Fundado pelo jornalista e CEO, Eraldo de Freitas
Aos 14 de abril de 2006

Fale Conosco
(65)993430927

Várzea Grande(MT), Domingo, 21 de Abril de 2024 - 20:09
Moeda
Dólar - BRL 5.2036
Libra - BRL 6.4382
Euro - BRL 5.6063
Bitcoin - BRL 209250,95

02/04/2024 as 06:37:19 | por Da Assessoria |

Hospitais do estado: TCE-MT inicia estudo de novo modelo de contratação para ampliar atendimentos

Mesa técnica para debater solução técnico-jurídica foi instalada pelo Tribunal de Contas nesta segunda-feira (1°).

Fotografo: Tony Ribeiro/TCE-MT
...
Mesa técnica instalada pelo TCE-MT nesta segunda-feira (1°).
O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) analisa a viabilidade de um novo modelo de contratação de serviços de traumatologia e ortopedia para os hospitais da rede estadual. Em mesa técnica instaurada nesta segunda-feira (1°), foram debatidas soluções para o que o Governo separe as licitações referentes a estes serviços especializados daquelas realizadas para aquisição de órteses, próteses e materiais especiais (OPME).  
 
Desta forma, o Estado pretende ampliar a concorrência entre as empresas e aumentar o número de atendimentos. “O objetivo é estabelecer um modelo de licitação que aumente a capacidade do Estado em fazer a cirurgias adequadas. Temos um modelo que faz com que um hospital faça 60 cirurgias por mês, enquanto o proposto agora chega a 300 cirurgias”, explicou o relator da mesa-técnica e das contas anuais da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), conselheiro Antonio Joaquim. 
 
O conselheiro reforçou que a ação tem foco no resultado entregue na ponta. “Temos o dever de raciocinar no sentido de sermos úteis à sociedade, para atender as pessoas de forma adequada e com qualidade. Então, vamos trabalhar com todos interessados para encontrar uma solução que beneficie o cidadão.” 
 
Responsável pela condução dos trabalhos, o presidente da Comissão Permanente de Normas, Jurisprudência e Consensualismo (CPNJur), conselheiro Valter Albano, lembrou que o assunto é acompanhado pelo presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo.
 
O que temos que fazer é apontar o melhor serviço possível para atender mais gente e isso será feito com a maior celeridade.”
 
Albano destacou ainda que os técnicos do Tribunal vão iniciar os trabalhos imediatamente. “Nossa experiência mostra que uma mesa técnica plural como esta traz muito conhecimento e disposição em encontrar a melhor solução. Tem dado muito certo até agora e dará certo neste caso.” 
 
Na pauta desta primeira reunião, esteve a mensuração dos custos do fornecimento das OPMEs, além de estratégias para que Secretaria de Estado de Saúde possa auxiliar no processo de criação de critérios que garantam transparência e eficiência na prestação dos atendimentos, dentre outras. 
 
Para o titular da SES-MT, Gilberto Figueiredo, o TCE-MT é fundamental para assegurar o caminho técnico-jurídico adequado à questão, considerada crítica. “Procuramos o Tribunal para, junto ao controle externo, encontrarmos uma solução que dê segurança à aplicação dos recursos do SUS, garantindo mais resolutividade e a ampliação do fluxo de atendimento e da capacidade dos nossos hospitais.”  
 
Além da contribuição da Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social do TCE-MT, presidida pelo conselheiro Guilherme Antonio Maluf, o trabalho também conta com a participação de representantes de outras instituições, como a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT).  
 
“Essa mesa técnica pode trazer uma solução aos pacientes que estão sofrendo e trazer também efetividade ao serviço público, com eficácia e eficiência. Eficácia de fazer no prazo mais exíguo e eficiência em fazer da forma correta, aplicando a legalidade os procedimentos da administração pública”, concluiu o presidente da Comissão de Saúde da OAB-MT, Danilo Gaíva.

Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Brasil - Agência de Notícias com o CNPJ 12.912.695/0001-67, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (65)993430927
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital