Fundado pelo jornalista e CEO, Eraldo de Freitas
Aos 14 de abril de 2006

Fale Conosco
(65)993430927

Várzea Grande(MT), Sábado, 20 de Abril de 2024 - 10:37
Moeda
Dólar - BRL 5.2036
Libra - BRL 6.4365
Euro - BRL 5.5439
Bitcoin - BRL 209250,95

18/08/2022 as 13:56:45 | por Nathany Gomes |

Casa de Bem-Bem é inaugurada totalmente revitalizada e fortalece a valorização da cultura cuiabana

O espaço foi totalmente restaurado pela gestão Emanuel Pinheiro, por meio do investimento de mais de R$ 1,5 milhão

Fotografo: Davi Valle
...
A solenidade oficial ocorreu na noite desta quarta-feira (18)
Resgate do patrimônio histórico e valorização das tradições regionais. Essas são as palavras que impulsionaram a inauguração de um dos símbolos da cuiabania,  a Casa de Bem-Bem. A solenidade oficial ocorreu na noite desta quarta-feira (18) e reuniu diversas personalidades públicas. 
 
Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o espaço foi totalmente restaurado pela gestão Emanuel Pinheiro, por meio do investimento de mais de R$ 1,5 milhão. O espaço passa agora a ser utilizado em sua integralidade pelo Instituto Ciranda. 
 
O local leva o nome de Constança Figueiredo Palma, a popular Dona Bem-Bem (in memorian), que transformou-se em uma das referências nativas, em razão de sua receptividade, marcada pelo acolhimento de celebrações predominantes, como festas de santo e comunitárias, localizado em uma das regiões mais nobres da cidade, na Rua Barão de Melgaço. 
 
Para o prefeito Emanuel Pinheiro a entrega representa um presente aos munícipes, estimulando o resgate de seus valores e costumes. "Uma obra grandiosa, a qual ficamos incumbidos de devolver à nossa gente aquilo que é seu por direito, a sua herança e patrimônio cultural, que retrata um pouco do desenvolvimento de Cuiabá até os dias atuais. A casa do povo, que jamais poderia ficar esquecida e hoje ganha um novo sentido, retomando a sua missão de servir e abrigar os cuiabanos, assim como fez Dona Bem-Bem, uma mulher íntegra e leal, verdadeiro exemplo de amor e compaixão para com o próximo", declarou. 
 
O vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa, enfatizou o compromisso e apoio da administração atual em manter viva as manifestações culturais. "Posso garantir que, enquanto estivermos na gestão, vamos fazer o possível e o impossível para que esse espaço continue sendo respeitado e preservado", acrescentou. 
 
O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite, fez um breve relato dos percalços superados pelo Executivo Municipal para que a obra fosse concretizada. Conforme ele, a segunda etapa de ampliação já consta no planejamento, oportunizando a formação musical de jovens e adolescentes. "Todos os meses estávamos aqui cumprindo com a nossa responsabilidade. Graças ao olhar do prefeito Emanuel Pinheiro, podemos contemplar esse tão importante da nossa cidade, conservando suas originalidades. Um verdadeiro legado às futuras gerações", comentou. 
 
O presidente do Instituto Ciranda, Murilo Alves, frisou que o evento traduz um momento único, possibilitando a operação de diversas perspectivas de melhorias sociais. "É um lugar que cuida do patrimônio e tem um papel essencial no desenvolvimento humano. Temos mais de 20 anos de atuação em todo Estado e hoje ganhamos esse reforço no município, uma vitória muito grande para nós", externou. 
 
O ex-prefeito de Cuiabá e filho da homenageada, Rodrigues Palmas, prestou os agradecimentos em nome da família. "Meus parabéns a todos os envolvidos, que cumpriram com essa missão. Tenho certeza que Bem-Bem está entre nós, contemplando com muita felicidade essa casa que nos dará muito mais alegria daqui para frente", concluiu. 
 
A noite literomusical contou com apresentações da Orquestra Sopros, espetáculo Mestre Albertino (valsas e rasqueados), cantos e poemas. 
 
Autoridades: secretário de Governo, Luís Cláudio Sodré, secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, secretário de Habitação, Leonardo Leão, suplente de vereador, representando a Câmara Municipal, Maria Avalone, ex-prefeita de Cuiabá, Jacy Proença, e representantes da sociedade civil organizada. (Nathany Gomes | Secom Cuiabá)
 

Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Brasil - Agência de Notícias com o CNPJ 12.912.695/0001-67, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (65)993430927
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital