Fundado pelo jornalista e CEO, Eraldo de Freitas
Aos 14 de abril de 2006

Fale Conosco
(65)993430927

Várzea Grande(MT), Quinta-Feira, 28 de Março de 2024 - 08:18
Moeda
Dólar - BRL 4.993
Libra - BRL 6.3091
Euro - BRL 5.3913
Bitcoin - BRL 209250,95

22/04/2022 as 08:35:09 | por Cida Rodrigues |

Museu de História Natural passa a ter entrada gratuita aos domingos

Equipamento cultural da Secel possui exposição permanente de arqueologia e paleontologia, acesso ao rio Cuiabá, Café Nhô Dino e parquinho infantil

Fotografo: Divulgação
...
Museu de História Natural de Mato Grosso
A partir deste final de semana, o Museu de História Natural de Mato Grosso passa a ter a entrada gratuita aos domingos para todos os visitantes. Instalado na Casa Dom Aquino, que fica na avenida Beira Rio, em Cuiabá, o equipamento cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) possui exposição permanente composta por um rico acervo arqueológico, etnológico e paleontológico.
 
Na área de paleontologia, o visitante poderá conhecer fósseis do tatu gigante e da preguiça-gigante, dinossauros e animais marinhos do período que Chapada dos Guimarães foi mar. Já as peças arqueológicas contam a história da humanidade por meio de artefatos produzidos pelo homem desde a Pré-história até os dias atuais, como louças, cerâmicas neo-brasileira, moedas e outros objetos encontrados nos casarões de engenho de Mato Grosso.   
 
Também estão expostas no Museu as Máscaras Sagradas do povo xinguano Waurá, utilizadas em um importante ritual para os espíritos Apapaatai, seres mitológicos que permanecem presentes no cotidiano deste povo indígena até os dias atuais.
 
Na área externa, os destaques são a réplica em tamanho real do dinossauro Pycnonemosaurus nevesi, que foi encontrado em Chapada dos Guimarães, e a área verde que dá acesso ao rio Cuiabá, ao Café Nhô Dino e ao parquinho infantil.
 
Para a curadora do Museu, Vitória Ramirez Zanquetta, a gratuidade aos domingos possibilita uma maior democratização da cultura e da ciência mato-grossense. "As famílias poderão vir passar o domingo no museu, visitar a exposição, fazer piquenique, curtir a área verde e o parquinho. É uma atividade acessível que concilia aprendizado e lazer ao ar livre”, afirma.
 
Serviço
 
O Museu de História Natural de Mato Grosso é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), em funcionamento sob gestão compartilhada com o Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais Ecoss. 
 
Endereço: Avenida Beira Rio, nº 2000, bairro Dom Aquino, Cuiabá (MT)
 
Funcionamento: de quarta a domingo, das 8h às 18h
 
Entrada de quarta a sábado: R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia)
 
Entrada aos domingos: gratuita.(Cida Rodrigues | Secel-MT)

Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Brasil - Agência de Notícias com o CNPJ 12.912.695/0001-67, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (65)993430927
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital