Fundada aos 14 de abril de 2006 pelo Jornalista Eraldo de Freitas - E-mails: redacao@sbcbrasil.com.br

Cidadão Repórter

(65)9966-5664
Várzea Grande(DF), Segunda-Feira, 10 de Maio de 2021 - 04:57
06/04/2021 as 11:43:09 | Por CPB | 114
Os princípios fundamentais da aliança
Na semana passada, mencionamos a queda da humanidade, que ocorreu devido ao pecado de nossos primeiros pais
Fotografo: CPB
Os princípios fundamentais da aliança

Lição 2
03 a 09 de abril
 
Sábado à tarde
Ano Bíblico: 2Sm 8-10
 
VERSO PARA MEMORIZAR: “Agora, pois, se ouvirem atentamente a Minha voz e guardarem a Minha aliança, vocês serão a Minha propriedade peculiar dentre todos os povos. Porque toda a terra é Minha” (Êx 19:5).
 
LEITURAS DA SEMANA: Gn 9:15; Is 54:9; Gn 12:1-3; Gl 3:6-9, 29; Êx 6:1-8; Jr 31:33, 34
 
Na semana passada, mencionamos a queda da humanidade, que ocorreu devido ao pecado de nossos primeiros pais. A lição desta semana é um resumo do trimestre, visto que a cada dia examinaremos as primeiras alianças, que eram, à sua maneira, manifestações da verdade presente da verdadeira aliança, ratificada no Calvário pelo sangue de Jesus, a aliança em que, como cristãos, entramos com nosso Senhor. 
 
Começaremos nosso estudo com a aliança que Deus fez com Noé para poupá-lo da destruição, bem como sua família. Então falaremos da aliança com Abraão, rica e repleta de promessas a nós; depois, passaremos à aliança no Sinai e à importância do que foi proclamado ali; e finalmente estudaremos a nova aliança, para qual as outras apontavam. Tudo isso será estudado com mais profundidade nas próximas semanas. Esta semana será apenas uma prévia. 
 
Resumo da semana: O que significa a aliança? Quais elementos a compõem? Que aliança Deus fez com Noé? Que esperança podia ser encontrada na aliança com Abraão? Qual é a função da fé e das obras humanas na aliança? Seria a aliança apenas um acordo ou ela tem aspectos relacionais? Qual é a essência da “nova aliança”?

Domingo, 04 de abril
Ano Bíblico: 2Sm 11, 12
Fundamentos da aliança
 
“Farei uma aliança entre Mim e você e darei a você uma descendência muito numerosa” (Gn 17:2).
 
“A palavra hebraica traduzida como ‘aliança’, que aparece cerca de 287 vezes no Antigo Testamento, é berith. Ela também pode ser traduzida como ‘testamento’ ou ‘último desejo’. Sua origem não é clara, mas passou a significar ‘aquilo que unia duas partes; no entanto, ela era usada para designar muitos tipos diferentes de ‘vínculo’, tanto entre os homens quanto entre o homem e Deus. Essa palavra possui um uso comum, em que ambas as partes eram homens, e um uso distintamente religioso, em que a aliança era entre Deus e o homem. O uso religioso era realmente uma metáfora com base no uso comum, mas com uma conotação [significação] mais profunda’” (J. Arthur Thompson, “Covenant (OT)” [Aliança (AT)], The International Standard Bible Encyclopedia [Enciclopédia Bíblica Internacional]. Grand Rapids, MI: William B. Eerdmans, 1979, v. 1, p. 790).
 
A exemplo do casamento, a aliança bíblica define um relacionamento e um acordo. Como acordo, a aliança contém estes elementos fundamentais:
 
1. Deus confirmou as promessas da aliança com um juramento (Gl 3:16; Hb 6:13, 17).
2. A obrigação da aliança era a obediência à vontade de Deus, expressa nos Dez Mandamentos (Dt 4:13).
3. Cristo e o plano da salvação eram o meio pelo qual a obrigação da aliança de Deus foi finalmente cumprida (Is 42:1, 6).
 
1. Com base nesses elementos, como você vê esses fatores em ação em sua caminhada com o Senhor? Descreva como eles se manifestam em sua vida:
 
No Antigo Testamento o sistema sacrifical de tipos instruiu o povo a respeito do plano da salvação. Por meio de seus símbolos, os patriarcas e Israel aprenderam a exercer fé no Redentor vindouro. Pelos seus ritos, o penitente podia encontrar perdão para o pecado e libertar-se da culpa. As bênçãos da aliança podiam, portanto, ser mantidas, e o crescimento espiritual, a restauração da imagem de Deus na vida, poderia, desse modo, continuar, mesmo quando a humanidade deixasse de cumprir sua parte no acordo.
 
Embora haja alianças entre pessoas, o principal uso da palavra “berith” na Bíblia tratado relacionamento entre Deus e a humanidade. Considerando quem é Deus e quem somos em comparação com Ele, que tipo de relacionamento essa aliança retratava?

Segunda-feira, 05 de abril
Ano Bíblico: 2Sm 13, 14
Aliança com Noé
 
“Com você estabelecerei a Minha aliança, e você entrará na arca, você e os seus filhos, a sua mulher, e as mulheres dos seus filhos” (Gn 6:18).
 
 No verso acima, a palavra aliança aparece pela primeira vez na Bíblia e, nesse contexto, Deus havia acabado de contar a Noé sobre Sua decisão de destruir a Terra por causa da imensa e contínua disseminação do pecado. Embora essa destruição viesse na forma de um dilúvio mundial, Deus não estava abandonando o mundo que Ele havia criado. Ele continuou a propor a aliança estabelecida pela primeira vez após a queda. O divino “Eu” que propôs a aliança era Ele mesmo o fundamento da segurança de Noé.
 
Como o Deus que cumpria a aliança, o Senhor prometeu proteger os familiares do patriarca que estivessem dispostos a viver em um relacionamento de compromisso com Ele, que resultasse em obediência.
 
2. A aliança com Noé foi unilateral? Lembre-se de que uma aliança implica mais de uma parte. Noé teve que cumprir sua parte no acordo? Que lição aprendemos com isso?
 
Deus declarou a Noé que haveria um dilúvio e que o mundo seria destruído. Porém, fez um acordo com ele, no qual prometia salvar Noé e sua família. Portanto, os riscos eram bastante grandes, pois se Deus não mantivesse Sua parte da promessa, então não importava o que Noé fizesse, ele seria exterminado com o restante do mundo.
 
Deus disse que faria uma “aliança” com Noé. A própria palavra sugere uma intenção de honrar o que se diz que será feito. Não era uma declaração incerta. A palavra em si vem carregada de compromisso. Imagine que o Senhor tivesse dito a Noé: “Veja, o mundo terminará em um terrível dilúvio, e Eu posso salvá-lo. Enquanto isso, faça isso ou aquilo, e depois veremos o que acontece, mas não estou dando nenhuma garantia”. Essas declarações dificilmente vêm com o tipo de garantia e promessa encontradas na própria palavra “aliança”.
 
Alguns defendem que o dilúvio de Noé não foi mundial, mas local. Nesse caso, no contexto do que Deus prometeu em Gênesis 9:15 (veja também Is 54:9), toda vez que outro dilúvio local acontece (e parece que acontece o tempo todo), a promessa da aliança de Deus é quebrada. Por outro lado, o fato de não ter havido outro dilúvio mundial prova a validade da promessa da aliança de Deus. O que isso revela sobre a confiança que podemos ter em Suas promessas?

Terça-feira, 06 de abril
Ano Bíblico: 2Sm 15-17
Aliança com Abraão
 
“Abençoarei aqueles que o abençoarem e amaldiçoarei aquele que o amaldiçoar. Em você serão benditas todas as famílias da Terra” (Gn 12:3).
 
3. Leia Gênesis 12:1-3. Liste as promessas específicas que Deus fez a Abraão:
 
_________________________________________
 
4. Dentre as promessas, Deus disse que em Abraão seriam “benditas todas as famílias da Terra” (Gn 12:3). O que isso significa? Como as famílias foram abençoadas em Abraão? Vemos, nessa promessa anterior, a promessa do Messias? Gl 3:6-9, 29
 
________________________________________
 
Nessa primeira revelação divina a Abraão, Deus prometeu entrar em um relacionamento íntimo e duradouro com ele, antes mesmo de usar qualquer linguagem que falasse sobre fazer uma aliança. Referências diretas à aliança que Deus fez aparecem apenas posteriormente (Gn 15:4-21; 17:1-14). Naquele momento, Deus propôs um relacionamento divino-humano de grande importância. Os verbos conjugados no futuro, mostrarei, farei, abençoarei e amaldiçoarei (Gn 12:1-3), sugerem a profundidade e a grandeza da oferta e da promessa.
 
Além disso, Abraão recebeu uma única, porém difícil, ordem: “Saia da sua terra”. Ele obedeceu pela fé (Hb 11:8), não para tornar realidade as bênçãos prometidas. Sua obediência foi a resposta de fé ao relacionamento amoroso que Deus desejava que fosse estabelecido. Em outras palavras, Abraão já acreditava em Deus, já confiava Nele, já tinha fé em Suas promessas, pois, caso contrário, jamais teria deixado sua família e a terra de seus ancestrais para seguir rumo a lugares desconhecidos. Sua obediência revelou aos homens e aos anjos a sua fé.
 
Abraão, mesmo naquela época, revelou o relacionamento fundamental entre fé e obras. Somos salvos pela fé, a qual resulta em obras de obediência. 
 
A promessa da salvação vem primeiro; em seguida, as obras. Embora não possa haver comunhão de aliança nem bênção sem obediência, essa obediência é a resposta de fé ao que Deus já fez. Essa fé ilustra o princípio de 1 João 4:19: “Nós amamos porque Ele nos amou primeiro”.
 
De que maneira Gênesis 15:6 mostra o fundamento de todas as promessas da aliança? Por que essa bênção é a mais preciosa de todas?

Quarta-feira, 07 de abril
Ano Bíblico: 2Sm 18, 19
Aliança com Moisés
 
Leia Êxodo 6:1-8 e responda a estas perguntas:
 
5. A qual aliança Deus Se referiu? Veja Gn 12:1-3 e assinale a alternativa correta:
 
A. ( ) À aliança com Abraão.
B. ( ) Ao pacto para a retirada do povo do Egito.
 
6. O Êxodo devia ser um cumprimento, da parte de Deus, das promessas da aliança?
 
_________________________________
 
7. Que paralelo encontramos entre o que Deus prometeu ao povo, em Êxodo 6:1-8, e o que Ele prometeu a Noé antes do dilúvio?
 
________________________________
 
Após o Êxodo, os filhos de Israel receberam a aliança no Sinai, concedida no contexto de redenção da escravidão (Êx 20:2) e contendo as provisões sacrificais de Deus para a expiação e perdão dos pecados. Portanto, essa aliança, como todas as outras, era a aliança da graça estendida ao povo.
 
Ela reiterava, em muitos aspectos, as principais ênfases da aliança com Abraão:
 
1. Relacionamento especial de Deus com Seu povo (Gn 17:7, 8; Êx 19:5, 6). 
2. Eles seriam uma grande nação (compare Gênesis 12:2 com Êx 19:6). 
3. Era necessário obediência (compare Gn 17:9-14; 22:16-18 com Êx 19:5).
 
“Observe a ordem: o Senhor primeiramente salva Israel, e então lhes dá Sua lei para a guardarem. A mesma ordem se dá no caso do evangelho. Cristo primeiramente nos salva do pecado (ver Jo 1:29; 1Co 15:3; Gl 1:4) e então vive Sua lei dentro de nós” (Gl 2:20; Rm 4:25; 8:1-3; 1Pe 2:24; Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, v. 1, p. 646).
 
8. Leia Êxodo 6:7. O que aparece na primeira parte, em que o Senhor declara que eles seriam o Seu povo e que Ele seria o seu Deus? O povo seria algo para Deus, e Deus seria algo para ele. O Senhor não apenas desejava Se relacionar com o povo de modo especial, mas queria que o povo se relacionasse com Ele de modo especial. Não busca o Senhor esse tipo de relacionamento conosco? Essa passagem reflete sua relação com Deus?

 

Quinta-feira, 08 de abril
Ano Bíblico: 2Sm 20, 21
Nova aliança (Jr 31:31-33)
 
A primeira vez que o Antigo Testamento menciona o que se chama de “nova aliança” é na passagem de Jeremias 31:31-33. Essa aliança foi registrada no contexto do retorno dos israelitas do exílio e fala sobre as bênçãos que eles receberiam de Deus. Novamente, como em todas as outras, Deus foi o responsável por iniciar a aliança, e Ele a cumpriria por Sua graça.
 
Observe também a linguagem usada nesse texto. Deus Se referiu a Si mesmo como um esposo para o povo; Ele falou que escreveria Sua lei no coração deles; e, usando a linguagem da aliança abraâmica, disse que seria o Deus deles, e eles seriam o Seu povo. Portanto, como antes, a aliança não era apenas um acordo legalmente obrigatório, como nos tribunais de hoje, mas tratava de algo mais.
 
9. Compare Jeremias 31:33 com Êxodo 6:7, que detalha parte da aliança feita com Israel. Que elemento essencial aparece? O que Deus queria com o Seu povo? Assinale a alternativa correta:
 
A. ( ) Queria ter um relacionamento especial com Seu povo.
B. ( ) Desejava restabelecer um relacionamento de escravidão.
 
10. Compare Jeremias 31:34 com João 17:3. Qual é a principal ação do Senhor que estabelece o fundamento para esse relacionamento?
 
Em Jeremias 31:31-34, vemos os elementos da graça e da obediência, como nas alianças anteriores. Deus perdoaria os pecados do povo, entraria em um relacionamento com ele e lhe concederia Sua graça. Como resultado, o povo simplesmente O obedeceria; não de maneira mecânica nem por hábito, mas puramente porque O conhecia, porque O amava e porque desejava servi-Lo. Essa é a essência do relacionamento de aliança que o Senhor buscava com Seu povo.
 
 
Como você entende a ideia de escrever a lei em nosso coração? Isso implica que a lei se torna subjetiva e pessoal, algo a ser interpretado e aplicado de acordo com as inclinações individuais do nosso coração? Ou isso significa outra coisa?

 

Sexta-feira, 09 de abril
Ano Bíblico: 2Sm 22-24
Estudo adicional
 
Textos de Ellen G. White: Patriarcas e Profetas, p. 132-138 (“Abraão em Canaã”); Profetas e Reis, p. 569-571 (“Oposição fracassada”).
 
“O jugo que liga ao serviço é a lei de Deus. A grande lei de amor revelada no Éden, proclamada no Sinai e, na nova aliança, escrita no coração,  é o que liga o obreiro humano à vontade de Deus. Se fôssemos entregues às nossas próprias tendências, para ir exatamente aonde nos levasse nossa vontade, cairíamos nas fileiras de Satanás e nos tornaríamos possuidores de seus atributos. Portanto, Deus nos restringe à Sua vontade, que é elevada, digna e enobrecedora. Deseja que empreendamos de forma paciente e sábia os deveres do serviço. Esse jugo do serviço foi levado pelo próprio Cristo na humanidade. Ele declarou: “Agrada-Me fazer a Tua vontade, ó Deus Meu; a Tua lei está dentro do Meu coração” (Sl 40:8; Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 329, 330).
 
Perguntas para consideração
 
1. A aliança de Deus com Noé, Abraão, Moisés e conosco foi uma continuação de Sua aliança com Adão, ou foi algo novo? (Compare os seguintes textos: Gn 3:15; 22:18; Gl 3:8, 16).
 
2. Por que o aspecto pessoal e relacional da aliança é importante? É possível fazer um acordo com feitos legais, uma “aliança”, sem interação pessoal. Mas não era esse tipo de acordo que o Senhor estava buscando em Sua aliança com o povo. Por quê? Discuta.
 
3. O casamento é semelhante à aliança? Essa analogia é insuficiente para descrever a aliança?
 
Resumo: O pecado rompeu o relacionamento do Criador com a família humana. Então, Deus buscou restabelecer esse vínculo amoroso por meio de uma aliança. Essa aliança significa tanto um relacionamento de compromisso entre Deus e nós (como um laço matrimonial) quanto um acordo para nos salvar e nos trazer à harmonia com o Criador. Deus, motivado por Seu grande amor por nós, é o iniciador do relacionamento de aliança. Mediante promessas e atos graciosos, Ele nos convida a entrar em união com Ele.
 
Respostas e atividades da semana: 1. Comente com a classe. 2. Não. A aliança era mútua. Deus disse que destruiria a Terra, mas prometeu salvar Noé e sua família. Noé teve que preparar a arca e pregar durante 120 anos. A aliança com Deus é um acordo entre duas partes. 3. Deus prometeu que faria de Abraão uma grande nação e lhe engrandeceria o nome. Ele abençoaria os que o abençoassem e amaldiçoaria os que o amaldiçoassem. Nele seriam abençoadas todas as famílias da Terra. 4. Em Abraão, gentios e judeus seriam abençoados. A partir de Abraão, veio também o Messias. Todos foram abençoados naquela promessa. 5. A. 6. O Senhor havia prometido que abençoaria Abraão e sua descendência (Gn 12:1-3). Ele cumpriu Sua parte no livramento do povo de Israel do Egito. Em Êxodo 6:1-6, Deus prometeu que livraria os israelitas da mão do faraó e dos egípcios. 7. Em ambas as alianças, Deus prometeu que livraria Seus filhos (Noé e sua família e os israelitas no Egito). Eles deviam cumprir a parte deles no acordo. 8. Comente com a classe. 9. A. 10. O conhecimento do Deus verdadeiro. Ele faria com que todos O conhecessem.
 
 
 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil