Fundado pelo jornalista e CEO, Eraldo de Freitas
Aos 14 de abril de 2006

Fale Conosco
(65)993430927

Várzea Grande(MT), Domingo, 21 de Abril de 2024 - 21:40
Moeda
Dólar - BRL 5.2036
Libra - BRL 6.4809
Euro - BRL 5.6063
Bitcoin - BRL 209250,95

01/04/2024 as 07:27:19 | por Mídia News/Enzo Tres |

Mendes: “Licitação da MT-030 levaria no mínimo 2 anos”

Governador comentou sobre a dificuldade da obra que seria uma rota alternativa para chegar em Chapada dos Guimarães

Fotografo: Reprodução
...
O governador Mauro Mendes (União) afirmou que a construção da MT-030 é um projeto de Estado
O governador Mauro Mendes (União) afirmou que a licitação para construir a rodovia MT-030 levaria no mínimo dois anos. A via seria uma rota alternativa para acessar Chapada dos Guimarães.
 
Conforme ele, a obra é complexa devido à diferença de altitude de quase 600 metros entre Cuiabá e Chapada. 
 
Além disso, o Estado precisa da autorização dos órgãos federais Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama). 
 
“Para fazer um projeto desse demora certo tempo, porque temos que escolher traçado, fazer várias rotas. Temos um problema que é sair de uma altitude de 200 metros e chegar em uma altitude de 800 metros. Não é apontar um dedo e falar ‘é por aqui que vamos’. Temos que fazer várias simulações, traçados, topografia, ver local, se encontra sítio arqueológico no meio do caminho e expressões rupestres que tem muito naquela região”, disse. 
 
“Um licenciamento desse, só para fazer o arrimo, é no mínimo um ano. Depois, fazer a tramitação no Ibama, no ICMBio, é no mínimo mais um ano”, acrescentou. 
 
Apesar de não ter previsão orçamentária, o governador afirmou que a construção da rodovia é um projeto de Estado necessário.
 
“É um projeto que vai demandar um esforço prévio bastante intenso. Para termos uma noção de quanto vai custar essa obra, só com o projeto na mão. Existe essa intenção de fazer, mas com tudo isso que coloquei aqui dá para ter uma clara compreensão de que não é algo para fazer a toque de caixa”, afirmou. 
 
A obra 
 
Em dezembro do ano passado, o Governo do Estado decretou emergência sobre os deslizamentos de rocha que estavam acontecendo no Portão do Inferno, que é ponto turístico da MT-251. Com o fechamento do trecho, o acesso a Chapada dos Guimarães foi dificultado, prejudicando a economia da cidade. 
Dessa forma, a possibilidade da MT-030 ser construída como rota alternativa voltou a ser discutida. O projeto foi apresentado em 2008 pelo atual vice-governador, Otaviano Pivetta (Republicanos), que na época era deputado. 
 
A via teria 49 quilômetros de extensão, mas nunca saiu do papel.(Mídia News/Enzo Tres)

Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Brasil - Agência de Notícias com o CNPJ 12.912.695/0001-67, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (65)993430927
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital