Fundado pelo jornalista e CEO, Eraldo de Freitas
Aos 14 de abril de 2006

Fale Conosco
(65)993430927

Várzea Grande(MT), Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 - 08:19
Moeda
Dólar - BRL 5.0156
Libra - BRL 6.3331
Euro - BRL 5.4098
Bitcoin - BRL 209250,95

18/05/2022 as 06:35:10 | por Lais Costa Marques |

Empréstimo de US$ 40 milhões recebe aval na CCJR

Recurso será aplicado para aquisição de tecnologia para modernização de sistemas de gestão nas áreas da saúde, assistência social e meio ambiental

Fotografo: Helder Faria
...
Ao todo, 12 projetos receberam parecer favorável
Com parecer favorável na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), o Projeto de Lei (PL) 431/2022, que autoriza o governo de Mato Grosso a contratar um empréstimo no valor de US$ 40 milhões, segue para última votação em Plenário e pode ser aprovado ainda nesta semana. Além dessa matéria, outros 31 projetos foram apreciados durante a 9ª reunião ordinária da CCJR, realizada nesta terça-feira (17).
 
O PL 431/2022, encaminhado à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) por meio da Mensagem 83/2022 do Poder Executivo, autoriza a contratação de um empréstimo junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) com garantias da União.
 
De acordo com o texto, o governo estadual vai utilizar os recursos no Programa de Sustentabilidade Fiscal, eficiência e Eficácia do Gasto Público – Pró-Gestão, e viabilizar a aquisição de sistemas de tecnologia da informação. De acordo com o líder do governo, presidente da CCJR e relator do projeto, deputado Dilmar Dal Bosco, o recurso será aplicado na modernização dos sistemas operacionais da gestão executiva.
 
“O Estado vai adotar um sistema de gestão digital on-line e dar mais agilidade para quem precisa de serviços, como licença ambiental. Hoje já existe por meio do aplicativo do Detran e deverá ser ampliado para outras áreas. Agora é o Plenário que decide”, explicou o presidente da CCJR.
 
Sobre o fato de alguns deputados terem alegado que o governo tem dinheiro em caixa para adquirir a tecnologia, Dilmar Dal Bosco afirmou que ao contratar o empréstimo, o Estado passa a ter garantia de entrega por parte do fornecedor, uma vez que o recurso é vinculado e específico para o fim.
 
De acordo com a mensagem encaminhada pelo Poder Executivo, o Pró-Gestão contempla  três setores estratégicos, saúde, assistência social e meio ambiente. Além disso, de acordo com o texto, vai proporcionar uma economia aos cofres públicos com redução de gastos com pessoas e modernização de compras públicas, gerando economia de até 15% na aquisição de veículos e equipamentos de informáticas e redução 50% de licitações de itens idênticos.
 
Também foi aprovado parecer favorável ao PL 432/2022, que altera a Lei 11.071/2019 e autoriza incluir e excluir ações do Plano Plurianual para o quadriênio 2020-2023.  
 
 Ao todo, 12 projetos receberam parecer favorável, 16 tiveram parecer contrário aprovado e outros dois foram retirados de pauta.(Lais Costa Marques | ALMT)

Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Brasil - Agência de Notícias com o CNPJ 12.912.695/0001-67, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (65)993430927
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital