Fundado pelo jornalista e CEO, Eraldo de Freitas
Aos 14 de abril de 2006

Fale Conosco
(65)993430927

Várzea Grande(MT), Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 - 08:37
Moeda
Dólar - BRL 5.0156
Libra - BRL 6.3371
Euro - BRL 5.4098
Bitcoin - BRL 209250,95

10/01/2022 as 06:41:10 | por Juliano Patrick |

Ciosp registra mais de 7 mil denúncias anônimas em 2021

As principais denúncias registradas foram relacionadas aos crimes de tráfico de drogas, estelionato/fraude e maus-tratos contra animais

Fotografo: Lenine Martins/Sesp-MT
...
Os maus-tratos contra animais apresentaram um grande volume de denúncias
De janeiro a dezembro de 2021, os números de emergência do Disque-Denúncia da Polícia Judiciária Civil (197 e 181) receberam 7.001 denúncias anônimas que auxiliaram não só nas investigações de possíveis crimes ocorridos, mas também no combate à criminalidade em Mato Grosso. As ligações de emergências são recebidas pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT).
 
O crime que apresentou o maior registro de denúncias no ano passado foi o tráfico de drogas, com 2.471 registros. Em seguida, estão os crimes de estelionato/fraude, que somam cerca de 739 denúncias. Os maus-tratos contra animais também apresentaram um grande volume de denúncias, sendo 387 ocorrências registradas. 
 
A gerente de denúncias anônimas da Sesp-MT, Daise Beckmann, avalia como positivo o ano de 2021 e destaca o papel importante que a sociedade tem para elucidar os crimes e combater a criminalidade em Mato Grosso.
 
"Isso se deve a confiança que a população apresenta na segurança, podendo, por meio dos canais 197 e 181, fornecer informações sobre crimes ou delitos de forma anônima. As denúncias têm sido muito significativas para a segurança pública e para as investigações, pois as informações obtidas por meio das ligações norteiam ou até mesmo complementam a investigação policial, contribuindo para o combate ao crime”, destacou Daise.
 
Além disso, também estão entre os maiores registros de ligações em 2021, os crimes de formação de quadrilha/associação criminosa, sendo 298 registros; foragidos, com 167 casos; coronavírus/aglomeração, com 126 ocorrências; roubo/furto de veículos, com 98 denúncias e maus-tratos a menores, que totalizaram 87 registros.  
 
Comparativo com 2020
 
No ano de 2020, a população também se manteve parceira da Sesp-MT na prevenção da criminalidade. Os números de ligações anônimas foram ainda maiores em 2020, sendo registradas ao todo 7.963 denúncias. O tráfico de drogas ficou na posição de crime com maior número de denúncias na ocasião, com 3.054 registros, seguido de estelionato/fraude, com 588 denúncias e coronavírus/aglomeração, sendo 482 ocorrências. 
 
Ainda ocupa a lista de denúncias, formação de quadrilha (388), maus-tratos contra animais (343), ameaça (291), foragidos (178), maus-tratos a menores (133) e roubo/furto de veículos (123).
 
A redução no número de denúncias de um ano para o outro tem uma explicação, conforme afirmou a gerente de denúncias anônimas. “Eu acredito que houve uma diminuição de um ano para o outro, pois 2020, por conta da pandemia, o nosso registro de denúncias de aglomeração foi maior. Já em 2021, as pessoas se conscientizaram mais, buscaram ficar em suas casas. Até mesmo os índices de criminalidade apresentaram redução de um ano para o outro”, destacou Daise. 
 
As ligações telefônicas para o 197 e o 181 não têm custo para o denunciante, são anônimas e também é possível denunciar todo o tipo de crime. O atendimento ao cidadão acontece de forma ininterrupta, funcionando 24 horas por dia, sete dias da semana.
 
O Ciosp também recebe chamadas dos números de emergência da Polícia Militar (190), Corpo de Bombeiros Militar (193), Guarda Municipal (153), Trânsito do Município (118), Defesa Civil (199) e da Polícia Rodoviária Federal (191).
 
Canal virtual
 
Além das ligações telefônicas, outra alternativa são os canais virtuais. O denunciante pode recorrer ao site da Sesp-MT, por meio do E-Denúncias e o site da delegacia virtual da Polícia Judiciária Civil (PJC-MT).
 
Para o site E-Denúncias, o cidadão pode acessar o site: www.edenuncias.mt.gov.br ou acessando o site da Sesp-MT, localizando o ícone no canto superior direito do site. A ferramenta também é disponibilizada no ícone Cidadão, na barra de Serviços do site da secretaria.
 
Outra opção de denúncia é pelo canal da delegacia virtual da Polícia Judiciária Civil, pelo site: www.delegaciavirtual.mt.gov.br.(Juliano Patrick/Sesp-MT)

Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Brasil - Agência de Notícias com o CNPJ 12.912.695/0001-67, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (65)993430927
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital