Fundado pelo jornalista e CEO, Eraldo de Freitas
Aos 14 de abril de 2006

Fale Conosco
(65)993430927

Várzea Grande(MT), Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024 - 20:46
Moeda
Dólar - BRL 5.1473
Libra - BRL 6.4185
Euro - BRL 5.5116
Bitcoin - BRL 209250,95

29/12/2021 as 09:37:25 | por Nayara Takahara |

Em 2021, Escola de Governo capacitou 7 mil servidores e empregados públicos

Com foco no desenvolvimento profissional e pessoal, a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) ofertou cerca de 50 cursos de qualificação

Fotografo: Secom-MT
...
Em 2021, a Escola de Governo firmou parcerias estratégicas e expandiu projetos e ações de qualificação profissional.
O Governo de Mato Grosso capacitou 7 mil servidores e empregados públicos durante o ano de 2021. Com foco no desenvolvimento profissional e pessoal, a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Secretaria Adjunta da Escola de Governo, ofertou cerca de 50 cursos de qualificação profissional e ainda se consolidou como Instituição de Ensino Superior (IES).
 
Para secretário da Seplag, Basílio Bezerra, a Escola de Governo tem trabalhado muito nesses últimos anos para potencializar as ações de formação continuada aos servidores, o que impacta diretamente na prestação dos serviços públicos de excelência. "Quem ganha com esse fortalecimento é a própria sociedade, ou seja, o cidadão".
 
No início de dezembro, durante a reunião do 120º Fórum Nacional de Secretários de Estado de Administração do Consad, Basílio Bezerra e outros 22 gestores firmaram um termo de cooperação técnica que criou a Rede de Escolas de Formação dos Estados voltada à qualificação de servidores públicos estaduais de todo o Brasil.
 
A parceria foi proposta por Mato Grosso e visa o desenvolvimento de competências profissionais relacionadas com o aperfeiçoamento do potencial do ser humano e a capacitação dos servidores públicos e segmentos estratégicos da sociedade.
 
A partir de um acordo de cooperação técnica, firmado no mês de julho deste ano, entre a Seplag e Escola Nacional de Administração Pública (Enap), entidade ligada ao Ministério da Economia, a Escola de Governo passou a ofertar cursos de qualificação profissional na plataforma virtual da Enap. Desde então, a instituição produz conteúdos para dois programas da entidade: Enap em Rede e o EV.G -  Escola Virtual de Governo. Além de Mato Grosso, 21 estados brasileiros participam do programa Enap em Rede.  
 
Para a secretária adjunta da Escola de Governo, Marioneide Angélica Kliemaschewsk, a atuação do Colegiado de Ensino também somou como um importante fator para o fortalecimento da Escola de Governo. Tanto o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) como o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), ambos com vigência entre 2021 e 2025, foram aprovados pelo colegiado em meados deste ano. "Nosso objetivo principal é oferecer uma resposta mais adequada à formação dos servidores e à sociedade em geral”.
 
Coaching no serviço público
 
Em julho, o Programa Liderança e Coaching também foi retomado pela Adjunta da Escola de Governo com a realização do curso “Liderança e coaching para gestores públicos”. Ao todo, 74 servidores que ocupam cargos de liderança foram capacitados. O secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Alberto Machado, destacou a importância do programa e da participação das lideranças da pasta no treinamento.
 
“Participar do curso reacendeu a necessidade da compreensão da Secretaria como um todo, da relevância da integração dos gestores com os liderados e também entre setores. É um programa fundamental para a eficiência do setor público, pois nos reforça conhecimentos de gestão, como de tempo, de resultados e do trabalho em equipe”. 
 
Em sua 22ª edição e com mais de 450 líderes certificados, a metodologia coaching foi institucionalizada no Executivo estadual como ferramenta de gestão pública, por meio do Decreto nº 1.065/2017. À época, o programa conferiu a Mato Grosso o título de pioneiro na implantação do coaching no serviço público.
 
Estágio profissional
 
Outra relevante ação promovida pela Escola de Governo neste ano foi o projeto “Certificação Avançada de Estagiários.gov”. Pela primeira vez, a unidade formatou um projeto exclusivamente voltado aos estudantes do ensino médio, da graduação e da pós-graduação contratados como estagiários do Governo. O objetivo da iniciativa foi investir na formação profissional desse público no intuito de aumentar as suas chances de emprego no mercado de trabalho.
 
“Muitos destes estudantes estão tendo a sua primeira oportunidade de emprego através deste estágio com o Governo. Quanto mais adquirirem conhecimento e souberem dos caminhos para ingressar no mercado de trabalho, maiores serão as suas chances de obter um emprego”, explicou Basílio.
 
O Governo do Estado possui em seu quadro de pessoal 2.107 estagiários. Desses, 67 estão matriculados no ensino médio, 1.328 na graduação e 712 na pós-graduação. Mato Grosso é um dos estados pioneiros na contratação de estagiários de pós-graduação (lato sensu e stricto sensu).
 
A engenheira florestal Tatiane Pereira Gilioli, estagiária de pós-graduação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e pós-graduanda em topografia aplicada e geoprocessamento, conta que está em seu planejamento futuro pretende se tornar servidora pública e que o estágio com o Governo é uma oportunidade de conhecer melhor a área.
 
“Eu optei pelo estágio para conhecer melhor o serviço público. Quando recebi um e-mail da Escola de Governo falando sobre o curso, o interesse pela área foi o que me motivou inicialmente, a oportunidade de aprender um pouco mais sobre ela, de enriquecer a minha formação profissional e pessoal”.
 
De acordo com Kliemaschewsk, o projeto foi pensado como mais uma oportunidade de incentivar melhorias na formação do conhecimento e no currículo dos estagiários ao alinhar o aprendizado da sala de aula à prática vivenciada no mercado de trabalho. “Acreditamos que a educação transforma as pessoas e queremos estar ao lado dos nossos estagiários neste momento tão importante de aprendizado”.(Nayara Takahara/Seplag)

Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Brasil - Agência de Notícias com o CNPJ 12.912.695/0001-67, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (65)993430927
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital