no sentido de chegar à matéria final. 
 
Posteriormente, o texto será encaminhado ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Estratégico de Cuiabá (CMDE) para uma nova revisão e por fim para a  Câmara Municipal, onde será avaliado e aprovado pelos vereadores. 
 
"Nosso objetivo é fazer essas consultas em janeiro e fevereiro, encaminhar para Câmara e entregar o Novo Plano Diretor de Cuiabá para cidade como mais um presente em seu aniversário, em abril. O mais importante é a população ter conhecimento, se apropriar desta ferramente de planejamento e de gestão, pois eles são os melhores fiscais que nós temos e vão nos ajudar na fiscalização de sua plena implementação", finalizou.(Nathany Gomes/Secom Cuiabá)

Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Brasil - Agência de Notícias com o CNPJ 12.912.695/0001-67, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (65)993430927
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital