Fundado pelo jornalista e CEO, Eraldo de Freitas
Aos 14 de abril de 2006

Fale Conosco
(65)993430927

Várzea Grande(MT), Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024 - 06:46
Moeda
Dólar - BRL 5.2335
Libra - BRL 6.5317
Euro - BRL 5.5893
Bitcoin - BRL 209250,95

26/10/2021 as 05:34:52 | por Rebeca Cruz |

Mais MT Muxirum atende 38 turmas em Nossa Senhora do Livramento

Em 2021, o programa superou o número de inscritos da última edição no município

Fotografo: Divulgação
...
Já são 320 alunos descobrindo o mundo das palavras em Nossa Senhora do Livramento
É a segunda vez que o município de Nossa Senhora do Livramento adere ao programa Mais MT Muxirum, que tem como objetivo erradicar o analfabetismo em Mato Grosso, entre pessoas com mais de 15 anos, nos próximos cinco anos. Em 2021, o programa superou o número de inscritos da última edição no município, dividido em 38 turmas, já são 320 alunos descobrindo o mundo das palavras.
 
Entre as turmas da zona rural, 138 estudantes são integrantes de 18 turmas localizadas nas comunidades: Campo Alegre, Tanque Fundo, Paratudal, Serragem, Cascavel, Pirizal, Figueiral, Carrapatinho, Rancharia, Chapadão e Fazenda Lua Cheia.
 
Um dos coordenadores do programa no município, responsável pelas turmas da zona urbana, Laércio Miranda, afirma que o número atual de inscritos superou a edição de 2018, uma vez que houve uma grande procura para participar, tanto dos alfabetizadores quanto dos alunos. “Os professores procuraram e os alunos também se manifestaram positivos, queriam aprender, escrever o próprio nome, ler a bíblia, conhecer os números para ligar no celular”.
 
“Esse projeto vem ao encontro com o desejo de cada cidadão que não teve a oportunidade de estudar, o objetivo é levar a educação na casa de cada um deles.  Para mim, o Mais MT Muxirum é um projeto muito bom. O melhor trabalho é o de educar, de ser educador”, ressalta o coordenador.
 
Laércio salienta que sua experiência como coordenador está sendo ótima e que o apoio da equipe da Secretaria de Estado de Educação está sendo essencial para sanar as dúvidas dos alunos e dos alfabetizadores.
 
Para Mário Roberto Duarte, também coordenador do programa em Nossa Senhora do Leverger, responsável pelas turmas da zona rural, fazer parte do projeto proporciona uma aprendizagem constante, tanto para os profissionais da educação quanto para os alunos. “A gente se surpreende muito, como coordenador vejo o meu currículo sendo fortalecido a cada dia, uma aprendizagem atrás da outra para ambos os lados”.
 
Mário evidencia ainda que entre os alunos, destaca-se a história de um estudante de 82 anos, o mais velho aprendiz da zona rural, e um jovem de 17 anos. Com Mais MT Muxirum ambos estão concretizando o sonho de aprender a ler e a escrever. “Ajudar essas pessoas é muito gratificante para nós, é uma alegria, uma motivação, pois levamos esperança para as pessoas”.
 
O coordenador acrescenta que a iniciativa do Governo de Mato Grosso é de grande valia para estado, uma somatória para o desenvolvimento da sociedade.
 
Mais MT Muxirum
 
De acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios Contínua – 2019 Educação (Pnad Contínua), a estimativa é que existam mais de 2 mil pessoas analfabetas, no município, o projeto veio para mudar essa realidade. As aulas começaram no mês de setembro. Nesta primeira etapa a meta do Governo é atingir 48 mil estudantes. 
 
O programa Mais MT Muxirum é desenvolvido por meio de um regime de colaboração entre o Governo do Estado e os municípios. As turmas são reduzidas entre 10 e 15 pessoas, respeitando os protocolos de saúde contra a covid-19.
 
(Sob supervisão de Natália Leão)
 
 
 
(Seduc - MT, Rebeca Cruz)

Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Brasil - Agência de Notícias com o CNPJ 12.912.695/0001-67, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (65)993430927
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital