Fundado pelo jornalista e CEO, Eraldo de Freitas
Aos 14 de abril de 2006

Fale Conosco
(65)993430927

Várzea Grande(MT), Quinta-Feira, 28 de Março de 2024 - 20:39
Moeda
Dólar - BRL 5.0156
Libra - BRL 6.3338
Euro - BRL 5.4145
Bitcoin - BRL 209250,95

03/05/2022 as 06:32:51 | por Assessoria |

'Dia D' aplica 5.217 doses e inicia nova fase da vacina contra gripe em Várzea Grande

As vacinas contra gripe e sarampo, para a nova fase, estão disponíveis em todas as unidades de saúde da atenção primária.

Fotografo: Secom/VG
...
‘Dia D de Imunização’
Ação de imunização realizada pela Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no último sábado, 30 de abril, ‘Dia D de Imunização’ foi considerado um sucesso pela equipe de Vigilância em Saúde do município. No total, 5.217 doses foram aplicadas, deste total 2.478 contra a gripe (INFLUENZA), 1.671 contra o Sarampo (tríplice viral); 513 contra a Covid-19 e 555 de outros imunizantes de rotina tanto de idosos, adultos, jovens e crianças.
 
“Me sinto estimulado em continuar nesta missão de imunizar, de vacinar a todas as pessoas para que a saúde delas esteja protegida e tenhamos menos risco de vida para todos de Várzea Grande”, disse o prefeito Kalil Baracat para quem os resultados futuros serão consolidados na segunda maior cidade de Mato Grosso.
 
O secretário municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, pontuou que a vacinação é uma das formas mais efetivas para a prevenção de doenças. Ele destacou que a vacina impede as complicações, internações e mortes. Além disso, frisou que todas as vacinas disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) à população são estudadas, aplicadas, avaliadas e validadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
 
“A participação expressiva da população que compareceu às unidades de saúde no ‘Dia D’ para ser vacinada, nos proporcionou iniciar a segunda fase da campanha a partir de hoje, 2 de maio, para as pessoas com 60 anos acima, trabalhadores da saúde e crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Fora isso, estendemos para a gestantes, mulheres que deram à luz até 45 dias (puérperas), pessoas com deficiência, professores, profissionais das forças de salvamento e segurança, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, indígenas, caminhoneiros, motoristas e cobradores do transporte coletivo e portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens que cumprem medida socioeducativa e população privada de liberdade”, explicou Gonçalo Barros.
 
Gonçalo de Barros, afirmou que a vacinação contra o sarampo é estratégica, por causa da reintrodução do sarampo no país, tornando um risco o surgimento de surtos da doença, que pode ser grave em alguns casos.
 
“A Organização das Nações Unidas (ONU) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) vem alertando sobre o risco iminente de epidemia de sarampo, informando que os casos aumentaram cerca de 80% no mundo e que em muitos países, inclusive no Brasil, há surtos ativos. Por isso da necessidade de tomar a vacina, uma doença prevenível com vacina. A vacinação é algo extremamente relevante, tanto do ponto de vista individual e, principalmente, do coletivo”, sublinhou o secretário. Ele frisou ainda que a vacina da influenza está atualizada com a cepa H3N2 que está circulando este ano e que, por isso, mesmo quem tomou a vacina no final do ano passado, deve tomar novamente.
 
A superintendente de Vigilância em Saúde, Relva Cristina de Moura, disse que foi registrado no país ocorrência dos novos casos de sarampo, devido à diminuição gradativa da cobertura vacinal contra a doença. Ela relata que o Brasil recebeu o Certificado de País Livre do Sarampo em 2016. No entanto, desde 2015, os índices de vacinação têm diminuído. A cobertura vacinal também tem se mostrado baixa na atual Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, iniciada em 4 de abril. De acordo com Relva, a meta da atual campanha é vacinar 90% do público-alvo.
 
“A vacinação em Várzea Grande continua, e as doses estão disponíveis em todos os postos de saúde da Atenção Primária, contra o Sarampo e Gripe em nossa cidade. A campanha se estenderá até o dia 3 de junho. A meta da campanha contra a gripe é vacinar 90% dos grupos prioritários. Já na vacinação contra o sarampo, a meta é vacinar 95% em crianças de 6 meses a menores de 5 anos, e atualizar a caderneta dos trabalhadores de saúde”, explicou Relva Cristina.(Assessoria | Secom/VG)

Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Brasil - Agência de Notícias com o CNPJ 12.912.695/0001-67, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (65)993430927
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital