Fundado pelo jornalista e CEO, Eraldo de Freitas
Aos 14 de abril de 2006

Fale Conosco
(65)993430927

Várzea Grande(MT), Domingo, 21 de Abril de 2024 - 21:08
Moeda
Dólar - BRL 5.2036
Libra - BRL 6.4809
Euro - BRL 5.6063
Bitcoin - BRL 209250,95

01/04/2024 as 07:34:12 | por Mário Quirino |

Fracassar faz parte

O fracasso, em particular, é muitas vezes mal interpretado como um sinal de derrota

Fotografo: Reprodução
...
Mário Quirino é especialista em desenvolvimento humano e Diretor Executivo do BNI Brasil em Mato Grosso.
A jornada do empreendedorismo é pavimentada com sucessos e fracassos, e entender a importância de ambos é crucial para qualquer inovador. O fracasso, em particular, é muitas vezes mal interpretado como um sinal de derrota, quando na verdade, pode ser um trampolim para o sucesso futuro.
 
Hoje, vou utilizar um exemplo que explora a importância do fracasso e do timing no empreendedorismo, ilustrado pelos casos do projeto de carro da Apple e do desenvolvimento do tablet pela Microsoft.
 
O fracasso é uma parte inerente do processo de inovação. Ele oferece oportunidades únicas de aprendizado que não são encontradas no sucesso imediato. Empreendedores que entendem e aceitam o fracasso como uma etapa do processo estão mais bem equipados para adaptar-se e superar obstáculos.
 
A Apple, por exemplo, enfrentou um revés significativo com o cancelamento de seu projeto de carro elétrico, que custou mais de 50 bilhões de reais para seus cofres. Apesar dos anos de investimento e desenvolvimento, a empresa decidiu desistir do projeto. Este ato de reconhecer o fracasso e redirecionar recursos exemplifica a capacidade de tomar decisões difíceis em prol de objetivos de longo prazo.
 
O timing é outro aspecto crítico no empreendedorismo. Lançar um produto muito cedo ou muito tarde pode significar a diferença entre o sucesso e o fracasso. A Microsoft, pioneira na criação de tablets, lançou dispositivos que eram “antes do seu tempo”.
 
Embora inovadores, eles não alcançaram sucesso comercial significativo. Por outro lado, a Apple, lançando o iPad em um momento em que o mercado estava pronto, conseguiu capturar a imaginação dos consumidores e vender milhões de unidades.
 
O fracasso ensina resiliência e flexibilidade. Empresas como a Apple e a Microsoft aprenderam com seus fracassos e usaram essas lições para melhorar e inovar. A Microsoft, apesar do sucesso limitado de seus primeiros tablets, continuou a desenvolver a tecnologia, o que eventualmente levou ao sucesso de produtos como o Surface.
 
Da mesma forma, a Apple pode usar as lições aprendidas com o projeto do carro para impulsionar inovações futuras em outras áreas.
 
O fracasso no empreendedorismo não é apenas inevitável, mas também valioso. Ele fornece insights críticos e impulsiona a inovação.
 
O exemplo do carro da Apple e a história dos tablets da Microsoft destacam a importância do fracasso e do timing correto. Empreendedores devem abraçar o fracasso, aprender com ele e continuar a perseguir suas visões com determinação renovada. Ao fazer isso, eles podem encontrar o sucesso de maneiras que nunca imaginaram possíveis.
 
Mário Quirino é especialista em desenvolvimento humano e Diretor Executivo do BNI Brasil em Mato Grosso.

Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Brasil - Agência de Notícias com o CNPJ 12.912.695/0001-67, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (65)993430927
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital