Fundado pelo jornalista e CEO, Eraldo de Freitas
Aos 14 de abril de 2006

Fale Conosco
(65)993430927

Várzea Grande(MT), Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 - 15:49
Moeda
Dólar - BRL 5.1156
Libra - BRL 6.3952
Euro - BRL 5.4784
Bitcoin - BRL 209250,95

03/10/2021 as 06:08:31 | por Rogério Júnior |

Corte de energia elétrica para os consumidores de baixa renda volta a valer a partir deste mês

A proteção aos consumidores para não perderem a luz em casa, mesmo sem pagar a conta mensal, estava amparada pela resolução nº 928, que se encerrou no dia 30 de setembro.

Fotografo: $imgCred
...
O Procon Estadual orienta os consumidores a procurarem a distribuidora para negociar os débitos
O corte de energia elétrica para os consumidores de baixa renda volta a ser uma possibilidade a partir deste mês de outubro. Este público consumidor, em específico, passa novamente a estar sujeito aos termos da resolução normativa nº 414 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que estava em vigor antes da pandemia.
 
A proteção aos consumidores para não perderem a luz em casa, mesmo sem pagar a conta mensal, estava amparada pela resolução nº 928, da Aneel, de 26 de março deste ano, cuja validade se encerrou no dia 30 de setembro. De acordo com a Aneel, em Mato Grosso há cerca de 181.554 consumidores beneficiados pela tarifa social, programa voltado para famílias de baixa renda.
 
O coordenador regulador de energia da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Ager), Thiago Bernardes, explica que a suspensão da energia volta a ser possível para todos os consumidores, inclusive para os da tarifa social”,  “Não há nenhuma informação sobre a renovação do benefício de suspensão de corte”.
 
Ele ainda explica que todos os efeitos da resolução nº 414 voltam a ser aplicados. “O corte de energia tem que ser procedido de notificação. Desde a data dessa notificação até o dia do corte, tem que transcorrer 15 dias”.
 
O Procon Estadual orienta os consumidores a procurarem a distribuidora para negociar os débitos e evitar ao máximo que a energia seja cortada. Por isso, verifique com atenção a notificação da distribuidora de energia elétrica.
 
“Mesmo que antes do mês de março, antes da suspensão do corte, a distribuidora tivesse encaminhado a notificação, para ela cortar agora tem que enviar novamente, ou seja, a partir de hoje, para cortar a luz dos consumidores de baixa renda que não podiam ser cortados, a concessionária Energisa tem que encaminhar uma nova notificação. É muito importante que os consumidores fiquem atentos às notificações que possam receber a partir de hoje”, orienta Bernardes.
 
O coordenador indica verificar a fatura da energia elétrica que os consumidores recebem todo mês. “As notificações, via de regra, vem na própria fatura. Pode ser que a empresa envie um documento específico, mas também pode ir na própria fatura. Então, ao receber a conta, verifique se não tem nenhuma informação de possibilidade de corte. Porque, como é um documento que os consumidores recebem todo mês, acaba não lendo todas as informações contidas ali. Geralmente, a fatura é onde a distribuidora faz essa comunicação”, conclui.
 
 
 
 
(Procon/MT, Rogério Júnior)

Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Brasil - Agência de Notícias com o CNPJ 12.912.695/0001-67, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (65)993430927
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital