Fundado pelo jornalista e CEO, Eraldo de Freitas
Aos 14 de abril de 2006

Fale Conosco
(65)993430927

Várzea Grande(MT), Sábado, 20 de Abril de 2024 - 09:16
Moeda
Dólar - BRL 5.2036
Libra - BRL 6.4365
Euro - BRL 5.5439
Bitcoin - BRL 209250,95

19/11/2021 as 07:30:29 | por Assessoria |

Operação Vetus II : forças de segurança atendem 430 idosos vítimas de violência, em Goiás

Ação foi coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e abrangeu 33 municípios goianos.

Fotografo: SSPGO
...
Três pessoas foram presas.
As forças de segurança pública de Goiás realizaram, entre os dias 15 de outubro e 18 de novembro de 2021, uma ação integrada de combate à violência contra a pessoa idosa. Nesse período, 430 vítimas foram atendidas/resgatadas. A operação faz parte de uma mobilização nacional, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi). No estado, as diligências foram conduzidas pela Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso (Deai) de Goiânia e abrangeram 33 municípios goianos.
 
A ação teve como foco a apuração de crimes praticados contra idosos, como exploração financeira, maus tratos, violência física, psicológica, abandono, dentre outros. Ao todo, foram verificadas 506 denúncias do Disque 100, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, e de canais locais. Foram ainda instaurados 151 inquéritos policiais, lavrados 50 Termos Circunstanciado de Ocorrência, solicitadas 12 medidas protetivas e cumpridos dois mandados de busca e apreensão. Três pessoas foram presas.
 
Ao longo dos mais de 30 dias, as equipes policiais realizaram 510 visitas a abrigos e residências de idosos. Ao todo, 114 profissionais das forças de segurança do Estado participaram da operação. “Essa operação tem um significado muito grande para o estado, uma vez que a gente dá uma resposta para a sociedade para combater esse tipo de crime, que no período de pandemia acabou aumentando”, pontuou o titular da Deai de Goiânia, Alexandre Alvim.
 
Segundo o delegado, na maioria dos casos, os crimes são praticados por pessoas próximas às vítimas, como familiares e cuidadores. “A gente tem diversas situações que acabam gerando uma grande preocupação social. Muitas vezes a gente vê familiares, como filhos, sobrinhos se aproveitando dessa condição de fragilidade para intimidá-los, conseguir alguma vantagem financeira, ou, outras vezes, preferem não prover as necessidades básicas desse idoso”, explicou.
 
A segunda etapa da Operação foi deflagrada após os bons resultados obtidos na primeira fase, realizada no ano de 2020 em todas as unidades da federação. O objetivo é concentrar esforços coordenados das policiais civis e militares estaduais para o desenvolvimento de ações de combate a crimes de violência contra idosos. A Vetus foi inserida no calendário anual de Operações da DIOP/SOEPI/MJSP.
 
“A operação traz uma demonstração de que a gente precisa garantir os direitos desses idosos, para que eles tenham qualidade de vida”, completou. A violência contra o idoso é crime e pode ter pena de dois meses a um ano de reclusão, além de multa. As denúncias são gratuitas e podem ser anônimas.(Fonte: Assessoria/SSPGO)

Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Brasil - Agência de Notícias com o CNPJ 12.912.695/0001-67, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (65)993430927
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital