Fundado pelo jornalista e CEO, Eraldo de Freitas
Aos 14 de abril de 2006

Fale Conosco
(65)993430927

Várzea Grande(MT), Domingo, 16 de Junho de 2024 - 21:16
Moeda
Dólar - BRL 5.3769
Libra - BRL 6.7935
Euro - BRL 5.7626
Bitcoin - BRL 209250,95

30/10/2023 as 09:56:29 | por Portal Do Governo |

Conheça Iporanga, a Capital das Cavernas de SP

Natureza e aventura são os grandes atrativos deste destino no Vale do Ribeira

Fotografo: Divulgação
...
Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (Petar) abrange os municípios de Iporanga e Apiaí, no Vale do Ribeira
Com Mata Atlântica exuberante, 360 cavernas, cachoeiras e grutas encrustadas em um dos complexos de maior biodiversidade do país, Iporanga é a porta de entrada – e o cartão de visitas – do Vale do Ribeira.
 
Com apenas 4.200 habitantes, no extremo sul do estado de São Paulo, o Município de Interesse Turístico (MIT), conhecido como a Capital das Cavernas de SP, é cercado por unidades de conservação de todos os lados.
 
Suas belezas protegidas integram o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, o Petar, reconhecido como patrimônio natural da humanidade pela Unesco.
 
“É um lugar mágico, que revela um novo encanto a cada momento, com opções para quem pretende contemplar paisagens únicas a cerca de 300 km de SP”, afirma Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de SP.
 
N última década, Iporanga se tornou um dos destinos mais procurados pelos turistas que buscam aventura e natureza, com atividades como exploração de cavernas, rapel em cachoeiras, boia cross e ciclismo, além de observação de pássaros e visa silvestre. Paraíso escondido entre vales e serras, a visita ao destino também pode incluir o contato com comunidades tradicionais e quilombolas que habitam a região.
 
Às margens do Rio Ribeira de Iguape e da foz do Ribeirão Iporanga, o município de Iporanga, que em do tupi ignifica “água bonita”, integra a região turística Cavernas da Mata Atlântica e oferece pousadas para todos os perfis de turistas, incluindo famílias, casais e grupos de viajantes.
 
Sobre o Vale do Ribeira
 
O parque é dividido em quatro núcleos: Santana, Caboclos, Casa de Pedra e Ouro Grosso. No bairro da Serra, distante 14 quilômetros do Centro, fica a maioria das pousadas e o acesso aos Núcleos Santana e Ouro Grosso, com as cavernas mais visitadas. Iporanga permite visitação o ano todo, entretanto, é mais atraente de abril a novembro, quando o clima é mais ameno.
 
Ao lado do Petar está o Parque Estadual Caverna do Diabo, que acrescenta riquíssima biodiversidade, sítios arqueológicos e históricos.
 
Como chegar
 
Saindo de São Paulo, acesso pela BR-116 (Rodovia Régis Bittencourt) até a saída 475, a SP-193 (Rodovia José Edgar Carneiro dos Santos) e a SP-165 (Rodovia Benedito Pascoal de França).

Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Brasil - Agência de Notícias com o CNPJ 12.912.695/0001-67, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (65)993430927
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital