Fundado pelo jornalista e CEO, Eraldo de Freitas
Aos 14 de abril de 2006

Fale Conosco
(65)993430927

Várzea Grande(MT), Terça-Feira, 16 de Abril de 2024 - 18:18
Moeda
Dólar - BRL 5.2911
Libra - BRL 6.5733
Euro - BRL 5.5985
Bitcoin - BRL 209250,95

06/05/2022 as 09:41:53 | por Assessoria |

Leandro Karnal fala sobre ética e boas práticas na administração pública a servidores do TCE-MT

A temática norteia uma série de ações do órgão desde a segunda-feira (2), quando teve início a Semana da Ética.

Fotografo: Tony Ribeiro/TCE-MT
...
“Ética na Administração Pública”
O professor e pós-doutor Leandro Karnal ministrou a palestra “Ética na Administração Pública” para os servidores e colaboradores do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), nesta quinta-feira (5). A temática norteia uma série de ações do órgão desde a segunda-feira (2), quando teve início a Semana da Ética.
 
Durante o encontro, realizado no auditório da Escola Superior de Contas, o professor chamou a atenção para o fato de que a ética é uma prática e não apenas uma ideia.
 
"Por isso é muito importante a iniciativa do Tribunal, de reforçar e voltar ao tema. A ética é um conjunto de práticas que a gente educa, como uma mãe educa um filho a escovar os dentes. Não basta uma vez, não bastam duas, você precisa insistir. É uma prática constante e permanente", disse.
 
Karnal também destacou que uma das maneiras para incentivar a adoção de boas práticas é fomentar o consenso e  deixar claro que toda ação gera consequências. É preciso, portanto, ir além dos princípios do servidor público estabelecidos no artigo 37 da Constituição Federal, que prevê: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
 
"O que queremos não é exatamente punir os maus, mas estimular os bons. Se não existisse esse sistema, não existiria porque continuar com as boas práticas. Os sistemas como o do Tribunal de Contas existem para que a honestidade, a lisura e a transparência fiquem evidentes", pontuou.
 
Na ocasião, o corregedor-geral do TCE-MT, conselheiro Guilherme Antonio Maluf, falou sobre a importância desta reflexão. "Precisamos falar cada vez mais sobre respeito, ética e combate ao assédio. É neste contexto que estamos nos firmando como uma instituição que preserva e estimula esses princípios", avaliou.  
 
O supervisor da Escola Superior de Contas, conselheiro Waldir Teis, por sua vez, lembrou que a ação segue a orientação do presidente da Corte de Contas, José Carlos Novelli.
 
"Quanto mais nós pudermos fazer ações para melhorar a rotina do tribunal, que nós façamos. O assunto de hoje é crucial no Brasil. Palestras como esta, com o espírito mais leve, incentivam mudanças de comportamento na família, com amigos, com a sociedade em geral", explicou.
 
Neste mesmo sentido se pronunciou o auditor público externo Vander da Silveira de Melo, que prestigiou o evento. "A palestra reforçou a consciência de que temos que fazer o trabalho da forma mais ética possível. A direção do Tribunal está de parabéns pela escolha do tema e o palestrante também, que é o de altíssimo nível", afirmou. 
 
Celebrado no dia 2 de maio, o Dia da Ética mobiliza entidades e movimentos sociais para fomentar condutas mais idôneas. No TCE-MT, o assunto incentivou uma semana inteira com palestras, workshops, lançamento da cartilha contra assédio e aprovação do Novo Código de Ética dos servidores.(Assessoria | TCE-MT)

Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Brasil - Agência de Notícias com o CNPJ 12.912.695/0001-67, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (65)993430927
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital