Fundado pelo jornalista e CEO, Eraldo de Freitas
Aos 14 de abril de 2006

Fale Conosco
(65)993430927

Várzea Grande(MT), Quinta-Feira, 28 de Março de 2024 - 15:03
Moeda
Dólar - BRL 5.0088
Libra - BRL 6.3245
Euro - BRL 5.4083
Bitcoin - BRL 209250,95

15/09/2021 as 08:22:48 | por Andréia Fontes |

Governo inaugura nova Escola Tiradentes em Sinop; aulas começam dia 20

Mais de 1,5 mil estudantes participaram do processo seletivo; unidade começa a funcionar com 500 vagas

Fotografo: Wesley Rodrigues
...
Inauguração da Escola Estadual Militar Tiradentes, em Sinop
O Governo do Estado inaugurou, na manhã desta terça-feira (14.09), a 14ª Escola Estadual Militar Tiradentes em Mato Grosso. A unidade, localizada em Sinop, recebe o nome do 2º Sargento Claudemir França Maciel, tem capacidade inicial para 500 estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, e vai funcionar no prédio da Faculdade de Tecnologia (Fastech), no bairro Jardim Curitiba.
 
Mais de 1,5 mil estudantes participaram do processo seletivo para a nova unidade. As matrículas foram realizadas entre os dias 8 e 10 de setembro e as aulas começam no dia 20 deste mês. A disputa também foi grande entre os profissionais da educação, sendo que mais de 600 se inscreveram para fazer parte da nova unidade escolar.
 
A gestão da escola será da Polícia Militar, mas todo o corpo docente é da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O município vai custear o aluguel do prédio.
 
Secretário de Estado de Educação, Alan Porto enfatizou que a entrega da escola, na data do aniversário de 47 anos de Sinop, marca a virada da educação na cidade. Ele lembrou que há 12 anos não era construída nenhuma sala de aula no município.
 
“Este ano, o governo já entregou o novo prédio da Escola Estadual Professor Djalma Guilherme da Silva, no bairro Jardim das Orquídeas, com capacidade de atender até 1.600 alunos. Nesta terça-feira, anunciamos a retomada das obras da Escola Professora Cleufa Hubner, localizada no bairro Jardim das Nações, além de inaugurar a Escola Militar, um anseio de tantos anos”.
 
O secretário destacou a organização do prédio onde vai funcionar a escola, além de ser muito atrativo, e confirmou que todos os profissionais já foram atribuídos.
 
“Estamos em um momento de grandes mudanças, com diversas ações sendo implantadas para melhorar a aprendizagem de nossos estudantes. A criação das escolas militares é uma destas ações e ocorre com apoio da sociedade. Em 2020 tínhamos cerca de 3 mil estudantes nas escolas militares e para 2021 já são quase 9 mil”, destaca o secretário.
 
Ele ainda enfatizou o bom desempenho das Escolas Estaduais Militares de Mato Grosso no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Enquanto a média estadual no Ideb, para os Anos Finais do Ensino Fundamental foi de 4,5, a menor nota nas escolas militares foi de 6,4. Na avaliação do Ensino Médio as escolas militares também se destacam. Enquanto a média estadual no Ideb foi de 3,4, nas escolas militares foi de 4,9 a 6,2.
 
Prefeito de Sinop, Roberto Dorner destacou a importância das parcerias com o governo do Estado, lembrando que não ocorrem só na educação, mas em todas áreas.
 
“Lançamos hoje os projetos de duas novas escolas, que serão construídas em parceria com o governo do Estado. Recebemos uma escola nova em maio deste ano e hoje a notícia da retomada da obra de mais uma escola que estava paralisada. Eu não podia estar mais alegre que estou. Esta Escola Militar, falavam dela há muitos anos, mas não se concretizava. Hoje temos a inauguração”.
 
As escolas citadas pelo prefeito estão previstas para serem construídas no Residencial Nico Baracat - que teve as obras retomadas nesta terça-feira e vai abrigar mais de 1,4 mil famílias – e no bairro Terra Rica. Os projetos ainda serão protocolados pelo município na Seduc.
 
 
Futuro melhor
 
A estudante Luana Júlia de Melo, de 12 anos, está entre os estudantes da nova escola. Ela conta que ficou nervosa para fazer o processo seletivo, por causa da concorrência e do pouco tempo para estudar. “Mais foi muito bom, uma experiência nova. Todo mundo sabe que a Escola Militar é diferente, tem um ensino melhor. Acredito que estudando aqui, quando sair, estarei preparada para cursar uma faculdade, passar em um concurso”.
 
Ela conta que a família apoiou muito sua decisão. “Minha mãe, principalmente, está muito feliz por eu estar aqui, por ter conseguido passar. Ela ficou emocionada de eu ter tido essa oportunidade”.
 
Vania Marchi, mãe da Luana, afirma que está muito orgulhosa. “Sempre vemos as escolas militares do Estado, quão lindo que é a disciplina e o ensino. Não é só um sonho meu, mas um sonho dela também. Então, a chegada desta escola em Sinop é um grande ganho para o município, para minha filha, para minha família”.
 
Luta antiga
 
Diretor da nova unidade, Major PM Manoel Benedito Fernandes Dantas agradeceu o empenho do governador Mauro Mendes, do secretário Alan Porto e do prefeito Roberto Dorner. “O projeto da escola militar em Sinop tem várias impressões digitais, uma luta iniciada lá em 2016 e que hoje se torna realidade”.
 
Diretor de Ensino da Polícia Militar, coronel Neto afirmou que a unidade não era um sonho apenas da comunidade, mas também da instituição. “Quero agradecer esse momento ímpar, agradecer o secretário Alan Porto que tem trabalhado de forma incansável para fortalecer as unidades militares. Estas escolas são resultado de uma parceria da Secretaria de Segurança, por meio da Polícia Militar, e a Secretaria de Educação. Os profissionais unem forças numa gestão compartilhada, para fazermos a melhor educação possível”.
 
 
Expansão
 
Mato Grosso possui 14 Escolas Militares Tiradentes localizadas em Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Barra do Garças, Rondonópolis, Tangará da Serra, Nova Mutum, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Juara, Alta Floresta, Confresa, Sinop e Vila Rica.

Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Brasil - Agência de Notícias com o CNPJ 12.912.695/0001-67, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (65)993430927
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital