Fundado pelo jornalista e CEO, Eraldo de Freitas
Aos 14 de abril de 2006

Fale Conosco
(65)993430927

Várzea Grande(MT), Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 - 10:27
Moeda
Dólar - BRL 5.1335
Libra - BRL 6.4206
Euro - BRL 5.5022
Bitcoin - BRL 209250,95

09/05/2022 as 08:24:03 | por Julia Milhomem Batista |

Famílias que fazem parte do programa “Solidariedade em Ação” relatam a importância do beneficio

O programa vai atender até 20 crianças em 2022, e foi idealizado pelo Núcleo de Apoio à primeira-dama

Fotografo: Vicente Aquino
...
“Solidariedade em Ação”
“Nunca mais vou ver a mamãe? Como eu faço agora?” Essa pergunta que A., 5 anos, faz para a tia quase todos os dias, expõe o drama das famílias devastadas pela violência doméstica em Cuiabá. Vítima do ex-marido, com quem teve uma filha, F.R, 34 anos, foi encontrada morta debaixo da cama, em sua residência no bairro 1º de Março em outubro de 2021. Quando a filha mais velha de M.I.C, de 39 anos, foi procurar pela mãe na casa do pai, no Bairro Jardim Vitória a encontrou morta e o pai enforcado (suicídio), a rotina dela e da irmã de 14 anos foi brutalmente interrompida. Da noite para o dia os 3 filhos de J.M.G, perderam a mãe, morta pelo ex-marido. Estes são relatos dos familiares que receberam na tarde desta quinta-feira (5), a primeira parcela do benefício que oferece meio salário mínimo para os filhos do feminicídio.
 
F.S era irmã de uma das vítimas que foi morta pelo ex-companheiro. Para ela o benefício veio na hora certa, já que ficou com as 3 crianças da irmã, mesmo já tendo 4 filhos. Ela ressalta que a vontade seria não precisar desta ajuda, já que gostaria de ter a irmã viva, mas neste momento de dor e sendo a única provedora da casa, a ajuda financeira é importante.
 
“As meninas da secretaria da Mulher me procuraram e informaram que eu me encaixava no programa “Solidariedade em Ação” e iria receber meio salário mínimo. Eu agradeço a Prefeitura por olhar para essas crianças, já que é difícil ter que explicar que o pai delas matou a mãe e que ela não vai voltar. Ontem mesmo o filho dela de 12 anos, chorou muito com saudade da mãe e eu não posso fazer nada além de dar o meu amor para elas”, afirma.
 
Bastante emocionada M.C, mãe da vítima, estava acompanhada das netas de 17 e 14 anos, filhas de M.I.C, que também teve sua vida ceifada pelo ex-marido com quem conviveu por 30 anos. Para avó é insuportável conviver com essa dor de ter enterrado a filha de 39 anos, mas o coração dói ainda mais quando pensa no sofrimento das netas que perderam não apenas a mãe, mas o pai também que cometeu suicídio depois do crime.
 
“É difícil conviver com essa dor, hoje estou viva por ter que terminar de criar as meninas. Só Deus mesmo para nos dar forças. Neste momento de tamanha tristeza, quero agradecer a todos os envolvidos neste programa, a primeira-dama, que nos olhou com carinho e nos abençoou com essa ajuda de custo”, ressalta.
 
Outras crianças que não terão a presença das mães neste emblemático “Dia das Mães”, são os 3 Netos de M.G.S, que não lidam bem com a perda prematura da genitora. Dona M. explica a dificuldade em criar as 3 crianças, uma vez que o mais velho sente uma revolta grande com a situação, e além disso é preciso adaptar-se financeiramente para que consiga sustentar os netos órfãos.
 
“A gente nunca imagina que essa realidade vai acontecer dentro da nossa família. Só oro e peço a Deus para abençoar todos os envolvidos neste programa que irá ajudar muito nossa família. Não queríamos estar presentes hoje nesta situação, mas temos que aceitar a vontade de Deus”, finaliza.
 
Programa Solidariedade em Ação
 
Foram oito crianças aprovadas, de 12 visitadas, nos requisitos exigidos pela lei que institui o programa. Entre principais pontos necessários para concessão do benefício estão a presença no Cadastro Único; comprovação de matrícula escolar; renda familiar de até R$ 3,5 mil, entre outros.
 
O programa Solidariedade em Ação vai atender até 20 crianças em 2022, e foi idealizado pelo Núcleo de Apoio à primeira-dama para suprir a necessidade de políticas públicas no Brasil para crianças órfãs de mães vítimas do feminicídio.(Julia Milhomem Batista | Secom Cuiabá)

Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Brasil - Agência de Notícias com o CNPJ 12.912.695/0001-67, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (65)993430927
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital