Fundado pelo jornalista e CEO, Eraldo de Freitas
Aos 14 de abril de 2006

Fale Conosco
(65)993430927

Várzea Grande(MT), Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 - 11:17
Moeda
Dólar - BRL 5.2364
Libra - BRL 6.5229
Euro - BRL 5.5908
Bitcoin - BRL 209250,95

17/06/2021 as 09:54:35 | por Julia Oviedo |

Novos agentes vão reforçar a segurança em quatro unidades do socioeducativo em MT

Os novos servidores foram aprovados no concurso público que consta no Edital 001/2018

Fotografo: Michel Alvim - SECOM/MT
...
O curso de 564 horas/aula ocorreu ao longo de 98 dias e contou com 23 disciplinas.
O Sistema Socioeducativo, vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), passa a contar com mais 127 servidores aptos a atuação nas unidades mato-grossenses. O encerramento do 2º Curso de Formação Inicial ocorreu na tarde desta quarta-feira (16.06), na Academia de Polícia Militar Costa Verde, onde os alunos tiveram acesso à qualificação. Os 127 servidores vão reforçar o efetivo das unidades de Cuiabá, Rondonópolis, Sinop e Lucas do Rio Verde.
 
O curso de 564 horas/aula ocorreu ao longo de 98 dias e contou com 23 disciplinas. Da carga horária total, 360 horas foram de prática, onde os alunos realizaram uma espécie de estágio nas unidades socioeducativas. A formação contou com todos os cuidados de biossegurança, devido à pandemia de Covid-19. Todos os alunos foram testados e nenhum caso foi registrado.
 
Os novos servidores foram aprovados no concurso público que consta no Edital 001/2018, da antiga Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e nomeados no início de fevereiro. Aluno destaque da formação, o novo agente de segurança socioeducativo, Juarez Alves Junior comemorou o feito e reforçou seu desejo de contribuir com o sistema socioeducativo.
 
“O papel do agente de segurança socioeducativo é de suma importância para auxiliar esses adolescentes que estão em conflito com a lei e recolocá-los no caminho certo. E todos nós, os 127 formados, estamos com sangue novo para ajudar a melhorar este trabalho”, disse Juarez.
 
O servidor ainda lembrou da trajetória, desde o concurso em 2018, passando por diversas etapas: testes físicos, avaliação psicotécnica, estágio probatório, aulas. “Todos nós nos unimos, formamos um grupo e passamos a nos incentivar todos os dias, desde o início até hoje, que é nossa formatura”, relembrou Juarez.
 
Presente na solenidade, o secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, contou aos alunos sobre sua própria trajetória na Polícia Federal, lembrando que todo servidor da Segurança Pública passou por uma academia e lembrou que hoje eles podem estar como alunos, mas que um dia estes mesmos alunos podem se tornar instrutores de cursos ou até mesmo um secretário de Estado.
 
Além disso, Bustamante avaliou como um novo momento na história do Sistema Socioeducativo, que por muitos anos foi relegado, mas que agora ganha novos servidores, novas viaturas e novas unidades, a começar por Rondonópolis, que já está praticamente pronta.
 
“O socioeducativo está começando a escrever uma história diferente. Durante muitos anos, as unidades praticamente não existiam. Quando a Lenice [Barbosa, secretária adjunta de Justiça] recebeu as cinco viaturas ela comemorou e disse ao governador que eles nunca tiveram viaturas próprias. Ver vocês formados, com as cores do socioeducativo me faz entender que todo o esforço é válido”, pontuou o secretário.
 
Bustamante ainda fez questão de agradecer as forças de segurança coirmãs que auxiliaram na formação dos novos agentes, sendo o Sistema Penitenciário e suas especializadas – Grupo de Intervenção Rápida (GIR) e Serviço de Operações Especiais (SOE) – além da Polícia Militar, que cedeu o espaço para a realização da formação.
 
A secretária adjunta de Justiça, Lenice Barbosa, que também está à frente do Sistema Socioeducativo, explicou que este foi o primeiro curso de formação com práticas operacionais e que a função do sistema de segurança é a de preservar direitos e, por isso mesmo, não é uma função fácil.
 
“Eu como servidora de carreira há 15 anos, estou extremamente grata por estar aqui. Vocês, novos servidores, representam o nosso futuro e o socioeducativo vibra na veia de cada um de vocês. Parabéns a cada um de vocês e nos encontraremos em nossos polos”, afirmou Lenice.
 
Também estiveram presentes na solenidade o secretário adjunto de Segurança Pública, Carlos Davim; o secretário adjunto de Integração Operacional, coronel PM Victor Fortes; o secretário adjunto de Administração Penitenciária, Jean Gonçalves; os deputados estaduais Delegado Claudinei e Elizeu Nascimento; além do presidente da Fundação Nova Chance, Emanoel Flores e o diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa da PM, coronel André Avelino Figueiredo Neto.

Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Brasil - Agência de Notícias com o CNPJ 12.912.695/0001-67, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (65)993430927
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital