Fundado pelo jornalista e CEO, Eraldo de Freitas
Aos 14 de abril de 2006

Fale Conosco
(65)993430927

Várzea Grande(MT), Domingo, 28 de Abril de 2024 - 05:58
Moeda
Dólar - BRL 5.1167
Libra - BRL 6.3944
Euro - BRL 5.4782
Bitcoin - BRL 209250,95

10/02/2016 as 12:07:06 | por RFI |

Coca-Cola abre fábrica em Gaza

Sob risco de esgotar água da região

Fotografo: Divulgação
...
Outra dúvida é se o projeto terá vida longa
Dentro de algumas semanas, a Coca-Cola abrirá uma fábrica em Gaza, criando milhares de novos empregos diretos e indiretos, segundo empresários palestinos. O projeto é anunciado como um alívio para a região, que sofre com os altos índices de desemprego. Os moradores questionam, no entanto, de onde virá a água potável, escassa no local e que deve ser utilizada em abundância para fabricar a bebida.
 
A ideia partiu do diretor da Sociedade Nacional de Bebidas Palestinas, Zahi Khouri. É ele quem dirige a filial da Coca-Cola na Cisjordânia. Depois de abrir três fábricas em Ramallah, Jericó e Tulkarem, ele se perguntou: por que não fazer o mesmo em Gaza? O projeto deveria ter saído do papel em 2014, mas a guerra que arrasou a região adiou os sonhos do empresário.
 
Difícil conceber a construção de uma fábrica em Gaza quando falta o essencial para isso: material de construção, cimento e aço. Israel, que impõe um bloqueio à região desde 2007, autoriza a passagem de pequenas quantidades desses produtos, temendo que eles sejam utilizados na construção de túneis.
 
Mas, no início deste ano, a informação foi confirmada: a inauguração da Coca-Cola de Gaza deve acontecer dentro de algumas semanas. Embora ainda não haja uma data para a inauguração do local, a construção da fábrica foi concluída e os primeiros funcionários já foram até mesmo contratados.
 
Coca-Cola anuncia a criação de mil empregos em Gaza
 
A empresa norte-americana indica que mais de mil moradores de Gaza serão empregados na nova fábrica. Segundo a companhia, se os empregos indiretos forem considerados, o número pode aumentar para três mil novas vagas de trabalho. Uma boa notícia para a região que tem um dos índices de desemprego mais elevados do mundo, atingindo um de cada dois moradores.
 
Além disso, os empresários palestinos indicam que o impacto pode ser ainda mais positivo. Segundo eles, se o projeto funcionar, ele poderia motivar outros investidores a abrirem novos negócios na região.
 
Nem tudo são flores, nem água
 
Muitos se preocupam com a origem da água que será utilizada pela Coca-Cola. Cerca de 95% da água existente em Gaza não é potável. Para o banho, por exemplo, a população utiliza água do mar armazenada em poços. Os moradores temem que a fábrica utilize as já escassas reservas de água dos lençóis freáticos da região.
 
Outra dúvida é se o projeto terá vida longa. Em apenas seis anos, três guerras desolaram Gaza, vítima dos intensos bombardeios de Israel. Nas últimas semanas, rumores de um novo conflito ocuparam as páginas da imprensa israelense. 
 
Muitos duvidam do sucesso do projeto, no entanto, alguns otimistas lembram que duas fábricas estrangeiras de refrigerantes, a Pepsi e a 7Up funcionam em Gaza há décadas. Além disso, o preço da Coca-Cola, que será comercializada a 1 sheikel (R$ 1) deve atrair a clientela. Atualmente, as bebidas importadas de Israel ou da Cisjordânia custam mais que o dobro deste valor em Gaza.
 

Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Brasil - Agência de Notícias com o CNPJ 12.912.695/0001-67, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (65)993430927
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital