Fundado pelo jornalista e CEO, Eraldo de Freitas
Aos 14 de abril de 2006

Fale Conosco
(65)993430927

Várzea Grande(MT), Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 - 09:01
Moeda
Dólar - BRL 5.0156
Libra - BRL 6.3331
Euro - BRL 5.4098
Bitcoin - BRL 209250,95

27/07/2022 as 06:26:50 | por Djhuliana Mundel |

Kalil assina ordem de serviço para construção de duas novas estações de tratamento de água

As duas novas estações, somadas à ETA do Cristo Rei, produzirão juntas 60 milhões de água por dia, ou 1 bilhão e 800 milhões de litros por mês.

Fotografo: Secom/VG
...
O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB)
O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), assinou, nesta terça-feira (26), a Ordem de Serviço para o início das obras de mais duas Estações de Tratamento de Água (ETA) no município - a ETA Barra do Pari, na região do Chapéu do Sol, que será construída com a participação do Governo do Estado e que tem capacidade de tratar 250 litros por segundo ou 21,6 milhões de litros por dia; e a ETA Imigrantes, construída na região do bairro 7 de Maio, com capacidade de tratamento de 125 litros por segundo, ou 10,8 milhões de litros por dia.
 
As duas obras juntas representam investimentos da ordem de R$ 55 milhões a custos iniciais, já que essas duas novas ETAs demandaram novas obras de adutora de captação e rede de distribuição.
 
A ETA Imigrantes será construída com recursos próprios da Prefeitura, por meio de financiamento da Caixa Econômica. A previsão para construção é de até 08 meses. Ela terá capacidade para atender cerca de 70 mil pessoas que hoje são atendidas pelo Sistema 1, onde atualmente é abastecido pela ETA localizada na Avenida Ulisses Pompeu, impactando positivamente no abastecimento dos bairros e loteamentos das regiões do Primavera, Vitória Régia, Costa Verde e Capão do Pequi.
 
A ETA Barra do Pari, que será construída com recursos do Governo do Estado na ordem de R$ 26 milhões e que conta com contrapartida do Município, tem previsão de construção de até 11 meses. Ela será construída na Passagem da Conceição, ao lado da atual ETA que abastece o Condomínio Florais da Mata e do Loteamento Parque das Águas. Depois de pronta, atenderá cerca de 140 mil pessoas de 30 bairros de Várzea Grande na região atualmente atendida pelo Sistema 2, que é abastecida pela ETA localizada na Avenida Júlio Campos, impactando positivamente no abastecimento dos bairros e loteamentos das regiões do Petrópolis, Novo Mundo, Jardim dos Estados, Mapim, Glória, Santa Izabel, Paiaguás, São Mateus e São Simão.
 
“É uma data marcante para nós. Porque resolver a questão da água na cidade foi um compromisso que eu assumi com a população de Várzea Grande durante a minha campanha. Com essas novas ETA, a gente vai dar um salto no abastecimento de água na cidade”, ressaltou Kalil Baracat, lembrando que em dezembro do ano passado a Prefeitura já havia entregado a ETA Grande Cristo Rei, que produz 320 litros de água por segundo, ou 27,648 milhões de litros por dia, e atende toda a região do Grande Cristo Rei.
 
Kalil Baracat foi mais longe ao pedir aos diretores das empresas vencedoras de ambas as licitações para que executem as obras com qualidade, com transparência e principalmente valorizando a cidade de Várzea Grande e sua população, “pois obra de qualidade representa, população bem atendida”, frisou.
 
O secretário de Estado de Infraestrutura, Marcelo Oliveira, representando o governador Mauro Mendes, lembrou dos compromissos do chefe do Poder Executivo Estadual para com Várzea Grande e sua população e reafirmou as palavras do mesmo de que parcerias com gestores sérios e responsáveis como Kalil Baracat são essenciais para que os problemas e obstáculos sejam vencidos e superados.
 
“O Governo do Estado tem investido em obras que representam qualidade de vida para a população, mas sem deixar de vislumbrar os efeitos que essas obras têm junto a economia de Mato Grosso e do Brasil, pois elas geram emprego, renda e principalmente valorizam as cidades, o Estado e o país. É sempre bom estar afinado com um gestor que tem compromisso público de zelar pela correta e transparente aplicação dos recursos públicos, pois eles devem retornar em benefícios para quem paga seus impostos”, explicou Marcelo Oliveira.
 
O titular da Infraestrutura estadual, sinalizou ainda por novas parcerias no setor de pavimentação asfáltica de rua e avenidas e de obras estruturantes que já se encontram em andamento ou serão iniciadas e frisou: “O governador Mauro Mendes tem cuidado e zelo para com todos os municípios, mas existe um carinho especial com Várzea Grande e as cidades da baixada Cuiabana, principalmente Cuiabá, da qual foi prefeito e dedica investimentos e principalmente ações visando o bem estar geral de toda a população”, explicou Marcelo Padeiro.
 
O tratamento da água nessas novas estações será do tipo convencional, composta pelo conjunto dos processos sequenciais de Coagulação, Floculação, Decantação, Filtração, Desinfecção e Fluoretação. “Ano passado colocamos em funcionamento a ETA Grande Cristo Rei, que foi iniciada na gestão da prefeita Lucimar Campos e nós terminamos a obra e colocamos a Estação para funcionar, atendendo todo o Cristo Rei. Somada a essas duas novas ETA vamos dobrar a produção de água em Várzea Grande”.
 
Uma novidade dessas duas novas ETA será o projeto elétrico, que foi concebido para otimização do consumo de energia, sendo equipado com inversores de frequência para acionamento e regulação da vazão de captação. As duas novas estações, somadas à ETA do Cristo Rei, produzirão juntas 60 milhões de água por dia, ou 1 bilhão e 800 milhões de litros por mês. Água suficiente para atender os moradores de Várzea Grande com mais de 120 litros por dia, volume considerado essencial pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para atender as pessoas com água.
 
O diretor presidente do Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE-VG), Carlos Alberto Simões de Arruda, explicou que as obras das duas estações vão ocorrer ao mesmo tempo. “As obras vão acontecer ao mesmo tempo e após o início da operação dessas duas ETA, os consumidores terão o fornecimento de água na quantidade necessária e com a qualidade necessária, o que também é de suma importância”.
 
O senador Jayme Campos, que também esteve presente na cerimônia, chamou a atenção para a importância do momento em que se consolidou o que Kalil se propôs durante a campanha eleitoral. “Hoje de fato estamos consolidando o que o Kalil se comprometeu durante a campanha eleitoral. Com mais essas duas obras que vão se somar às outras estações de tratamento que já estão em funcionamento, com bons reservatórios construídos estrategicamente pela cidade e combatendo as perdas, nós estaremos, pelos próximos 20 anos, com água suficiente para atender a nossa população”.
 
Representando a Câmara Municipal de Vereadores, Pedro Paulo Tolares (UB), atual primeiro-secretário e presidente eleito para o próximo biênio, reafirmou o compromisso dos legisladores com a atual gestão do prefeito Kalil Baracat e sinalizou que o muito que tem sido realizado vem da parceria e principalmente do fato de todos, Executivo e Legislativo estarem atuando em prol da população e da solução definitiva dos problemas.
 
“Participamos das decisões e estamos unidos em busca de que Várzea Grande dê passos consolidados e definitivos para solução dos problemas que mais afligem sua população e o principal deles é a questão do abastecimento de água e do saneamento básico, que são direito da população e que devem estar a disposição de todos”, explicou o vereador.(Djhuliana Mundel | Secom VG)

Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Brasil - Agência de Notícias com o CNPJ 12.912.695/0001-67, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (65)993430927
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital