Fundado pelo jornalista e CEO, Eraldo de Freitas
Aos 14 de abril de 2006

Fale Conosco
(65)993430927

Várzea Grande(MT), Terça-Feira, 16 de Abril de 2024 - 18:05
Moeda
Dólar - BRL 5.2831
Libra - BRL 6.5695
Euro - BRL 5.5985
Bitcoin - BRL 209250,95

11/05/2022 as 09:02:37 | por Lidiana Cuiabano |

Detran garante aprovações nas provas para habilitação com auxílio de intérprete e exame em Libras

O atendimento exclusivo para pessoas surdas é prestado há quase dois anos pelo Detran-MT e, desde então, já foram atendidas mais de 100 pessoas em todo o Estado

Fotografo: Detran-MT
...
Três candidatos conseguiram aprovação no exame.
Na primeira semana deste mês, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) prestou auxílio a cidadãos surdos dos municípios de Colíder, Sinop e Sorriso, que estão fazendo as etapas para tirar a primeira habilitação. Três candidatos conseguiram aprovação no exame.
 
Após o auxílio recebido pelo interprete de Libras do Detran, Maurício Tadeu Pacheco da Silva, a moradora de Porto dos Gaúchos Flávia Rezer Batista, que é surda, comemorou sua aprovação na prova teórica para primeira habilitação, após diversas tentativas sem êxito.
 
“Finalmente consegui ser aprovada no exame teórico. Antes tinha dificuldades na realização da prova, pois não tinha auxílio e o exame não era traduzido para Libras. Mas nesta nova tentativa, o Detran disponibilizou o servidor intérprete para estar presente, além das questões da prova que já estão traduzidas para Libras, o que possibilitou a minha aprovação. Sou grata ao Detran por promover a acessibilidade no órgão”, relatou.
 
Os candidatos Fábio Thiago Martins Pereira e Hellerson de Oliveira Braga também são surdos e foram aprovados na prova teórica. “O servidor intérprete do Detran se deslocou de Cuiabá para estar conosco aqui em Colíder para nos auxiliar e nos garantir a acessibilidade. Nos deu suporte quanto à tradução para Libras. E graças a este esforço conseguimos a aprovação na prova teórica. Muito obrigado”, falaram.  
 
O atendimento exclusivo para pessoas surdas é prestado há quase dois anos pelo Detran-MT por meio do Agente do Serviço de Trânsito e interprete de Libras, Maurício Tadeu Pacheco da Silva. Desde que os atendimentos iniciaram, já foram atendidas mais de 100 pessoas em todo Estado nos serviços presenciais de veículos e habilitação e auxílio na prova teórica e prática de direção para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
 
Além do auxílio aos surdos feito pelo interprete, o Detran também traduziu as 90 questões da prova teórica para a Língua Brasileira de Sinais, como forma de facilitar o entendimento dos cidadãos surdos na realização do exame. “Ver cada surdo vencendo suas barreiras e conquistando, especialmente, a primeira habilitação, é uma satisfação imensa, sentimento de dever cumprido”, Maurício Tadeu.
 
Segundo o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, a acessibilidade e inclusão são uma das prioridades da atual gestão para facilitar a vida do cidadão. “Melhoramos o atendimento a esse público e também reformamos e adequamos nossas unidades e blocos de atendimento da sede da autarquia com calçadas acessíveis, rampas de acesso, além de banheiros para pessoas com necessidades especiais. São melhorias com foco em garantir o atendimento digno aos cidadãos e o acesso a todos aos serviços do órgão, seja na capital ou no interior do Estado”, destacou Vasconcelos.  
 
Atendimento exclusivo
 
Para ter o atendimento exclusivo, o cidadão surdo deve fazer o agendamento prévio através do site do Detran-MT (www.detran.mt.gov.br), pelo link CLIQUE AQUI 
 
Em seguida, deve clicar na aba ‘Libras’ e preencher todo o formulário. No final do campo de agendamento será ofertado os dias e horários disponíveis para atendimento.(Lidiana Cuiabano | Detran-MT)

Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Brasil - Agência de Notícias com o CNPJ 12.912.695/0001-67, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (65)993430927
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital